As vendas de veículos novos completaram três meses seguidos em retração na Alemanha. Segundo a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado europeu, foram comercializadas 207.199 unidades em maio, 10,2% a menos do que há um ano. O acumulado de 2022 (1.013.417), que até março era positivo em quase 5%, agora já é 9,3% inferior ao de 2021.
No ranking de montadoras, a VW (35.782) registrou a maior retração do top 5 (-14%) e perdeu quase 1 ponto percentual de participação nos últimos doze meses. O destaque do mês foi a Mercedes-Benz (18.008), que cresceu 23,4% e reassumiu a vice-liderança no ano. Menção positiva também para a Dacia (3.620), que viu suas vendas avançarem quase 38%, a maior evolução do top 20.
POS. | MARCA | MAI.2022 | % MERCADO 2022 | MAI.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW | 38.782 | 18,7% | 45.243 | 19,6% | -14,3% |
2º | MERCEDES-BENZ | 18.008 | 8,7% | 14.598 | 6,3% | 23,4% |
3º | BMW | 17.158 | 8,3% | 19.668 | 8,5% | -12,8% |
4º | AUDI | 16.287 | 7,9% | 18.561 | 8,0% | -12,3% |
5º | OPEL | 13.057 | 6,3% | 12.374 | 5,4% | 5,5% |
6º | FORD | 12.153 | 5,9% | 11.632 | 5,0% | 4,5% |
7º | SKODA | 10.645 | 5,1% | 15.269 | 6,6% | -30,3% |
8º | SEAT | 9.510 | 4,6% | 11.691 | 5,1% | -18,7% |
9º | HYUNDAI | 8.503 | 4,1% | 8.687 | 3,8% | -2,1% |
10º | FIAT | 6.833 | 3,3% | 9.145 | 4,0% | -25,3% |
11º | KIA | 6.582 | 3,2% | 5.642 | 2,4% | 16,7% |
12º | TOYOTA | 6.516 | 3,1% | 5.837 | 2,5% | 11,6% |
13º | RENAULT | 5.979 | 2,9% | 7.119 | 3,1% | -16,0% |
14º | CITROËN | 4.136 | 2,0% | 5.273 | 2,3% | -21,6% |
15º | DACIA | 3.620 | 1,7% | 2.629 | 1,1% | 37,7% |
16º | MINI | 3.473 | 1,7% | 3.611 | 1,6% | -3,8% |
17º | PEUGEOT | 3.183 | 1,5% | 5.246 | 2,3% | -39,3% |
18º | MITSUBISHI | 2.852 | 1,4% | 3.053 | 1,3% | -6,6% |
19º | VOLVO | 2.775 | 1,3% | 3.778 | 1,6% | -26,5% |
20º | PORSCHE | 2.485 | 1,2% | 2.686 | 1,2% | -7,5% |
... | ... | ... | ... | ... | ||
TOTAL | 207.199 | 100,0% | 230.635 | 100,0% | -10,2% | |
ACUMULADO | 1.013.417 | 100,0% | 1.116.737 | 100,0% | -9,3% |
Mesmo recuando quase 27% frente a 2021, o VW Golf (6.197) ainda não perdeu a posição de honra em 2022. A diferença em relação ao VW T-Roc (5.273) foi inferior a mil unidades. Com avanço de quase 36%, o Opel Corsa (5.102) foi o melhor do resto, com boa margem em relação ao VW Passat (3.944), vice no ranking de abril. O top 5 ainda teve um Fiat 500 (3.503) em alta de mais de 30%.
10ª, a Fiat Ducato (3.038) registrou a maior queda no pelotão de cima (-50%). O Mercedes-Benz Classe C (2.605), 15º, por sua vez, quase triplicou as vendas do ano passado – todos os modelos da marca de Stuttgart no top 50, aliás, registraram avanços. Versão local do Nivus, o VW Taigo (1.843) se manteve entre os 40 primeiros. Modelo tradicionalmente presente na parte superior da tabela, o Skoda Octavia (1.480) perdeu quase 70% de seus compradores.
