A Fórmula 1 ainda continua como a principal categoria do automobilismo mundial, sendo vitrine para novas tecnologias. E caso você tenha mais de 30 anos de idade, certamente vai se lembrar dos tempos de glória da Scuderia Ferrari na Fórmula 1, quando a equipe foi puxada para uma sucessão de títulos com Michael Schumacher entre o final da década de 1990 e os anos 2000. E agora a antiga Ferrari F300 da temporada de 1998 será leiloada no RM Sothebys.

Desenvolvida para a temporada de 1998 da Fórmula 1, a Ferrari F300 de chassi nº 187 teve participação vital naquela temporada da equipe (mesmo sem ter vencido o campeonato), já que Schumacher conquistou quatro vitórias em GPs: Grande Prêmio do Canadá, França, Grã-Bretanha e Grande Prêmio da Itália. Vale ressaltar que essa unidade do monoposto da Ferrari em específico foi a que mais venceu corridas naquele ano (quatro ao total), sendo que a equipe tinha à disposição 9 carros para usar no ano. 

Ferrari F300 F1 1998 de Michael Schumacher (21)
Ferrari F300 F1 1998 de Michael Schumacher (20)
Ferrari F300 F1 1998 de Michael Schumacher (9)

Falando desta Ferrari F300 em específico, ela traz a clássica pintura vermelha da marca de Maranello combinado aos patrocinadores da época, destacando principalmente o logotipo amarelo da Shell no bico dianteiro e nas laterais, enquanto os decalques brancos da famosa marca de cigarros aparecem no santantônio e na asa traseira – configuração muito emblemática e que fez sucesso também em outras equipes.

O motor era de uma época em que o ronco da Fórmula 1 era estridente e que soava como música para os entusiastas. A Ferrarri F300 contava com o motor chamado de 047, que era um V10 3.0 naturalmente aspirado de 805 cv de potência máxima (em modo de qualificação), que era atingida em 17.350 rpm. O câmbio era sequencial de 7 marchas, enquanto que o carro pesava apenas 600 kg.

Ferrari F300 F1 1998 de Michael Schumacher (17)
Ferrari F300 F1 1998 de Michael Schumacher (8)

Para atender as novas regras daquele ano, o monoposto teve a largura da carroceria reduzida em 17,8 cm, enquanto os pneus deixaram de ser slicks para adotar o padrão com ranhuras. Havia ainda regras que regulavam a montagem do carro e o tamanho dos sistemas de freio. O design do F1 da Ferrari de 1998 ficou a cargo de Rory Byrne, que mudou bastante o estilo do carro em relação à aerodinâmica, isso comparado ao F310B anterior.

Galeria: Ferrari F1 F300 1998 (Michael Shumacher)

Outros destaques do carro de Fórmula 1 que fizeram a Scuderia dar a volta por cima nos anos seguintes (a Ferrari ganhou o mundial de construtores de 1999 a 2004) foram as entradas de ar mais esculpidas, amortecedores dianteiros montados verticalmente e barras de torção independentes com sistema push-road, além de discos de freios compostos de carbono e rodas de liga-leve de 13 polegadas com pneus Bridgestone, fornecedora da época.

Assim, o carro de Fórmula 1 F300 da Scuderia Ferrari pilotado pelo heptacampeão Michael Schumacher terá uma oferta inicial à sua altura. No site da RM Sotheby’s, o leilão do monoposto chassi 187 tem precificação entre US$ 6.000.000 e US$ 8.000.000, o que numa conversão direta chega a valores de R$ 32,9 milhões e R$ 43,9 milhões. Caso você seja um colecionador milionário, é a sua chance de ter 1 das 9 Ferrari F300 feitas para a temporada 1998 da Fórmula 1.


VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com