Os números oficiais de emplacamentos de veículos 0 Km registraram queda no 1º semestre de 2022. Segundo a Fenabrave, foram registradas 851.444 unidades entre janeiro e junho – dos quais 683.173 automóveis e 168.271 comerciais leves -, resultado 15,41% inferior ao do mesmo período do ano passado.
Entre os dez primeiros colocados no ranking geral, apenas o VW T-Cross (32.871), 4º e líder entre os SUVs, cresceu (+12,7%). A Fiat Strada (51.046) segue no topo, mas com vantagem menor em relação ao Hyundai HB20 (42.834), novamente o automóvel preferido. Único veículo de entrada na parte de cima, o Fiat Mobi (31.453) completou o top 5 seriamente ameaçado pelo Jeep Compass (31.029).
Praticamente estável nos últimos doze meses, o Chevrolet Tracker (26.966) se aproximou do Hyundai Creta (29.255). Líder entre os sedãs, o Chevrolet Onix Plus (26.941) foi o 9º. Além da Strada, a Fiat ainda emplacou a Toro (25.863) no top 10. Fechando a 1ª metade de seu 1º ano completo, o Fiat Pulse (24.035) está a menos de 900 unidades do Renegade (24.880) – com problemas de produção, o menor dos Jeep recuou quase 40% e terá grandes dificuldades para defender a liderança do segmento conquistada em 2021.
Mesmo com quase 10 mil unidades registradas apenas em junho, o VW Gol (23.607) foi apenas o 13º, pouco à frente do Renault Kwid (23.049). Atrás do Toyota Corolla Cross (22.267), modelo mais vendido da marca japonesa no período, o Argo (22.128) – que havia sido o 3º no geral há um ano – perdeu quase metade de seus compradores.
Na contramão do hatch, o Fiat Cronos (16.140) ficou a pouco mais de 500 unidades de entrar no top 20. Outro destaque da Stellantis, o Peugeot 208 (15.081), com reforço das vendas diretas, cresceu quase 150%. Impulsionado pela nova geração, o Honda City (12.358) mais do que triplicou os números de 2021 – a versão Hatch, preferida por 8.340 consumidores, ficou em 31º lugar.
Para os SUVs da Renault, más notícias: enquanto o Duster (9.537) perdeu mais de ¼ de seus consumidores, o Captur (2.446), mesmo com reestilização e nova motorização, não conseguiu entrar no top 50. Favorecido pela aposentadoria do Honda Civic nacional e por promoções regulares realizadas pelas concessionárias, o Chevrolet Cruze (4.835) cresceu acima dos 150%.
Confira as relações dos modelos mais emplacados entre janeiro e junho de 2022:
POS. | MODELO | TOTAL 1º SEM. 2022 (A) | % TOTAL | TOTAL 1º SEM. 2021 (B) | % TOTAL | % VAR. (A/B) |
1º | FIAT STRADA | 51.046 | 6,00% | 61.064 | 6,07% | -16,41% |
2º | HYUNDAI HB20 | 42.834 | 5,03% | 45.408 | 4,51% | -5,67% |
3º | CHEVROLET ONIX | 33.850 | 3,98% | 41.510 | 4,12% | -18,45% |
4º | VW T-CROSS | 32.871 | 3,86% | 29.179 | 2,90% | 12,65% |
5º | FIAT MOBI | 31.453 | 3,69% | 39.356 | 3,91% | -20,08% |
6º | JEEP COMPASS | 31.029 | 3,64% | 32.554 | 3,23% | -4,68% |
