Android Automotive e Apple CarPlay querem dominar as centrais multimídia
A Google já fornece um sistema para as multimídias e agora a Apple entrará nesta disputa
Por muito pouco a Google e a Apple não apresentaram suas novas plataformas automotivas ao mesmo tempo. As duas gigantes da tecnologia estão brigando para ver quem consegue atrair as fabricantes e fornecer um sistema para as centrais multimídias que vai além da conexão com o smartphone como acontece atualmente. Ambas trazem novidades interessantes e, em alguns casos, até inesperadas.
A Apple mostrou um pouco do novo CarPlay durante a WWDC 2022, como parte do sistema iOS 16. No caso da Google, o sistema Android Automotive foi renovado aproveitando as melhorias da otimização feita para para tablets - não confunda com o Android Auto dos celulares, estamos falando de uma plataforma feita para o carro e independente do smartphone. Assim, aproveitamos para mostrar as diferenças e o que há de novo em cada uma:
O que há de novo no Android Automotive 12L
Vamos começar pelo Android Automotive, agora na versão 12L. Apresentado durante a Google I/O em maio, o sistema já começou a ser enviado para alguns carros que utilizam a plataforma, como os carros mais atuais da Volvo. A empresa destacou muito a possibilidade de transmitir vídeos e outros conteúdos do celular para a tela do veículo, embora a ideia do sistema operacional seja depender menos do smartphone.
O ponto mais importante do Android Automotive 12L é repetir o que acontece com os smartphones. É um sistema "open source", permitindo que seja personalizado por cada fabricante, embora a base seja a mesma. Isto facilita a vida para os desenvolvedores de aplicativos, por serem compatíveis com todos os carros com este sistema, mas que ainda abre uma porta para que as marcas criem uma identidade própria e invistam em algumas funções exclusivas. Para as fabricantes, isto elimina a necessidade de criar um sistema próprio.
Nesta nova versão, o Android Automotive ganhou uma nova interface de comandos rápidos envolvendo o carro e a própria multimídia, como ativar e desativar o Bluetooth, uma barra de status e alguns outros ajustes que podem ser feitos sem que seja necessário entrar nas configurações.
Outros aspectos foram otimizados na atualização, com um novo agrupamento de notificações, melhor estabilidade da conexão Bluetooth, controles de volume mais precisos, a possibilidade de gerenciar o acesso à localização do dispositivo para os sistemas de auxílio a condução, entre outras novidades.
Apple quer o CarPlay como padrão
A Google já fechou parceria para fornecer o Android Automotive para Volvo, Ford, Renault, General Motors (começando com a Hummer), Honda e algumas marcas da Stellantis. Isto mostra o quanto a Apple acabou ficando para trás, só que a empresa de Cupertino vai correr atrás do tempo perdido com o novo CarPlay do sistema iOS 16.
As primeiras informações mostram como a Apple será ambiciosa, levando o CarPlay não só para a multimídia como até para o painel de instrumentos digital. O sistema operacional seria capaz de mexer em diversos equipamentos do carro, como ar-condicionado, aquecimento dos bancos e outros, enquanto o cluster agrupará todas as informações necessárias junto com um dos aplicativos escolhidos. Tudo isso em uma identidade em comum. Só nisso a fabricante do iPhone conseguiria se afastar da Google, que só trabalha com a multimídia.
O objetivo é bem claro: o Apple CarPlay será capaz de acessar os dados do carro em tempo real e tornar-se a plataforma de todo o veículo. E algumas empresas já se interessaram, começando pela Polestar (a divisão esportiva da Volvo), assim como Audi, Ford, Nissan e Volvo. É curioso que a Volvo e a Ford também trabalham com a Google, então temos que esperar e ver como as marcas oferecerão as duas plataformas ou se uma delas ficará de lado.
No entanto, não espere ver o novo CarPlay em breve. A Apple só lançará o sistema no início do próximo ano, quando os primeiros carros compatíveis com o sistema estarão nas lojas. O próprio iOS 16 ainda não estreou e só deve ser revelado por completo no 2º semestre, quando a nova geração do iPhone será apresentado.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Carlos Tavares comenta saída pacífica da Stellantis e defende legado
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
BYD atinge 70.000 carros entregues no Brasil em 2024 com Song Pro GS
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia