Presente no portfólio da Lamborghini desde 2018, o crossover Urus acaba de se tornar o veículo com mais unidades vendidas no menor período de tempo de toda a história da companhia. Ao todo, o bólido acumula 20.000 exemplares comercializados em apenas quatro anos de mercado, sendo 5.000 unidades só no último ano. Sem dúvidas, um dos maiores acertos comerciais da empresa.

O exemplar premiado recebeu atenção especial e posou para fotos oficiais ao lado de executivos e colaboradores da fábrica de San'Agatha Bolognese, na Itália. Foi pintado na cor Viola Mithras, com detalhes personalizados (incluindo rodas e pinças de freio na corta preta) e entregue para felizardo comprador do Azerbaijão.

O sucesso do Urus tem sido tamanho que a Lamborghini foi obrigada a ampliar a capacidade de produção para dar conta da demanda. Na prática, as instalações da fábrica de San'Agatha Bolognese tiveram literalmente de dobrar de tamanho, passando de 80.000 metros quadrados para 160.000 metros quadrados. Além disso, aproximadamente 500 novos funcionários foram contratados.

"Desde o primeiro momento em que apresentamos o conceito Urus no Salão do Automóvel de Pequim em 2012, até sua estreia no mercado em 2018 e, a cada ano desde então, o Urus provou seu apelo instantâneo e contínuo como um verdadeiro Lamborghini, nascido de nossa herança esportiva e do primeiro super SUV do mundo, o LM 002", disse Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Lamborghini.

Lamborghini Urus - 20 mil unidades

Na mecânica, o Urus adota motor 4.0 V8 biturbo associado ao câmbio automático de 8 marchas da ZF. São ao todo 650 cv de potência e 86,7 kgfm de torque, que garantem aceração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e máxima acima dos 300 km/h.

Detalhes curioso: aproximadamente 70% dos compradores do Urus nunca haviam adquirido um Lamborghini antes.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com