7º | HYUNDAI CRETA | 29.255 | 3,44% | 33.493 | 3,33% | -12,65% |
8º | CHEVROLET TRACKER | 26.966 | 3,17% | 27.125 | 2,69% | -0,59% |
9º | CHEVROLET ONIX PLUS | 26.941 | 3,16% | 28.866 | 2,87% | -6,67% |
10º | FIAT TORO | 25.863 | 3,04% | 34.089 | 3,39% | -24,13% |
11º | JEEP RENEGADE | 24.880 | 2,92% | 40.607 | 4,03% | -38,73% |
12º | FIAT PULSE | 24.035 | 2,82% | 0 | 0,00% | - |
13º | VW GOL | 23.607 | 2,77% | 36.969 | 3,67% | -36,14% |
14º | RENAULT KWID | 23.049 | 2,71% | 29.186 | 2,90% | -21,03% |
15º | TOYOTA COROLLA CROSS | 22.267 | 2,62% | 10.313 | 1,02% | 115,91% |
16º | FIAT ARGO | 22.128 | 2,60% | 41.926 | 4,17% | -47,22% |
17º | TOYOTA HILUX | 21.546 | 2,53% | 19.236 | 1,91% | 12,01% |
18º | TOYOTA COROLLA | 20.836 | 2,45% | 19.899 | 1,98% | 4,71% |
19º | NISSAN KICKS | 17.087 | 2,01% | 19.169 | 1,90% | -10,86% |
20º | VW NIVUS | 16.674 | 1,96% | 19.935 | 1,98% | -16,36% |
21º | FIAT CRONOS | 16.140 | 1,90% | 10.249 | 1,02% | 57,48% |
22º | HYUNDAI HB20S | 15.456 | 1,82% | 12.092 | 1,20% | 27,82% |
23º | PEUGEOT 208 | 15.081 | 1,77% | 6.052 | 0,60% | 149,19% |
24º | CHEVROLET S10 | 13.976 | 1,64% | 12.782 | 1,27% | 9,34% |
25º | HONDA CITY | 12.358 | 1,45% | 3.577 | 0,36% | 245,49% |
26º | TOYOTA YARIS HATCH | 11.992 | 1,41% | 12.251 | 1,22% | -2,11% |
27º | CITROËN C4 CACTUS | 10.618 | 1,25% | 7.302 | 0,73% | 45,41% |
28º | JEEP COMMANDER | 9.657 | 1,13% | 0 | 0,00% | - |
29º | FIAT FIORINO | 9.592 | 1,13% | 10.428 | 1,04% | -8,02% |
30º | RENAULT DUSTER | 9.537 | 1,12% | 12.950 | 1,29% | -26,36% |
31º | HONDA CITY HATCH | 8.340 | 0,98% | 0 | 0,00% | - |
32º | VW VOYAGE | 8.204 | 0,96% | 14.832 | 1,47% | -44,69% |
33º | MITSUBISHI L200 | 7.242 | 0,85% | 5.789 | 0,58% | 25,10% |
34º | CHEVROLET SPIN | 6.901 | 0,81% | 8.033 | 0,80% | -14,09% |
35º | TOYOTA YARIS SEDAN | 6.824 | 0,80% | 7.588 | 0,75% | -10,07% |
36º | TOYOTA SW4 | 6.700 | 0,79% | 6.034 | 0,60% | 11,04% |
37º | FORD RANGER | 6.671 | 0,78% | 9.803 | 0,97% | -31,95% |
38º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 5.151 | 0,60% | 5.516 | 0,55% | -6,62% |
39º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 4.835 | 0,57% | 1.906 | 0,19% | 153,67% |
40º | RENAULT SANDERO | 4.704 | 0,55% | 7.866 | 0,78% | -40,20% |
41º | RENAULT LOGAN | 4.655 | 0,55% | 6.234 | 0,62% | -25,33% |
42º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 4.524 | 0,53% | 3.763 | 0,37% | 20,22% |
43º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 4.480 | 0,53% | 1.516 | 0,15% | 195,51% |
44º | RENAULT MASTER | 4.435 | 0,52% | 3.943 | 0,39% | 12,48% |
45º | NISSAN VERSA | 4.171 | 0,49% | 5.607 | 0,56% | -25,61% |
46º | FIAT SIENA | 4.020 | 0,47% | 6.797 | 0,68% | -40,86% |
47º | NISSAN FRONTIER | 3.999 | 0,47% | 4.756 | 0,47% | -15,92% |
48º | PEUGEOT 2008 | 3.929 | 0,46% | 3.417 | 0,34% | 14,98% |
