Ferrari F1 F300 V10 pilotada por Michael Schumacher em 1998 vai a leilão

Monoposto da Scuderia Ferrari tem motor V10 de 805 cv que gira a 17.350 rpm

Ferrari F300 F1 1998 de Michael Schumacher (22) Ferrari F300 F1 1998 de Michael Schumacher (22)

A Fórmula 1 ainda continua como a principal categoria do automobilismo mundial, sendo vitrine para novas tecnologias. E caso você tenha mais de 30 anos de idade, certamente vai se lembrar dos tempos de glória da Scuderia Ferrari na Fórmula 1, quando a equipe foi puxada para uma sucessão de títulos com Michael Schumacher entre o final da década de 1990 e os anos 2000. E agora a antiga Ferrari F300 da temporada de 1998 será leiloada no RM Sothebys.

Desenvolvida para a temporada de 1998 da Fórmula 1, a Ferrari F300 de chassi nº 187 teve participação vital naquela temporada da equipe (mesmo sem ter vencido o campeonato), já que Schumacher conquistou quatro vitórias em GPs: Grande Prêmio do Canadá, França, Grã-Bretanha e Grande Prêmio da Itália. Vale ressaltar que essa unidade do monoposto da Ferrari em específico foi a que mais venceu corridas naquele ano (quatro ao total), sendo que a equipe tinha à disposição 9 carros para usar no ano. 

Falando desta Ferrari F300 em específico, ela traz a clássica pintura vermelha da marca de Maranello combinado aos patrocinadores da época, destacando principalmente o logotipo amarelo da Shell no bico dianteiro e nas laterais, enquanto os decalques brancos da famosa marca de cigarros aparecem no santantônio e na asa traseira – configuração muito emblemática e que fez sucesso também em outras equipes.

O motor era de uma época em que o ronco da Fórmula 1 era estridente e que soava como música para os entusiastas. A Ferrarri F300 contava com o motor chamado de 047, que era um V10 3.0 naturalmente aspirado de 805 cv de potência máxima (em modo de qualificação), que era atingida em 17.350 rpm. O câmbio era sequencial de 7 marchas, enquanto que o carro pesava apenas 600 kg.

Para atender as novas regras daquele ano, o monoposto teve a largura da carroceria reduzida em 17,8 cm, enquanto os pneus deixaram de ser slicks para adotar o padrão com ranhuras. Havia ainda regras que regulavam a montagem do carro e o tamanho dos sistemas de freio. O design do F1 da Ferrari de 1998 ficou a cargo de Rory Byrne, que mudou bastante o estilo do carro em relação à aerodinâmica, isso comparado ao F310B anterior.

Outros destaques do carro de Fórmula 1 que fizeram a Scuderia dar a volta por cima nos anos seguintes (a Ferrari ganhou o mundial de construtores de 1999 a 2004) foram as entradas de ar mais esculpidas, amortecedores dianteiros montados verticalmente e barras de torção independentes com sistema push-road, além de discos de freios compostos de carbono e rodas de liga-leve de 13 polegadas com pneus Bridgestone, fornecedora da época.

Assim, o carro de Fórmula 1 F300 da Scuderia Ferrari pilotado pelo heptacampeão Michael Schumacher terá uma oferta inicial à sua altura. No site da RM Sotheby’s, o leilão do monoposto chassi 187 tem precificação entre US$ 6.000.000 e US$ 8.000.000, o que numa conversão direta chega a valores de R$ 32,9 milhões e R$ 43,9 milhões. Caso você seja um colecionador milionário, é a sua chance de ter 1 das 9 Ferrari F300 feitas para a temporada 1998 da Fórmula 1.


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