Com estratégia em vender diversos SUVs no mercado brasileiro, a Suzuki hoje vende somente o famoso Jimny, tanto em sua nova geração Sierra quanto o modelo anterior. E basta uma olhada rápida no site oficial da marca, para reparar que dois modelos importantes não aparecem mais no catálogo: os utilitários urbanos S-Cross e Vitara.
Isso significa que a dupla saiu de linha no Brasil, algo até bastante compreensível já que os modelos acumulavam alguns anos de mercado sem grandes mudanças. A última grande mudança no S-Cross foi na chegada da linha 2019, quando passou a ser equipado com um eficiente motor 1.4 turbo de 146 cv e 23,5 kgfm de torque, que trabalha junto de uma transmissão automática – conjunto que, aliás, era usado pelo Vitara, que ainda era mais ágil pelo menor porte.
Com a saída do S-Cross e Vitara, a Suzuki, representada no Brasil pela HPE Automotores por aqui, vai vender por enquanto somente o Jimny. Mas esse movimento será provisório, pois a marca japonesa vai finalmente renovar sua gama de veículos no Brasil. Questionada pelo Motor1.com sobre a saída dos dois SUVs do portfólio da marca, a HPE Automotores disse que a medida faz parte de um reposicionamento dos modelos de sua gama. Veja a nota da HPE.
“A Suzuki Veículos confirma a chegada, em breve, ao mercado brasileiro de novos modelos, com novas tecnologias. A marca está reposicionando seus veículos com a saída de alguns para a chegada de outros”.
Como o Jimny traz um perfil mais para trilhas no fora-de-estrada, apesar de ser bastante usável na cidade por conta de suas dimensões compactas, a Suzuki ainda precisa de um SUV mais urbano em sua gama. E quem cumpria muito bem esta função era o S-Cross, que no final do ano passado ganhou uma nova geração no mercado europeu e na Ásia. E com base na nota oficial da marca aqui no país, podemos interpretar que uma dessas “novas tecnologias” deverá será o sistema híbrido-leve, presente na nova geração do S-Cross.
O novo S-Cross conta agora com a opção do motor 1.4 turbo a gasolina com tecnologia híbrida-leve, que rende 127 cv de potência e 23,96 kgfm de torque. O propulsor é o mesmo do Swift Sport vendido no mercado global, que segundo a Suzuki faz o S-Cross ir de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos ou 10,2s caso o modelo seja da versão Allgrip, equipada com tração nas quatro rodas. É um desempenho bom para um SUV deste segmento. A transmissão pode ser manual ou automática de 6 marchas, mas por aqui devemos ter somente a segunda opção.
Embora seja considerada uma nova geração, o novo S-Cross parece mesmo ter recebido uma reestilização mais pesada, pois as proporções são iguais ao do modelo que saiu de linha no Brasil. O novo tem 4.300 metros de comprimento, 1.785 m de largura e 1.585 m de altura, com uma distância entre eixos de 2.600 mm. No mais, o novo SUV deverá chegar em terras tupiniquins com novos equipamentos como piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, reconhecimento de placas de trânsito, sistema multimídia com tela de 9 polegadas e mais.
Não podemos descartar ainda o novo Grand Vitara, que ganhou um inédito teaser nesta terça-feira. O modelo de porte compacto será o mais equipado da Suzuki no mercado indiano, que basicamente é a versão da Suzuki para o Toyota Hyryder, já que esse modelo é feito numa parceria entre as duas fabricantes nipônicas. No teaser divulgado, ele traz as mesmas proporções do modelo da Toyota, com destaque para o para-brisa inclinado, linha de cintura altura e bem demarcada para reforçar um ar de robustez e lanternas na mesma altura. No geral, o SUV de perfil é quase idêntico ao Hyryder.
Apesar das semelhantes, a expectativa é que o novo Suzuki Grand Vitara tenha detalhes próprios, como formato de faróis, grades e lanternas, bem como novas rodas de liga-leve de 17 polegadas. Apesar das medidas oficiais ainda não serem divulgadas, deverão ser praticamente as mesmas do SUV da Toyota: 4.365 metros de comprimento, 1.795 m de largura, 1.635 m de largura e 2.600 m de entre-eixos.
Feito com base na plataforma C da Suzuki, o novo Grand Vitara deverá compartilhar dos mesmos motores de seu “gêmeo” da Toyota. Na Índia está disponível o motor 1.5 de 92 cv combinado a outro propulsor elétrico de 79 cv que, juntos, entregam até 116 cv e 14,38 kgm de torque, sempre com câmbio automático CVT.
A outra opção é também 1.5, mas com sistema híbrido-leve equipado com um gerador de partida integrado que entrega 101 cv e 13,77 kgfm. Neste caso, há opção de câmbio manual de 5 marchas ou automática de 6 velocidades, fora que é possível ainda ter opção de tração nas quatro rodas (neste caso sempre com caixa manual). Caso esse modelo venha, devemos ter apenas tração nas quatro rodas afim de justificar a fama mais off-road da marca por aqui.
Resta saber se a Suzuki trará para o Brasil o novo Grand Vitara, que basicamente é um modelo feito para atender o mercado indiano. Mas caso a novidade esteja dentro dos planos da HPE Automotores para o nosso mercado, é provável que o SUV venha com o mesmo motor 1.4 turbo híbrido-leve do novo S-Cross, isso afim de atender o público do mercado nacional, que exige motores de maior força, bem como para reduzir custos ao compartilhar uma mesma motorização para dois modelos.
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