49º | VW TAOS | 3.900 | 0,46% | 464 | 0,05% | 740,52% |
50º | RENAULT DUSTER OROCH | 3.834 | 0,45% | 5.948 | 0,59% | -35,54% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL AUTOS + COMERCIAIS | 851.444 | 100,00% | 1.006.610 | 100,00% | -15,41% |
AUTOMÓVEIS
POS. | MODELO | TOTAL 1º SEM. 2022 (A) | % TOTAL | TOTAL 1º SEM. 2021 (B) | % TOTAL | % VAR. (A/B) | POS. 2022 | POS. 2021 |
1º | HYUNDAI HB20 | 42.834 | 6,27% | 45.408 | 5,65% | -5,67% | 1º | 1º |
2º | CHEVROLET ONIX | 33.850 | 4,95% | 41.510 | 5,16% | -18,45% | 2º | 3º |
3º | VW T-CROSS | 32.871 | 4,81% | 29.179 | 3,63% | 12,65% | 3º | 10º |
4º | FIAT MOBI | 31.453 | 4,60% | 39.356 | 4,89% | -20,08% | 4º | 5º |
5º | JEEP COMPASS | 31.029 | 4,54% | 32.554 | 4,05% | -4,68% | 5º | 8º |
6º | HYUNDAI CRETA | 29.255 | 4,28% | 33.493 | 4,17% | -12,65% | 6º | 7º |
7º | CHEVROLET TRACKER | 26.966 | 3,95% | 27.125 | 3,37% | -0,59% | 7º | 12º |
8º | CHEVROLET ONIX PLUS | 26.941 | 3,94% | 28.866 | 3,59% | -6,67% | 8º | 11º |
9º | JEEP RENEGADE | 24.880 | 3,64% | 40.607 | 5,05% | -38,73% | 9º | 4º |
10º | FIAT PULSE | 24.035 | 3,52% | 0 | 0,00% | - | 10º | - |
11º | VW GOL | 23.607 | 3,46% | 36.969 | 4,60% | -36,14% | 11º | 6º |
12º | RENAULT KWID | 23.049 | 3,37% | 29.186 | 3,63% | -21,03% | 12º | 9º |
13º | TOYOTA COROLLA CROSS | 22.267 | 3,26% | 10.313 | 1,28% | 115,91% | 13º | 25º |
14º | FIAT ARGO | 22.128 | 3,24% | 41.926 | 5,21% | -47,22% | 14º | 2º |
15º | TOYOTA COROLLA | 20.836 | 3,05% | 19.899 | 2,47% | 4,71% | 15º | 14º |
16º | NISSAN KICKS | 17.087 | 2,50% | 19.169 | 2,38% | -10,86% | 16º | 15º |
17º | VW NIVUS | 16.674 | 2,44% | 19.935 | 2,48% | -16,36% | 17º | 13º |
18º | FIAT CRONOS | 16.140 | 2,36% | 10.249 | 1,27% | 57,48% | 18º | 26º |
19º | HYUNDAI HB20S | 15.456 | 2,26% | 12.092 | 1,50% | 27,82% | 19º | 23º |
20º | PEUGEOT 208 | 15.081 | 2,21% | 6.052 | 0,75% | 149,19% | 20º | 35º |
21º | HONDA CITY | 12.358 | 1,81% | 3.577 | 0,44% | 245,49% | 21º | 42º |
22º | TOYOTA YARIS HATCH | 11.992 | 1,76% | 12.251 | 1,52% | -2,11% | 22º | 22º |
23º | CITROËN C4 CACTUS | 10.618 | 1,55% | 7.302 | 0,91% | 45,41% | 23º | 32º |
24º | JEEP COMMANDER | 9.657 | 1,41% | 0 | 0,00% | - | 24º | - |
25º | RENAULT DUSTER | 9.537 | 1,40% | 12.950 | 1,61% | -26,36% | 25º | 21º |
26º | HONDA CITY HATCH | 8.340 | 1,22% | 0 | 0,00% | - | 26º | - |
27º | VW VOYAGE | 8.204 | 1,20% | 14.832 | 1,84% | -44,69% | 27º | 18º |
28º | CHEVROLET SPIN | 6.901 | 1,01% | 8.033 | 1,00% | -14,09% | 28º | 29º |
29º | TOYOTA YARIS SEDAN | 6.824 | 1,00% | 7.588 | 0,94% | -10,07% | 29º | 31º |
30º | TOYOTA SW4 | 6.700 | 0,98% | 6.034 | 0,75% | 11,04% | 30º | 36º |
31º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 5.151 | 0,75% | 5.516 | 0,69% | -6,62% | 31º | 38º |
32º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 4.835 | 0,71% | 1.906 | 0,24% | 153,67% | 32º | - |
