Seis meses passados do anúncio da retomada da produção nacional na fábrica de São José dos Pinhais (PR), a Audi agora deu o sinal verde para o início da operação da linha de montagem do complexo paranaense. Serão feitos dois utilitários, o Q3 e o Q3 Sportback, ambos equipados com motor 2.0 turbo e a famosa tração integral quattro da marca das quatro argolas.

De acordo com a Audi do Brasil, foram investidos R$ 100 milhões para a reativação da linha de montagem de São José dos Pinhais (PR), que já produziu o próprio Q3 entre 2015 e 2019, além do A3 Sedan nesse segundo momento (este feito entre 2016 e 2020). A operação inicial da fábrica foi entre 1999 e 2006, quando foi feita a primeira geração do hatch A3.

Fábrica Audi Brasil - São José dos Pinhais

Com essa nova reativação da fábrica, a Audi volta a montar carros no Brasil pela terceira vez nessa fase, onde está prevista a montagem de ao menos 4.000 veículos por ano. Com o novo investimento, a fábrica recebeu novos maquinários, tecnologias e infraestrutura logística nos mesmos padrões mundiais da marca Audi, enquanto que a operação contará com 200 colaboradores no processo que trabalharão em dois turnos.

Galeria: Fábrica Audi do Brasil - São José dos Pinhais

Os veículos serão montados em regime de Semi Knock Down (SKD), ou seja, conjuntos de peças e partes do Q3 e Q3 Sportback virão importados da Hungria para, assim, serem montados em solo nacional. A Audi justifica a opção por esse método de montagem como uma eficiente alternativa para modelos de baixo volume. Vale lembrar ainda que, ao menos inicialmente, os SUVs feitos em São José dos Pinhais vão abastecer o mercado brasileiro.

Segundo Daniel Rojas, CEO da Audi do Brasil, "a Audi tem uma relação sólida e duradoura com o Brasil, e mesmo após a interrupção das operações no último ano, sempre acreditamos no potencial de recuperação e crescimento do país. Por isso a empresa se esforçou para retomar a sua produção local, de modo a reforçar sua confiança no país e a confiabilidade junto aos clientes com dois dos seus principais produtos globais. Agradecemos às autoridades brasileiras por estarem junto conosco em mais este importante capítulo de nossa história".

Tanto o Q3 quanto o 3 Sportback serão montados na fábrica paranaense com motor 2.0 turbo de 231 cv e 34,7 kgfm de torque, que trabalha sempre com transmissão automática de 8 marchas e tração integral quattro – algo inédito para a marca em terras tupiniquins. É um propulsor com bem mais força em relação ao antigo 1.4 TFSI de 150 cv e 25,5 kgfm, que acabou sendo aposentado em 2020.

Estratégia da Audi no mercado brasileiro e ESG

Junto da retomada da produção no complexo paranaense, a Audi destaca sua estratégia de se consolidar como marca mais sustentável no mercado brasileiro. A fabricante já conta com algumas iniciativas no país, como o uso de energia 100% limpa com painéis solares no seu Centro Técnico, em São Paulo, e em algumas concessionárias no país. A marca ainda anunciou há pouco tempo o investimento de R$ 20 milhões na instalação de carregadores elétricos DC de 150kW nas lojas da marca no Brasil, com conectores do tipo CCS2, que são compatíveis também com veículos de outras marcas.


VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com