Após a divulgação de teasers e informações preliminares, a Suzuki oficializa nesta quarta-feira (20) o lançamento do SUV Grand Vitara 2023. Responsável por suceder o modelo anterior chamado apenas de Vitara, o novo resgata o prefixo 'Grand' e chega com a missão de representar a marca em segmento bastante competitivo. Tem a Índia como primeiro grande mercado e logo de cara enfrentará rivais como Hyundai Creta e VW T-Cross.

No visual, o destaque fica por conta da nova identidade estética da Suzuki. A dianteira é agressiva e composta por soluções emprestadas de outras marcas, como o esquema de faróis divididos em dois andares. Chama atenção ainda a grade ampla e com pontas interligadas aos LEDs diurnos, além dos contornos podem ser pintados em cinza ou cromados.

Galeria: Novo Suzuki Grand Vitara

Nas laterais, o Grand Vitara 2023 praticamente não muda em relação ao Toyota Urban Cruiser Hyryder, que foi desenvolvido conjuntamente. Já na traseira, assume identidade própria com lanternas interligadas e que ocupam toda a largura da carroceria. 

Em termos dimensionais, são 4,34 metros de comprimento, 1,64 m de altura, 1,79 m de largura e 2,60 metros de entre-eixos. A plataforma é conhecida base C da Suzuki, porém bastante atualizada e preparada para receber sistema de eletrificação.

Tanto é que desde o lançamento o Grand Vitara 2023 conta com versões híbridas, tanto leve quanto completa. No primeiro caso, o motor 1.5 K15C trabalha em conjunto com um sistema elétrico de 48 volts. Nesse esquema, um pequeno bloco elétrico é instalado para auxiliar nas acelerações, ajudando a economizar combustível e reduzindo emissões. Além de aproveitar as desacelerações para recarregar as baterias, o dispositivo também mantém alguns sistemas do carro em funcionamento.

A outra opção é um conjunto híbrido completo, neste caso formado por motor 1.5 de 92 cv a gasolina combinado a um propulsor elétrico de 80 cv. Juntos, entregam potência combinada de 116 cv, além de 14,38 kgm de torque. A transmissão é sempre automática do tipo CVT. Usando apenas o modo elétrico, a autonomia é de 25 km.

Novo Suzuki Grand Vitara

Suzuki no Brasil

Por aqui, a Suzuki se prepara para realizar profundas atualizações na gama. Recentemente, tirou de linhas os modelos S-Cross e Vitara e confirmou para breve a chegada de novos veículos, com novas tecnologias. "A marca está reposicionando seus veículos com a saída de alguns para a chegada de outros”, disse. Entre as apostas, destaque para o renovado S-Cross, já apresentado na Europa. O Grand Vitara também é uma possibilidade, embora mais remota por ser um projeto com foco no mercado indiano.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com