Subaru Impreza dos anos 1990 vira Prodrive P25 atualizado de R$ 2 milhões

25 unidades serão construídas com novo motor, fibra de carbono e espírito de corrida

Prodrive P25 Prodrive P25

Entre os entusiastas de rally, poucos carros geram tanta euforia como o Subaru Impreza 22B, do final dos anos 1990. Apenas 424 unidades foram construídss, mas a Prodrive reacendeu a paixão pelo raro carro de rali com o anúncio do P25 em maio. Agora temos imagens e mais informações para compartilhar sobre este novo 22B, incluindo uma etiqueta de preço não insignificante de 460.000 libras esterlinas no Reino Unido - o equivalente a mais de R$ 2.910.000. 

Cada P25 começa com um chassi original de Subaru Impreza de duas portas. A partir daí, a Prodrive basicamente cria a mãe de todos os modelos de reposição 22B, começando com uma forte infusão de carbono. Praticamente todo painel externo da carroceria é um composto de carbono, incluindo a grande asa traseira inspirado no WRC. Por dentro, encontrará mais carbono com os acabamentos de porta, e opcionalmente bancos leves reduzem ainda mais o peso. A Prodrive não divulga um número específico, mas o P25 fica em menos de 1.200 kg graças a sua dieta de carbono.

Além da redução de peso, o P25 ganha um trem de força Subaru completamente moderno que começa com um novo boxer de 2,5 litros de quatro cilindros. A Prodrive atualiza o motor com internos reforçados, como pistões e bielas forjados, depois adiciona um turbo atualizado para gerar mais de 400 cv (298 quilowatts). É conectado a uma caixa de seis marchas sequencial com aletas eletrônicas e, é claro, tração nas quatro rodas. A Prodrive realmente acrescenta um sistema de controle de largada estilo WRC, e quando tudo vem junto, o P25 pode atingir 100 km/h (62 mph) em apenas 3,5 segundos.

A carroceria larga do 22B de 1.770 mm é mantida com o P25, mas você encontrará uma suspensão McPherson atualizada com amortecedores ajustáveis. Molas e barras estabilizadoras são otimizadas para fazer curvas no asfalto, e freios maiores mantêm a velocidade sob controle. Pinças de seis pistões nos discos dianteiros de 15 polegadas, montados atrás de rodas Prodrive de 19".

Recebemos apenas com três imagens exteriores do P25, mas a Prodrive descreve o interior como tendo uma autêntica sensação de Impreza do final dos anos 90, embora infundida com couro, Alcântara e carbono. O painel apresenta um display de largura total e alta definição que inclui um registrador de dados e vários modos de condução para uso em ruas ou pistas. A Prodrive oferece o P25 em uma configuração de quatro lugares, embora a empresa arrancará os bancos traseiros para dar lugar a uma gaiola parcial para compradores interessados em tal atividade.

Falando em compradores, apenas 25 serão oferecidos para compra e, como mencionamos, o preço não é barato. O preço começa em £460.000, e isso não inclui o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que atualmente é de 20% para o Reino Unido. Todos nós o veremos em breve, já que o primeiro carro de desenvolvimento estreará no Festival de Velocidade Goodwood de 2022. Espera-se que as primeiras entregas aos clientes comecem no final deste ano.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com