Mantendo o equilíbrio em relação às vendas diretas registrado em maio, o varejo respondeu por 51,36% dos 165.470 automóveis e comerciais leves emplacados em junho. Com 18,67% de participação, a Fiat retomou a liderança perdida no mês anterior. A novidade ficou por conta da Toyota (15,81%) à frente da Chevrolet (15,07%), preferida no último ranking. Volkswagen (11,71%) e Hyundai (10,94%) completaram o top 5.
No ranking de automóveis, algo possivelmente inédito: todos os cinco primeiros colocados foram SUVs / crossovers. A vitória ficou com o Hyundai Creta (4.733), com o Chevrolet Tracker (4.036) travando briga apertada contra o Fiat Pulse (3.900) pelo 2º lugar. VW T-Cross (3.483) e Toyota Corolla Cross (3.333), também próximos entre si, vieram na sequência.
Preferido em maio, o Chevrolet Onix (3.142) foi o melhor do resto, com quase 80% de seus registros na modalidade. Atrás do Hyundai HB20 (3.114), o Chevrolet Onix Plus (2.966) manteve a liderança entre os sedãs. O segmento ainda teve o Toyota Corolla (2.612) no top 10. Extremamente dependente de vendas diretas, o VW Gol (1.793) teve menos de 20% de suas unidades no varejo.
Ao contrário de maio, pelo menos dessa vez tivemos um modelo de entrada no top 10: o Renault Kwid (2.909), 9º colocado – o rival Fiat Mobi, com 2.589 unidades, foi o 11º. Destaque para a BMW, que pelo 3º mês consecutivo emplacou três modelos no top 50: o X1 (418) em 32º, o 320i (293) em 35º e o X3 (222) em 39º. Menção também para os Mercedes GLC (151) e GLE (150) aparecendo na lista.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN.22 (A) |
1º |
HYUNDAI CRETA |
4.733 |
79,90% |
5.924 |
2º |
CHEVROLET TRACKER |
4.036 |
75,98% |
5.312 |
3º |
FIAT PULSE |
3.900 |
80,60% |
4.839 |
4º |
VW T-CROSS |
3.483 |
55,21% |
6.309 |
5º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.333 |
85,03% |
3.920 |
6º |
CHEVROLET ONIX |
3.142 |
79,56% |
3.949 |
7º |
HYUNDAI HB20 |
3.114 |
39,23% |
7.938 |
8º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.966 |
76,56% |
3.874 |
9º |
RENAULT KWID |
2.909 |
57,68% |
5.043 |
10º |
TOYOTA COROLLA |
2.612 |
68,13% |
3.834 |
11º |
FIAT MOBI |
2.589 |
54,79% |
4.725 |
12º |
VW NIVUS |
2.575 |
87,88% |
2.930 |
13º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.987 |
88,74% |
2.239 |
14º |
HONDA CITY |
1.942 |
79,88% |
2.431 |
15º |
NISSAN KICKS |
1.928 |
44,68% |
4.315 |
16º |
VW GOL |
1.793 |
19,00% |
9.435 |
17º |
HONDA CITY HATCH |
1.464 |
93,61% |
1.564 |
18º |
JEEP COMPASS |
1.423 |
23,31% |
6.104 |
19º |
JEEP RENEGADE |
1.407 |
34,13% |
4.123 |
20º |
FIAT ARGO |
1.399 |
45,17% |
3.097 |
21º |
TOYOTA SW4 |
1.080 |
92,39% |
1.169 |
22º |
FIAT CRONOS |
980 |
16,21% |
6.047 |
23º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
883 |
69,20% |
1.276 |
24º |
HYUNDAI HB20S |
875 |
35,01% |
2.499 |
25º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
760 |
83,52% |
910 |
26º |
VW TAOS |
713 |
85,19% |
837 |
27º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
691 |
67,22% |
1.028 |
28º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
630 |
66,60% |
946 |
29º |
RENAULT DUSTER |
589 |
32,03% |
1.839 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
523 |
70,30% |
744 |
31º |
CHEVROLET SPIN |
421 |
27,36% |
1.539 |
32º |
BMW X1 |
418 |
88,94% |
470 |
33º |
NISSAN VERSA |
364 |
100,00% |
364 |
34º |
VW VIRTUS |
335 |
80,72% |
415 |
35º |
BMW 320i |
293 |
92,43% |
317 |
36º |
VW POLO |
245 |
98,79% |
248 |
37º |
JEEP COMMANDER |
242 |
16,97% |
1.426 |
38º |
RENAULT SANDERO |
233 |
21,94% |
1.062 |
39º |
BMW X3 |
222 |
90,24% |
246 |
40º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
211 |
58,94% |
358 |
