Lançado no começo do mês passado, o Hyundai HB20 2023 trouxe consigo mais uma repaginada visual – sendo a maior mudança do modelo até hoje. E quem acompanha automobilismo deve ter notado que a Copa HB20 contava com o HB20 da primeira geração, porém agora o carro usado nas pistas será o modelo mais atualizado lançado recentemente.

Assim como o modelo usado atualmente, o novo HB20 da Copa HB20 é baseado no carro de rua e assim mantém praticamente o mesmo visual. Vale lembrar que não foram revelados muitos detalhes oficialmente, mas é possível apontar algumas características. Logicamente o carro voltado para as pistas traz a pintura de cada equipe e destaque para patrocinadores, além de suspensão mais baixa e rodas de liga-leve – que ao menos no modelo apresentado à imprensa ainda são do antigo jogo de 15 polegadas do HB20 R Spec.

Hyundai HB20 2023_Copa HB20

Por fora o novo HB20 de corrida conta ainda com janelas laterais e traseira em policarbonato, material que acaba auxiliando na redução de peso do modelo. O aerofólio traseiro também é novidade e, quem sabe, pode adiantar o estilo do futuro HB20 N Line que será lançado ainda este ano. Seguindo a linha da redução de peso, o hatch tem cabine aliviada que traz apenas o banco de competição tipo concha com cinto de segurança de seis pontos, além de reforço estrutural tubular (o famoso santo-antônio). Nas fotos dá para ver ainda a tela do sistema de injeção da ProTune e extintor de incêndio.

 

Percebeu o volante esportivo com paddle-shifts e apenas dois pedais na parte de baixo? Pois é, o novo carro da Copa HB20 terá câmbio automático, como confirmado pelo Instagram oficial da categoria. As trocas manuais serão feitas por enormes aletas atrás do volante (mãos robustas e feitas de metal), substituindo a antiga transmissão manual de 6 velocidades em “H” do modelo anterior. Isso significa também que o motor 1.6 aspirado de 160 cv poderá dar lugar ao atual motor 1.0 turbo - ou mesmo ser mantido. 

Hyundai HB20 2023_Copa HB20

Ainda não foram divulgados os números de potência do novo HB20 de pista, mas o modelo original 1.0 turbo entrega até 120 cv e 17,5 kgfm de torque. E se considerarmos que uma boa reprogramação em carros turbo geralmente rendem uma boa potência e torque comparado a um carro aspirado, deve vir bastante força por aí. No entanto, a motorização ainda não está confirmada e os detalhes técnicos da categoria ainda estão sendo desenvolvidos. 

“A Copa HB20 se consolidou como uma categoria de grande sucesso no automobilismo nacional, com o maior grid entre os campeonatos disputados no país. Nossa expectativa é aumentar ainda mais a competitividade entre os pilotos e a conexão com o público com a chegada do Novo Hyundai HB20 às pistas nas duas próximas temporadas”. Jan Telecki, diretor de Marketing e Comunicação da Hyundai Américas Central e do Sul.

Galeria: Copa HB20 2023

Lançada em 2019, a Copa HB20 atrai mais de 50 pilotos e conta com mais de 40 carros por corrida, que acontece nos principais autódromos do Brasil. Fundada por Daniel Kelemen, a Copa HB20 terá o apoio da Hyundai Brasil renovado para a próxima temporada 2023, quando também estreia os novos carros.

“É muito importante para a categoria ter uma montadora apoiando, estando junto da gente, desenvolvendo os produtos e usando a plataforma da Copa HB20 da melhor forma possível. A contínua colaboração com a montadora é fundamental para continuarmos sendo a maior categoria monomarca do Brasil”, destaca Daniel Kelemen.

A última corrida da categoria rolou neste final de semana no Autódromo de Interlagos, quando foi disputada a quarta etapa. A próxima corrida da Copa HB20 vai acontecer nos dias 24 e 25 de setembro em Santa Cruz do Sul (RS).


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com