33º | RENAULT SANDERO | 4.704 | 0,69% | 7.866 | 0,98% | -40,20% | 33º | 30º |
34º | RENAULT LOGAN | 4.655 | 0,68% | 6.234 | 0,78% | -25,33% | 34º | 34º |
35º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 4.524 | 0,66% | 3.763 | 0,47% | 20,22% | 35º | 41º |
36º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 4.480 | 0,66% | 1.516 | 0,19% | 195,51% | 36º | - |
37º | NISSAN VERSA | 4.171 | 0,61% | 5.607 | 0,70% | -25,61% | 37º | 37º |
38º | FIAT SIENA | 4.020 | 0,59% | 6.797 | 0,85% | -40,86% | 38º | 33º |
39º | PEUGEOT 2008 | 3.929 | 0,58% | 3.417 | 0,42% | 14,98% | 39º | 44º |
40º | VW TAOS | 3.900 | 0,57% | 464 | 0,06% | 740,52% | 40º | - |
41º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 3.412 | 0,50% | 189 | 0,02% | 1705,29% | 41º | - |
42º | HONDA HR-V | 3.248 | 0,48% | 18.746 | 2,33% | -82,67% | 42º | 16º |
43º | VW VIRTUS | 2.787 | 0,41% | 13.023 | 1,62% | -78,60% | 43º | 20º |
44º | RENAULT CAPTUR | 2.446 | 0,36% | 3.490 | 0,43% | -29,91% | 44º | 43º |
45º | BMW 320i | 2.271 | 0,33% | 2.829 | 0,35% | -19,72% | 45º | 48º |
46º | HYUNDAI TUCSON | 2.079 | 0,30% | 1.229 | 0,15% | 69,16% | 46º | - |
47º | VW POLO | 2.018 | 0,30% | 14.250 | 1,77% | -85,84% | 47º | 19º |
48º | BMW X1 | 1.978 | 0,29% | 1.459 | 0,18% | 35,57% | 48º | - |
49º | HONDA CIVIC | 1.978 | 0,29% | 8.753 | 1,09% | -77,40% | 49º | 27º |
50º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 1.562 | 0,23% | 1.041 | 0,13% | 50,05% | 50º | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL AUTOS | 683.173 | 100,00% | 804.141 | 100,00% | -15,04% | ... | ... |
COMERCIAIS LEVES
POS. | MODELO | TOTAL 1º SEM. 2022 (A) | % TOTAL | TOTAL 1º SEM. 2021 (B) | % TOTAL | % VAR. (A/B) | POS. 2022 | POS. 2021 |
1º | FIAT STRADA | 51.046 | 30,34% | 61.064 | 30,16% | -16,41% | 1º | 1º |
2º | FIAT TORO | 25.863 | 15,37% | 34.089 | 16,84% | -24,13% | 2º | 2º |
3º | TOYOTA HILUX | 21.546 | 12,80% | 19.236 | 9,50% | 12,01% | 3º | 3º |
4º | CHEVROLET S10 | 13.976 | 8,31% | 12.782 | 6,31% | 9,34% | 4º | 5º |
5º | FIAT FIORINO | 9.592 | 5,70% | 10.428 | 5,15% | -8,02% | 5º | 6º |
6º | MITSUBISHI L200 | 7.242 | 4,30% | 5.789 | 2,86% | 25,10% | 6º | 9º |
7º | FORD RANGER | 6.671 | 3,96% | 9.803 | 4,84% | -31,95% | 7º | 7º |
8º | RENAULT MASTER | 4.435 | 2,64% | 3.943 | 1,95% | 12,48% | 8º | 11º |
9º | NISSAN FRONTIER | 3.999 | 2,38% | 4.756 | 2,35% | -15,92% | 9º | 10º |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 3.834 | 2,28% | 5.948 | 2,94% | -35,54% | 10º | 8º |
11º | VW SAVEIRO | 3.781 | 2,25% | 15.570 | 7,69% | -75,72% | 11º | 4º |
12º | PEUGEOT EXPERT | 2.008 | 1,19% | 1.753 | 0,87% | 14,55% | 12º | 14º |
13º | VW AMAROK | 1.943 | 1,15% | 3.296 | 1,63% | -41,05% | 13º | 12º |
14º | FIAT DUCATO | 1.691 | 1,00% | 1.188 | 0,59% | 42,34% | 14º | 18º |