41º |
TOYOTA RAV4 |
168 |
99,41% |
169 |
42º |
VW JETTA |
167 |
93,82% |
178 |
43º |
PEUGEOT 208 |
162 |
3,72% |
4.349 |
44º |
MERCEDES-BENZ GLC |
151 |
100,00% |
151 |
45º |
MERCEDES-BENZ GLE |
150 |
100,00% |
150 |
46º |
MITSUBISHI PAJERO |
136 |
98,55% |
138 |
47º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
135 |
90,00% |
150 |
48º |
FORD BRONCO |
126 |
55,02% |
229 |
49º |
RENAULT CAPTUR |
126 |
60,29% |
209 |
50º |
LAND ROVER DISCOVERY |
121 |
98,37% |
123 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat Strada (3.520) interrompeu uma sequência de vitórias da Toyota Hilux (2.653) nos últimos meses. Confortável no pódio, a Fiat Toro (1.945) emplacou mais de 1,1 mil unidades de vantagem sobre a Mitsubishi L200 (805), que repetiu a 4ª posição de maio. Em briga acirrada pela 5ª posição, vitória da Chevrolet S10 (633) sobre a Ford Ranger (590).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
3.520 |
35,77% |
9.840 |
2º |
TOYOTA HILUX |
2.653 |
69,00% |
3.845 |
3º |
FIAT TORO |
1.945 |
43,41% |
4.481 |
4º |
MITSUBISHI L200 |
805 |
48,67% |
1.654 |
5º |
CHEVROLET S10 |
633 |
21,35% |
2.965 |
6º |
FORD RANGER |
590 |
44,19% |
1.335 |
7º |
FIAT FIORINO |
557 |
35,43% |
1.572 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
380 |
47,98% |
792 |
9º |
KIA K2500 |
230 |
100,00% |
230 |
10º |
PEUGEOT EXPERT |
175 |
51,62% |
339 |
11º |
RENAULT DUSTER OROCH |
172 |
18,47% |
931 |
12º |
IVECO DAILY 35-150 |
161 |
98,17% |
164 |
13º |
CITROËN JUMPY |
133 |
47,84% |
278 |
14º |
VW / MAN EXPRESS |
129 |
83,77% |
154 |
15º |
RENAULT MASTER |
97 |
14,63% |
663 |
16º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
85 |
100,00% |
85 |
17º |
VW AMAROK |
80 |
96,39% |
83 |
18º |
IVECO DAILY 30-130 |
78 |
100,00% |
78 |
19º |
EFFA V21 |
70 |
100,00% |
70 |
20º |
IVECO DAILY |
70 |
100,00% |
70 |
21º |
FORD TRANSIT |
68 |
62,96% |
108 |
22º |
FORD MAVERICK |
67 |
27,57% |
243 |
23º |
PEUGEOT PARTNER |
58 |
63,74% |
91 |
24º |
FIAT DUCATO |
48 |
36,64% |
131 |
25º |
HYUNDAI HR |
33 |
94,29% |
35 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
18 |
100,00% |
18 |
27º |
EFFA V22 |
14 |
100,00% |
14 |
28º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
11 |
100,00% |
11 |
29º |
VW SAVEIRO |
11 |
1,46% |
755 |
30º |
CITROËN JUMPER |
9 |
75,00% |
12 |
31º |
PEUGEOT BOXER |
9 |
56,25% |
16 |
32º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
8 |
100,00% |
8 |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
8 |
100,00% |
8 |
34º |
FOTON AUMARK 1039 |
7 |
100,00% |
7 |
35º |
JAC V260 |
7 |
100,00% |
7 |
36º |
KIA UK2500 |
5 |
100,00% |
5 |
37º |
EFFA V25 |
3 |
100,00% |
3 |
38º |
JAC IEV750 |
3 |
100,00% |
3 |
39º |
CHEVROLET MONTANA |
2 |
50,00% |
4 |
40º |
EFFA K01 |
2 |
100,00% |
2 |
41º |
FORD F1000 |
2 |
100,00% |
2 |
42º |
FORD F150 |
2 |
100,00% |
2 |
43º |
JAC IEV330P |
2 |
100,00% |
2 |
44º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
CITROËN BERLINGO |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
HYUNDAI H100 |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
KIA K2700 |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
NISSAN URVAN |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
RAM 1500 |
1 |
0,67% |
150 |
50º |
RAM 3500 |
1 |
0,66% |
151 |
Praticamente estável na comparação com 2021, o varejo respondeu por 56,15% dos 851.444 veículos emplacados entre janeiro e junho. Numa disputa acirrada entre as montadoras, a Fiat (17,53%) ficou à frente da Chevrolet (15,84%) por menos de 2 pontos percentuais. Vice-líder há um ano, a VW (11,63%) foi superada pela Toyota (14,64%) e teve vantagem reduzida sobre a Hyundai (11,06%).
