O Suzuki Jimny é um dos poucos SUVs pequenos de verdade do mercado, com tração 4x4 e capaz de encarar muita lama. Faz muito sucesso ao redor do mundo, com fila de espera na Europa, mesmo que seja bem pequeno e com apenas duas portas. Isto mudará em breve, com a chegada de uma versão de quatro portas, que finalmente fará sua estreia neste ano.

Avistado em testes diversas vezes, realizando os últimos preparativos antes de sua apresentação, o pequeno utilitário será um pouco maior para receber as portas extras. Usamos todas as fotos dos protótipos para fazer uma projeção exclusiva do SUV.

Longo e único

O novo Suzuki Jimny de quatro portas será basicamente uma versão de entre-eixos alongado do Jimny Sierra, vendido no Brasil desde 2019. A introdução desta variante com mais espaço não será acompanhada por uma reestilização, mesmo que já esteja no momento de renovar o design do utilitário. Assim, o seu estilo externo será basicamente o mesmo.

A mudança será vista na lateral. Além de ganhar portas traseiras, que manterão um formato bem quadrado, a Suzuki colocará uma terceira janela, que ficará na mesma fileira que o porta-malas. Falando nele, o alongamento do entre-eixos deve levar a um aumento tanto para o bagageiro quanto para a segunda fileira de bancos. Não espere nada muito grande, pois a marca ainda dará prioridade para o espaço de pernas para os assentos.

Suzuki Jimny 5 porte, il render di Motor1.com
Suzuki Jimny 5 porte, il render di Motor1.com
Suzuki Jimny 5 porte, il render di Motor1.com

Mecânica clássica

Na parte mecânica, a única certeza é que continuará a ter tração 4x4 em todas as versões. Existem rumores de que a Suzuki aproveitaria a estreia do Jimny de quatro portas para introduzir um novo motor na linha, além do 1.5 aspirado de 108 cv. As primeiras especulações falavam sobre uma opção turbo, porém alguns já começam a comentar sobre uma variante eletrificada, por conta das normas de emissões na Europa. Faz sentido oferecer algum tipo de híbrido para o carro, visto que a fabricante teve que fazer modificações para conseguir continuar vendendo o Jimny no Velho Continente.

Tudo indica que o Suzuki Jimny de quatro portas nos próximos meses, primeiro no Japão e no resto da Ásia - a marca é muito forte na Índia, por exemplo. O lançamento em outros mercados aconteceria ao longo de 2023. E tem chances de vir ao Brasil, visto que o Jimny é o último carro da fabricante ainda nas lojas e a representante oficial promete trazer novos modelos em breve.


VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Galeria: Suzuki Jimny 4 portas - Projeção

Envie seu flagra! flagra@motor1.com