Com os automóveis trazendo novas centrais multimídia com telas cada vez maiores e formatos diferentes, as plataformas de tecnologia também têm que acompanhar essa evolução. Agora a Google divulgou uma importante atualização para o seu sistema Android Auto, que passa a contar com layout adaptável a diferentes tipos de displays.

Segundo informações do site The Verge, o novo Android Auto passará agora a contar com nova tela dividida padrão, que vai permitir acesso aos principais recursos de navegação, de reprodução de mídia e também às mensagens. Apesar de parecer algo trivial, essas opções concentradas em uma tela estavam disponíveis antes apenas para alguns veículos. Com isso, todos os usuários poderão ter o mesmo layout.

Android Auto adaptável

“Costumávamos ter um modo de tela diferente disponível em uma quantidade muito limitada de carros”, disse Rod Lopez, gerente de produto do sistema Android Auto. “Agora isso está disponível, não importa que tipo de tela você tenha, o tamanho, o formato, sendo uma atualização muito, muito empolgante”.

Com essa atualização, o Android Auto agora é adaptável a qualquer tipo de tela sensível ao toque, seja qual for o tamanho ou mesmo sua disposição, podendo ser no padrão horizontal (mais tradicional) ou mesmo vertical – que começou a se popularizar a partir dos carros da Tesla, sendo encontrados hoje no Brasil em veículos da Volvo ou da Fiat, como a Toro. A empresa de tecnologia também afirma que o sistema também é compatível até com telas “prancha de surf”, à exemplo de um Mercedes Classe S.

O chefe de produto da linha Android Auto afirmou ainda que a Google tem feito parcerias com as montadoras afim de adaptar melhor o sistema à tendência de telas gigantes, como a do Mercedes-Benz EQs, que ostenta nada menos do que uma megatela de 56 polegadas de largura (na verdade são 3 telas somadas). Além disso, Lopez afirmou que a colaboração próxima com as montadoras também visa garantir que a experiência com o sistema seja integrada ao carro, tudo para melhorar a segurança e assim reduzir as distrações – que aumentam no mesmo ritmo das telas.

Galeria: Android Auto 7.6 (atualização)

Por fim, além de atualizar o Android Auto que se adapta a diferentes tipos de telas, no começo do mês o sistema recebeu a atualização 7.6, que ganhou um sistema de respostas rápidas de mensagens de forma padronizada. Assim, o motorista não vai precisar mais depender do Google Assistant (ativado por comandos de voz) para responder uma mensagem que acabou de chegar. Agora, quando a notificação de nova mensagem aparece na tela do multimídia do veículo, o Android Auto passa a exibir respostas básicas e genéricas como um “OK” ou “Claro/Certo”.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com