A disputa pela 1ª posição entre os automóveis foi apertada, com apenas 745 unidades separando o Chevrolet Onix (26.786), vice no 1º semestre de 2021, do Hyundai Creta (26.041). Perto dos dois primeiros, o VW T-Cross (24.258) completou o pódio. Além do Onix, a Chevrolet ainda emplacou o Tracker (20.490) e o Onix Plus (19.910) entre os cinco primeiros. Preferido há um ano, o Hyundai HB20 (19.194) foi superado pelo novato Fiat Pulse (19.598) e caiu para o 7º lugar.
Entre os veículos de entrada, vitória do Renault Kwid (18.714, 8º) sobre o Fiat Mobi (14.971, 10º). Com 18.567 unidades, o Corolla Cross encerrou o período no pelotão de cima como líder da Toyota. Fortes em vendas diretas, a dupla da Jeep foi discreta no varejo: o Renegade (9.291) ficou atrás do Nissan Kicks (99.44633) e o Compass (7.465) figurou em 19º.
Novidades da Honda, City (10.809) e City Hatch (6.714) garantiram lugar entre os 20 primeiros. Num primeiro semestre para esquecer, a linha Polo / Virtus, somados, emplacou menos de 3,2 mil unidades. Entre os modelos premium, apenas representantes da BMW: o 320i (1.994) em 33º e o X1 (1.733) em 38º.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
TOTAL 1º SEM. 2022 (A) |
1º |
CHEVROLET ONIX |
26.786 |
79,13% |
33.850 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
26.041 |
89,01% |
29.255 |
3º |
VW T-CROSS |
24.258 |
73,80% |
32.871 |
4º |
CHEVROLET TRACKER |
20.490 |
75,98% |
26.966 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
19.910 |
73,90% |
26.941 |
6º |
FIAT PULSE |
19.598 |
81,54% |
24.035 |
7º |
HYUNDAI HB20 |
19.194 |
44,81% |
42.834 |
8º |
RENAULT KWID |
18.714 |
81,19% |
23.049 |
9º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
18.567 |
83,38% |
22.267 |
10º |
FIAT MOBI |
14.971 |
47,60% |
31.453 |
11º |
TOYOTA COROLLA |
14.648 |
70,30% |
20.836 |
12º |
VW NIVUS |
14.472 |
86,79% |
16.674 |
13º |
FIAT ARGO |
12.037 |
54,40% |
22.128 |
14º |
HONDA CITY |
10.809 |
87,47% |
12.358 |
15º |
TOYOTA YARIS HATCH |
9.733 |
81,16% |
11.992 |
16º |
NISSAN KICKS |
9.463 |
55,38% |
17.087 |
17º |
JEEP RENEGADE |
9.291 |
37,34% |
24.880 |
18º |
VW GOL |
8.025 |
33,99% |
23.607 |
19º |
JEEP COMPASS |
7.465 |
24,06% |
31.029 |
20º |
HONDA CITY HATCH |
6.714 |
80,50% |
8.340 |
21º |
HYUNDAI HB20S |
6.392 |
41,36% |
15.456 |
22º |
TOYOTA SW4 |
6.238 |
93,10% |
6.700 |
23º |
RENAULT DUSTER |
4.998 |
52,41% |
9.537 |
24º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
4.799 |
70,33% |
6.824 |
25º |
FIAT CRONOS |
4.640 |
28,75% |
16.140 |
26º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
4.432 |
86,04% |
5.151 |
27º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
3.918 |
87,46% |
4.480 |
28º |
NISSAN VERSA |
3.674 |
88,08% |
4.171 |
29º |
VW TAOS |
3.473 |
89,05% |
3.900 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
3.195 |
70,62% |
4.524 |
31º |
HONDA HR-V |
3.162 |
97,35% |
3.248 |
32º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
2.856 |
59,07% |
4.835 |
33º |
BMW 320i |
1.994 |
87,80% |
2.271 |
34º |
HONDA CIVIC |
1.948 |
98,48% |
1.978 |
35º |
PEUGEOT 208 |
1.839 |
12,19% |
15.081 |
36º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
1.800 |
52,75% |
3.412 |
37º |
VW POLO |
1.795 |
88,95% |
2.018 |
38º |
BMW X1 |
1.733 |
87,61% |
1.978 |
39º |
JEEP COMMANDER |
1.623 |
16,81% |
9.657 |
40º |
RENAULT SANDERO |
1.514 |
32,19% |
4.704 |
41º |
RENAULT CAPTUR |
1.396 |
57,07% |
2.446 |
42º |
CHEVROLET SPIN |
1.375 |
19,92% |
6.901 |
43º |
VW VIRTUS |
1.349 |
48,40% |
2.787 |
44º |
FIAT SIENA |
1.289 |
32,06% |
4.020 |
45º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.058 |
9,96% |
10.618 |
46º |
MITSUBISHI PAJERO |
1.043 |
85,35% |
1.222 |
47º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
961 |
61,52% |
1.562 |
48º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
872 |
88,26% |
988 |
49º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
716 |
93,11% |
769 |
50º |
HONDA WR-V |
676 |
95,21% |
710 |
Entre os comerciais leves, tivemos uma nova líder: se na 1ª metade do ano passado a Fiat havia emplacado as duas primeiras colocadas, em 2022 a Toyota Hilux (15.558) assumiu a posição de honra com aproximadamente 800 unidades de vantagem sobre a Strada (14.737) e quase 3,3 mil à frente da Toro (12.290).