POS. | MODELO | MAI.2022 | % MERCADO 2022 | MAI.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW GOLF | 6.197 | 3,0% | 8.466 | 3,7% | -26,8% |
2º | VW T-ROC | 5.273 | 2,5% | 5.288 | 2,3% | -0,3% |
3º | OPEL CORSA | 5.102 | 2,5% | 3.754 | 1,6% | 35,9% |
4º | VW PASSAT | 3.944 | 1,9% | 5.198 | 2,3% | -24,1% |
5º | FIAT 500 | 3.503 | 1,7% | 2.690 | 1,2% | 30,2% |
6º | FORD KUGA | 3.484 | 1,7% | 2.417 | 1,0% | 44,1% |
7º | MINI | 3.473 | 1,7% | 3.611 | 1,6% | -3,8% |
8º | VW TRANSPORTER | 3.369 | 1,6% | 3.217 | 1,4% | 4,7% |
9º | VW T-CROSS | 3.309 | 1,6% | 2.695 | 1,2% | 22,8% |
10º | FIAT DUCATO | 3.038 | 1,5% | 6.068 | 2,6% | -49,9% |
11º | BMW SÉRIE 3 | 2.859 | 1,4% | 3.565 | 1,5% | -19,8% |
12º | SEAT LEON | 2.827 | 1,4% | 2.909 | 1,3% | -2,8% |
13º | VW TIGUAN | 2.800 | 1,4% | 4.883 | 2,1% | -42,7% |
14º | VW POLO | 2.759 | 1,3% | 2.616 | 1,1% | 5,5% |
15º | MERCEDES CLASSE C | 2.605 | 1,3% | 897 | 0,4% | 190,4% |
16º | SEAT FORMENTOR | 2.562 | 1,2% | 1.508 | 0,7% | 69,9% |
17º | TOYOTA YARIS | 2.550 | 1,2% | 1.463 | 0,6% | 74,3% |
18º | BMW X3 | 2.548 | 1,2% | 1.939 | 0,8% | 31,4% |
19º | MERCEDES CLASSE E | 2.513 | 1,2% | 1.822 | 0,8% | 37,9% |
20º | AUDI Q3 | 2.499 | 1,2% | 2.474 | 1,1% | 1,0% |
21º | AUDI A3 | 2.444 | 1,2% | 3.060 | 1,3% | -20,1% |
22º | OPEL ASTRA | 2.384 | 1,2% | 2.335 | 1,0% | 2,1% |
23º | KIA CEED | 2.224 | 1,1% | 2.129 | 0,9% | 4,5% |
24º | VW UP | 2.223 | 1,1% | 3.646 | 1,6% | -39,0% |
25º | FORD PUMA | 2.215 | 1,1% | 2.281 | 1,0% | -2,9% |
26º | CITROËN JUMPER | 2.174 | 1,0% | 1.953 | 0,8% | 11,3% |
27º | AUDI Q5 | 2.169 | 1,0% | 1.104 | 0,5% | 96,5% |
28º | HYUNDAI KONA | 2.027 | 1,0% | 1.862 | 0,8% | 8,9% |
29º | SKODA FABIA | 2.005 | 1,0% | 1.389 | 0,6% | 44,3% |
30º | MERCEDES GLC | 1.955 | 0,9% | 1.640 | 0,7% | 19,2% |
31º | SKODA KAROQ | 1.938 | 0,9% | 1.664 | 0,7% | 16,5% |
32º | BMW X1 | 1.873 | 0,9% | 2.073 | 0,9% | -9,6% |
33º | MITSUBISHI MIRAGE | 1.849 | 0,9% | 1.872 | 0,8% | -1,2% |
34º | VW ID.4 | 1.849 | 0,9% | 1.277 | 0,6% | 44,8% |
35º | BMW SÉRIE 1 | 1.846 | 0,9% | 2.250 | 1,0% | -18,0% |
36º | VW TAIGO | 1.843 | 0,9% | 0 | 0,0% | - |
37º | KIA SPORTAGE | 1.838 | 0,9% | 665 | 0,3% | 176,4% |
38º | MERCEDES CLASSE V | 1.806 | 0,9% | 1.616 | 0,7% | 11,8% |
39º | OPEL MOKKA | 1.761 | 0,8% | 2.260 | 1,0% | -22,1% |
40º | OPEL CROSSLAND X | 1.740 | 0,8% | 1.091 | 0,5% | 59,5% |
41º | FORD TRANSIT | 1.516 | 0,7% | 1.964 | 0,9% | -22,8% |
42º | AUDI A4 | 1.483 | 0,7% | 2.982 | 1,3% | -50,3% |
43º | FORD FOCUS | 1.480 | 0,7% | 1.331 | 0,6% | 11,2% |
44º | SKODA OCTAVIA | 1.480 | 0,7% | 4.683 | 2,0% | -68,4% |
45º | HYUNDAI I30 | 1.422 | 0,7% | 1.022 | 0,4% | 39,1% |
46º | VOLVO XC60 | 1.418 | 0,7% | 1.326 | 0,6% | 6,9% |
47º | MERCEDES GLB | 1.412 | 0,7% | 906 | 0,4% | 55,8% |
48º | SKODA KODIAQ | 1.382 | 0,7% | 1.811 | 0,8% | -23,7% |
49º | VW ID.3 | 1.356 | 0,7% | 2.252 | 1,0% | -39,8% |
50º | RENAULT TWINGO | 1.347 | 0,7% | 1.167 | 0,5% | 15,4% |
SEMANA MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Veja também o resumo com as notícias mais importantes desta semana em vídeo gravado em nosso estúdio. Destaque para o novo Peugeot 408 que renasceu como um SUV-Fastback, a linha Fiat Cronos 2023, Citroën C5 2023 e detalhes da nova Amarok.