Novo Peugeot 408 impressiona com design chamativo e pegada fastback
Crossover-cupê entrega até 225 cv e será produzido na Europa e na China
Após meses seguidos de flagras e projeções, a Peugeot finalmente oficializa nesta terça-feira (21) a apresentação do aguardado 408 2023. Categorizado formalmente como fastback, o modelo mescla elementos de sedã com SUV em carroceria de estilo bastante inovador e chamativo. Marcará posição no crescente segmento de cross-cupês e começará a ser vendido a partir de 2023, tendo Europa e China como principais mercados.
O design, indiscutivelmente, é o maior chamariz do novo 408. A carroceria carrega a mais recente identidade visual da Peugeot, porém com nível extra de personalidade na comparação com outros modelos. Há bastante ousadia e estilo nas linhas, com vincos bem destacados na dianteira, LEDs verticais "dentes de sabre" no para-choque e faróis estreitos integrados ao conjunto.
Galeria: Peugeot 408 2023
Laterais contam com linha de cintura ascendente e grandes rodas com desenho chamativo (20 polegadas no modelo das fotos). A traseira, por sua vez, se diferencia pelo caimento característico de modelos cupê e pelo formato arrojado das lanternas. A assinatura luminosa tem LEDs de última geração e elementos internos tipo garra de leão.
Ao todo, o novo 408 mede 4,68 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,47 m de altura, com generosa distância entre-eixos de 2,78 metros. Na prática, é um dos maiores veículos de passeio do portfólio da Peugeot. Perde apenas para o sedã 508, que mede 4,75 metros, e ganha até mesmo do SUV 5008, que possui 4,64 metros. O porta-malas acomoda normalmente 536 litros e chega aos 1.611 litros com os bancos rebatidos.
Por dentro, o modelo remete aos demais Peugeot de última geração. O painel do tipo i-Cockpit marca presença, combinando posição de dirigir intuitiva com voltante pequeno e de boa pegada. Entre os principais recursos, destaque para quatro portas USB-C, WLAN, conectividade bluetooth para dois telefones ao mesmo tempo, atualizações remotas e sistema de áudio premium com 10 alto-falantes e amplificador de 12 canais com 690 watts.
Mecanicamente, o 408 adota plataforma modular EMP2 em versão atualizada V4. As principais opções de motorização são híbridas, na forma de conjuntos formados por motor elétrico de 109 cv e propulsor 1.6 turbo a gasolina de 150 e 180 cv. De forma combinada, o sistema entrega 180 ou 225 cv, sempre com torque de 36,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de 8 marchas em todos os casos. Corre por fora ainda uma configuração convencional, equipada com motor 1.2 PureTech de três cilindros com 130 cv.
A produção será iniciada a partir do fim ano na fábrica francesa de Mulhouse, sempre nas variantes Allure e GT. Haverá linhas de montagem também na China, neste caso nas instalações de Chengdu. As vendas serão iniciadas em 2023.
Galeria: Peugeot 408 2023 - Fotos ao vivo
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 17:21 Vendas diretas em abril: Argo aparece em 3º, atrás de Polo e Strada
- 15:38 Senado pode votar hoje o novo DPVAT: veja o que muda
- 14:47 Chery lança o novo Tiggo 7 2024: veja o que muda
- 13:52 Fiat Cronos tem produção suspensa novamente por causa das enchentes no RS
- 12:13 BYD Shark será revelada na próxima semana e chegará ao Brasil em agosto
- 11:05 Toyota registra Yaris Cross no Brasil: veja o que já sabemos
- 09:53 Análise: SUVs distorcem mercado brasileiro com carros mais caros
- 08:26 Novo Hyundai Creta faz sucesso e já acumula mais de 35.000 pedidos
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |