Em agosto do ano passado, a Hyundai Brasil anunciou que já estava construindo um novo anexo à linha de produção de Piracicaba (SP). A expansão fazia parte do plano da empresa para nacionalizar a montagem de alguns de seus motores oferecidos no mercado brasileiro, uma vez que os propulsores até então vinham importados e são desenvolvidos pela matriz na Coreia do Sul.

Agora, junto à apresentação do novo HB20, a Hyundai já deu início à fabricação de seus motores em sua fábrica do interior paulista, segundo informações obtidas pelos colegas do site Autodata e confirmadas pela reportagem do Motor1.com. Inicialmente, o anexo da fábrica responsável pelos propulsores está montando apenas o 1.0 aspirado utilizados pelos novos HB20 e HB20S, já que seria ele a opção mais comercializada na linha.

Hyundai HB20 2023
Hyundai HB20 2023: versões com motor 1.0 aspirado vendem mais

Neste momento, a linha de motores ainda não está operando em plena capacidade e ainda se ajusta para entregar mais propulsores em breve. Assim, mesmo com alguns motores sendo montados por aqui, nem todos os 1.0 aspirados da Hyundai já são nacionais. Isso acontece porque ainda há unidades sendo importadas já montadas. A marca não revelou qual a capacidade de produção da linha de motores nacional, nem se ela será capaz de encerrar a importação do 1.0 aspirado de três cilindros.

A inauguração formal da linha de montagem de motores em Piracicaba ainda deve ocorrer em breve. No entanto, a parte de fundição de bloco, por exemplo será realizada por um fornecedor, enquanto a linha focará somente na montagem dos propulsores de fato. Apesar de não estar confirmado, nada impediria a Hyundai de também passar a montar o motor 1.0 turbo TGDI no interior paulista.

Galeria: Hyundai HB20 2023

Em dezembro de 2020, o prefeito da cidade de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), revelou os planos da Hyundai de erguer a fábrica de motores. Na época, Negri confirmou que a fabricante faria um anexo da fábrica, investindo mais de R$ 350 milhões, valor que nunca foi confirmado pela Hyundai Brasil. Inicialmente, a linha de motores já teria empregado 150 novos funcionários no primeiro momento, número que poderia chegar a 300 até 2026.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

A Hyundai lança no Brasil o novo HB20 2023 no Brasil trazendo novo visual, mais tecnologia e mais itens de série. Confira todas as mudanças no estilo, acabamento interno, painel digital e itens de série e preços de todas as versões.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com