A Ford Ranger, com 3.605 unidades, manteve o quarto lugar sob séria ameaça de Fiat Fiorino (3.575) e Mitsubishi L200 (3.533). Com 3.047 unidades, a Chevrolet S10 (3.047) mais uma vez ficou fora do top 5. Em mau momento comercial, a Renault Oroch (1.021) sequer figurou entre os dez primeiros. Dezenove modelos do top 50 tiveram todos os seus registros na modalidade.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
TOTAL 1º SEM. 2022 (A) |
1º |
TOYOTA HILUX |
15.558 |
72,21% |
21.546 |
2º |
FIAT STRADA |
14.737 |
28,87% |
51.046 |
3º |
FIAT TORO |
12.290 |
47,52% |
25.863 |
4º |
FORD RANGER |
3.605 |
54,04% |
6.671 |
5º |
FIAT FIORINO |
3.575 |
37,27% |
9.592 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
3.533 |
48,78% |
7.242 |
7º |
CHEVROLET S10 |
3.047 |
21,80% |
13.976 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
2.480 |
62,02% |
3.999 |
9º |
RENAULT MASTER |
2.059 |
46,43% |
4.435 |
10º |
VW AMAROK |
1.270 |
65,36% |
1.943 |
11º |
KIA K2500 |
1.162 |
99,74% |
1.165 |
12º |
PEUGEOT EXPERT |
1.159 |
57,72% |
2.008 |
13º |
IVECO DAILY 35-150 |
1.078 |
87,79% |
1.228 |
14º |
RENAULT OROCH |
1.021 |
26,63% |
3.834 |
15º |
VW / MAN EXPRESS |
851 |
72,30% |
1.177 |
16º |
CITROËN JUMPY |
844 |
53,35% |
1.582 |
17º |
HYUNDAI HR |
482 |
86,07% |
560 |
18º |
FIAT DUCATO |
464 |
27,44% |
1.691 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
350 |
100,00% |
350 |
20º |
IVECO DAILY 30-130 |
333 |
96,24% |
346 |
21º |
EFFA V21 |
293 |
100,00% |
293 |
22º |
FORD TRANSIT |
230 |
50,88% |
452 |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
205 |
100,00% |
205 |
24º |
PEUGEOT PARTNER |
185 |
66,31% |
279 |
25º |
IVECO DAILY |
166 |
97,08% |
171 |
26º |
FORD MAVERICK |
145 |
19,23% |
754 |
27º |
EFFA V22 |
116 |
100,00% |
116 |
28º |
VW SAVEIRO |
108 |
2,86% |
3.781 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
82 |
100,00% |
82 |
30º |
PEUGEOT BOXER |
49 |
76,56% |
64 |
31º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
40 |
100,00% |
40 |
32º |
JAC V260 |
36 |
100,00% |
36 |
33º |
FOTON AUMARK 1039 |
35 |
100,00% |
35 |
34º |
CITROËN JUMPER |
30 |
73,17% |
41 |
35º |
BYD T3 |
23 |
100,00% |
23 |
36º |
EFFA V25 |
22 |
100,00% |
22 |
37º |
KIA UK2500 |
20 |
100,00% |
20 |
38º |
RAM 3500 |
13 |
5,22% |
249 |
39º |
CHEVROLET SILVERADO |
11 |
100,00% |
11 |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
11 |
100,00% |
11 |
41º |
EFFA K01 |
8 |
100,00% |
8 |
42º |
FORD F150 |
8 |
100,00% |
8 |
43º |
RAM 2500 |
6 |
1,02% |
590 |
44º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
6 |
85,71% |
7 |
45º |
RAM 1500 |
5 |
2,24% |
223 |
46º |
WILLYS OVERLAND |
5 |
100,00% |
5 |
47º |
CHEVROLET MONTANA |
4 |
30,77% |
13 |
48º |
JAC IEV330P |
4 |
100,00% |
4 |
49º |
JAC IEV750 |
4 |
100,00% |
4 |
50º |
FORD F1000 |
3 |
100,00% |
3 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora