O mercado brasileiro ainda terá muitas novidades nas próximas semanas. Além do lançamento do novo Hyundai Creta N Line e a pré-venda do novo BMW iX3, o reforço entre os SUVs elétricos, já começamos a ver as informações sobre as apresentações que acontecem nos próximos meses e em 2023.
Novo VW Polo e Virtus serão reestilizados no segundo semestre, com a chegada de uma versão com o motor de Up!. Fiat Cronos e Argo também mudarão o visual de leve, mas o mais esperado é a chegadas das versões com o motor 1.3 aspirado com câmbio CVT. Ainda na Fiat, a revelação do novo do novo SUV-cupê da marcam Fastback, e a apresentação do Honda ZR-V no Estados Unidos, no Brasil em 2023.
Com a reestilização, VW Polo e Virtus 2023 terão uma novidade mecânica: o motor 170 TSI. Menos potente que o 200 TSI, era utilizado pelo Up e chegará na dupla para ser um dos mais econômicos do país. A tabela do Inmetro de 2022 já mostra as médias e adianta que o sedã terá inclusive uma versão automática com este motor. Spoiler: mais econômico que o Onix aspirado.
Primeiro modelo com a assinatura N Line no Brasil, o SUV Creta chega com visual esportivo, pequenos ajustes em suspensão e direção e se posiciona como a versão mais cara (e completa) com o motor 1.0 turbo de 120 cv. Por quase R$ 160 mil, tem equipamentos antes exclusivos do Creta Ultimate, com o 2.0 aspirado, e quer um cliente que busca se diferenciar nas ruas.
Já confirmado para o Brasil, o Honda ZR-V estreia nos Estados Unidos (e chamado de HR-V) para peitar Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross. Com motor 2.0 aspirado, o SUV do Civic se posiciona abaixo do CR-V (que será apresentado em breve em nova geração) e será vendido no Brasil em 2023, justamente de olho nos mesmos concorrentes e para suprir "a falta" do Civic.
A Fiat já se prepara para a apresentação do Cronos (e Argo) reestilizados. A informação vem de um executivo da marca na Argentina, que adianta que o sedã terá versão com o motor 1.0 aspirado para substituir o Grand Siena, além do esperado câmbio automático CVT com o motor 1.3 e deixa no ar a possibilidade do 1.0 turbo. O hatch Argo também o acompanhará.
Novo SUV elétrico, o BMW iX3 começa a ser vendido no Brasil. Pouco mais caro que as versões a combustão, quer ser pedra no sapato dos Volvo XC40 e C40. Apesar da menor potência que os suecos, tem porte maior e equipamentos, se colocando em uma parte do mercado que ainda não possui concorrentes 100% elétricos.
A Fiat acaba com uma parte do mistério sobre um grande lançamento de 2022. O seu SUV-cupê será chamado Fastback, assim como o conceito apresentado no Salão do Automóvel de 2018, baseado na Toro. Diferente do conceito, o carro final será um irmão do Pulse, mais refinado, e com motores 1.0 turbo e 1.3 turbo.
Em mais uma semana movimentada, o Motor1.com flagrou mais novidades rodando dentro e fora do Brasil, além de mais lançamentos importantes aparecendo. É o caso do novo Toyota Corolla 2023, que adiantou algumas novidades pro carro híbrido brasileiro. Um teaser também mostrou um pouco mais do visual da nova geração da Volkswagen Amarok.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop