Após meses seguidos de flagras e projeções, a Peugeot finalmente confirma a data de estreia do aguardado SUV-cupê 408. De acordo com a marca, o modelo será apresentado no próximo dia 22 de junho e chegará ao mercado como "um fastback dinâmico com carroceria elevada e rodas grandes". Terá a missão de representar a marca em segmento crescente, sendo comercializado especialmente na Europa e na China.

Por fora, os teasers adiantam que a inspiração para o design virá do 308 de nova geração. Haverá bastante ousadia e estilo nas linhas, com vincos bem destacados e assinatura da mais recente identidade da Peugeot. A dianteira contará com LEDs verticais bem chamativos no para-choque e faróis estreitos integrados à grade. Laterais terão linha de cintura ascendente e grandes rodas com desenho chamativo.

Galeria: Peugeot 408 2023 - Teasers

A traseira, por sua vez, terá caimento diferenciado e inspiração em modelos cupê, como visto na imagem de abertura. As lanternas contarão com formato arrojado e assinatura luminosa exclusiva em LED, incluindo gráficos internos tipo garra de leão. No geral, as proporções serão parecidas com as do Citroën C5 X, que mistura elementos de crossover, perua e sedã em uma carroceria bastante estilosa.

Ao todo, o modelo terá entre 4,6 e 4,7 metros de comprimento, sendo assim até 40 cm mais comprido que o 308 hatchback. A plataforma EMP2, em versão atualizada V4, dará suporte para sistemas de propulsão eletrificados, que serão as únicas opções de motorização. Nesse sentido, são esperados conjuntos formados pelo motor 1.6 PureTech a gasolina associado a baterias de 12,4 kWh e um propulsor elétrico de 81 kW. Dependendo da configuração, entregará 180 cv ou 225 cv.

Toda a produção será concentrada na fábrica de Mulhouse, na França. Na China, vale lembrar, o modelo terá outro nome, já que o batismo 408 é usado pela versão sedã do 308.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com