Além da nova geração do C3 e dos futuros modelos derivados do Projeto C-Cubed, o calendário de lançamentos da Citroën para a Argentina prevê a estreia de outra importante novidade: o crossover C4. Lançado na Europa em 2020 como sucessor do C4 Cactus, o modelo está sendo estudado pela divisão local e, se tudo seguir como planejado, poderá estrear no mercado vizinho em 2023.
Valère Lourme, chefe de desenvolvimento da Citroën para a América do Sul, foi até a França testar o crossover e confirmou que a novidade está em estudos. Detalhes sobre a versão destinada ao mercado argentino ainda são desconhecidos, mas tudo indica que a escolha poderá recair sobre configurações equipadas com motor 1.2 PureTech de 130 cv. No Chile, o C4 já é comercializado com este propulsor, além do 1.5 turbodiesel BlueHDi de iguais 130 cv.
Ao todo, o C4 mede 4,36 metros de comprimento e conta com 2,67 metros de distância entre-eixos. Toma como base a plataforma modelar CMP, também chamada de EMP1 e destinada para modelos de porte compacto, apesar de o nome C4 historicamente sempre ter batizado veículos médios. Na prática, é a mesma arquitetura usada pela Peugeot no 208, fabricado inclusive na própria Argentina.
O design, enquadrado nas mais recentes tendência da Citroën, é certamente o principal chamariz do C4. Por fora, o estilo diferenciado da carroceria atrai todas as atenções e mistura elementos de SUV, hatchback e cupê. Na dianteira, destaque para linhas agressivas e faróis divididos com LEDs em formato de Y. Na traseira, o caimento característico do teto é o principal atrativo estético.
No portfólio argentino da Citroën, o C4 será posicionado acima do C4 Cactus e abaixo do C5 Aircross e deverá atrair órfãos do finado C4 Lounge.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Citroën C4 X, que mescla SUV com sedã, tem design registrado no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Citroën C4 vira crossover-cupê para substituir C4 Cactus na Europa
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Citroën C4 será revelado dia 30 primeiro na versão elétrica