Volkswagen ID. Buzz, a Kombi elétrica, também terá versão esportiva GTX
Nova variante terá ajustes dinâmicos específicos, potência extra e detalhes próprios no visual
Anunciada pela primeira vez em 2019, a sigla esportiva GTX deverá integrar o portfólio de todos os veículos elétricos da linha ID. da Volkswagen. Prova disso é que, depois dos SUVs ID.4 GTX e ID.5 GTX, o próximo modelo a receber tratamento esportivo será a van ID. Buzz. A confirmação foi dada recentemente por Silke Bagschik, chefe de vendas e marketing da família ID.
"A Volkswagen expandirá continuamente esta marca e oferecerá uma variante GTX para cada modelo ID. no futuro - desde o ID.3 até o ID. Buzz", disse o executivo. A versão se diferenciará das demais por contar com ajustes dinâmicos específicos, potência extra e detalhes próprios no visual.
Galeria: Volkswagen ID. Buzz 2023
Historicamente, variantes voltadas para performance foram ou são identificadas dentro da Volkswagen por siglas emblemáticas como R, GTI, GT, GTD, GTS e tantas outras. Agora, com a chegada dos EVs, o crachá GTX renasce especificamente para ser usado pelas variantes apimentadas da linha ID. No passado, vale lembrar, já foi usado em versões apimentadas de modelos a gasolina, especificamente Golf e Scirocco.
A ID. Buzz tem design inspirado nas primeiras gerações de vans da marca, a exemplo da icônica Kombi, e toma como base a plataforma modular MEB, compartilhada por todos os demais veículos elétricos da VW. Tem como proposta oferecer o máximo de área de carga e de passageiros ocupando espaço mínimo nas ruas.
Detalhes mecânicos do modelo GTX ainda são desconhecidos, mas tudo aponta para combinação de dois motores, tração integral, baterias de 48 kWh até 100 kWh e até 550 km de autonomia. O lançamento está programado para 2024. O hatchback ID.3 também contará com versão do tipo e estreará um pouco antes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Novo Volkswagen Golf terá 'DNA americano' e está confirmado para 2029