Provavelmente alguém que pensa "Eu paguei pelo velocímetro inteiro, vou usar o velocímetro inteiro", o motorista de um Porsche 911 foi flagrado a 285 km/h em uma rodovia na Espanha. Para referência, o limite de velocidade na Autovía A-6 em El Espinar é de 120 km/h. Uma câmera de velocidade montada dentro de um helicóptero da polícia registrou o motorista fazendo mais que o dobro do limite de velocidade, e mesmo assim ele se recusou a encostar.

Eventualmente, ele foi detido por uma patrulha de trânsito no município de Arévalo. O Irish Mirror cita a rádio local COPE dizendo que o motorista do Porsche 911 foi preso por ser um "suposto perpetrador de um suposto crime contra a segurança rodoviária". Um motorista que exceda o limite de velocidade na Espanha em mais de 80 km/h corre o risco de perder sua carteira de motorista por quatro anos e até mesmo de ser preso.

 

No mesmo trecho da estrada, 28 acidentes foram relatados até agora este ano, resultando em duas fatalidades e 11 feridos. Enquanto a maioria dos carros high-end vem com um limitador de velocidade programado em 250 km/h por questões de segurança, a Porsche faz as coisas de maneira diferente. Em uma entrevista em 2019, o chefe da empresa, Oliver Blume, disse que nunca haverá um Porsche com um limitador de velocidade:

"Nossos motoristas podem dirigir tão rápido quanto sentem que são capazes de dirigir. Para nós, isso desempenha um grande papel para nossos clientes nos dias de pista de corrida, com os Centros de Experiência Porsche também".

Por outro lado, a Volvo está agora vendendo carros limitados de fábrica a 180 km/h. Há um tempo atrás, Jan Ivarsson, especialista sênior em segurança da marca sueca, disse:

"Como seres humanos, todos nós entendemos os perigos com cobras, aranhas e alturas. Com velocidades, nem tanto. As pessoas muitas vezes dirigem muito rápido em uma determinada situação de trânsito e têm pouca adaptação à velocidade em relação a essa situação de trânsito e suas próprias capacidades como motorista. Precisamos apoiar um melhor comportamento e ajudar as pessoas a perceber e entender que o excesso de velocidade é perigoso".


SEMANA MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Veja também o resumo com as notícias mais importantes desta semana em vídeo gravado em nosso estúdio. Destaque para o novo Peugeot 408 que renasceu como um SUV-Fastback, a linha Fiat Cronos 2023, Citroën C5 2023 e detalhes da nova Amarok.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com