À venda no mercado internacional desde 2016, a atual geração do Volkswagen Tiguan já caminha para passar o bastão ao sucessor. Prova disso são as imagens deste flagra, que pela primeira vez revelam protótipos rodando em testes. As mulas circulam ainda com a carroceria do modelo atual, mas revelam detalhes importantes sob a casca e adiantam que o SUV ganhará inédita variante elétrica.

O Tiguan atual até conta com versões eletrificadas em alguns mercados, na forma de conjuntos híbridos plug-in, mas não puramente EVs. Será, portanto, a estreia do modelo no segmento de veículos a bateria. A novidade será parte integrante do portfólio do SUV e, segundo especulações, não terá relação com os modelos da família ID.

Galeria: Novo Volkswagen Tiguan - Flagra

Até então, havia expectativa de que todos os investimentos da Volkswagen em elétricos seriam concentrados da gama ID. Agora, porém, fica claro que modelos tradicionais do catálogo também contarão com versões suas próprias versões EV. A estratégia já foi confirmada para o Jetta de próxima geração e, agora, tudo indica que também valerá para o novo Tiguan.

Apesar do estranhamento para alguns, não chega a ser uma exatamente uma surpresa. Pesquisas indicam que muitos compradores, especialmente na América do Norte, têm demonstrado preferência por carros elétricos com aparência tradicional no lugar de veículos com design futurista, como os ID.3 e ID.4.

volkswagen-id.4-2021-im-test (2)
Volkswagen ID.4

A Volkswagen já afirmou que planeja concentrar 70% de suas vendas na Europa e 50% nos EUA e na China em veículos elétricos a partir de 2030. Atingir meta tão ambiciosa não será possível apenas com os modelos ID, por isso a necessidade de incluir nomes tradicionais no projeto de eletrificação.

Novo Volkswagen Tiguan - Flagra

O Tiguan de nova geração será revelado no segundo semestre de 2024 e chegará às lojas no início de 2025. Como hoje, seguirá oferecido nas carrocerias tradicional e alongada Allspace. A variante elétrica será destaque, mas os configurações a gasolina continuarão em linha. A migração total para eletrificação acontecerá apenas no início da próxima década.

CONFIRA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com