15º | CITROËN JUMPY | 1.582 | 0,94% | 1.438 | 0,71% | 10,01% | 15º | 17º |
16º | IVECO DAILY 35-150 | 1.228 | 0,73% | 1.147 | 0,57% | 7,06% | 16º | 19º |
17º | VW / MAN EXPRESS | 1.177 | 0,70% | 1.602 | 0,79% | -26,53% | 17º | 16º |
18º | KIA K2500 | 1.165 | 0,69% | 894 | 0,44% | 30,31% | 18º | 21º |
19º | FORD MAVERICK | 754 | 0,45% | 0 | 0,00% | - | 19º | - |
20º | RAM 2500 | 590 | 0,35% | 1.086 | 0,54% | -45,67% | 20º | 20º |
21º | HYUNDAI HR | 560 | 0,33% | 1.642 | 0,81% | -65,90% | 21º | 15º |
22º | FORD TRANSIT | 452 | 0,27% | 0 | 0,00% | - | 22º | - |
23º | RENAULT KANGOO | 393 | 0,23% | 15 | 0,01% | 2520,00% | 23º | 41º |
24º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 350 | 0,21% | 355 | 0,18% | -1,41% | 24º | 23º |
25º | IVECO DAILY 30-130 | 346 | 0,21% | 277 | 0,14% | 24,91% | 25º | 26º |
26º | EFFA V21 | 293 | 0,17% | 210 | 0,10% | 39,52% | 26º | 28º |
27º | PEUGEOT PARTNER | 279 | 0,17% | 265 | 0,13% | 5,28% | 27º | 27º |
28º | RAM 3500 | 249 | 0,15% | 1 | 0,00% | 24800,00% | 28º | - |
29º | RAM 1500 | 223 | 0,13% | 313 | 0,15% | -28,75% | 29º | 25º |
30º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 205 | 0,12% | 397 | 0,20% | -48,36% | 30º | 22º |
31º | IVECO DAILY | 171 | 0,10% | 29 | 0,01% | 489,66% | 31º | 38º |
32º | EFFA V22 | 116 | 0,07% | 76 | 0,04% | 52,63% | 32º | 34º |
33º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 82 | 0,05% | 116 | 0,06% | -29,31% | 33º | 30º |
34º | PEUGEOT BOXER | 64 | 0,04% | 129 | 0,06% | -50,39% | 34º | 29º |
35º | CITROËN JUMPER | 41 | 0,02% | 76 | 0,04% | -46,05% | 35º | 33º |
36º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 40 | 0,02% | 37 | 0,02% | 8,11% | 36º | 37º |
37º | JAC V260 | 36 | 0,02% | 66 | 0,03% | -45,45% | 37º | 35º |
38º | FOTON AUMARK 1039 | 35 | 0,02% | 94 | 0,05% | -62,77% | 38º | 32º |
39º | BYD T3 | 23 | 0,01% | 102 | 0,05% | -77,45% | 39º | 31º |
40º | EFFA V25 | 22 | 0,01% | 21 | 0,01% | 4,76% | 40º | 40º |
41º | KIA UK2500 | 20 | 0,01% | 2 | 0,00% | 900,00% | 41º | - |
42º | FIAT DOBLÒ | 18 | 0,01% | 350 | 0,17% | -94,86% | 42º | 24º |
43º | CHEVROLET MONTANA | 13 | 0,01% | 1.979 | 0,98% | -99,34% | 43º | 13º |
44º | FIAT SCUDO | 12 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | 44º | - |
45º | CHEVROLET SILVERADO | 11 | 0,01% | 1 | 0,00% | 1000,00% | 45º | - |
46º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 | 11 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | 46º | - |
47º | EFFA K01 | 8 | 0,00% | 1 | 0,00% | 700,00% | 47º | - |
48º | FORD F150 | 8 | 0,00% | 1 | 0,00% | 700,00% | 48º | - |
49º | TOYOTA BANDEIRANTE | 7 | 0,00% | 10 | 0,00% | -30,00% | 49º | 42º |
50º | WILLYS OVERLAND | 5 | 0,00% | 1 | 0,00% | 400,00% | 50º | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL COMERCIAIS | 168.271 | 100,00% | 202.469 | 100,00% | -16,89% | ... | ... |
Fonte: Fenabrave