Depois de registrar no ano retrasado o seu pior desempenho desde 2014, o mercado italiano voltou a crescer em 2021. Segundo a Unrae, entidade que representa os distribuidores no país, no ano passado foram comercializados 1.457.952 veículos novos, 5,5% a mais do que em 2020 – na comparação com 2019, no entanto, o resultado ainda foi 23,5% inferior.
Abaixo dos 20% de market share pelo 4º consecutivo – e com os mesmos 15,3% de 2020 -, a Fiat (223.567) liderou com quase 90 mil unidades de vantagem sobre a Volkswagen (126.092). Sexta no ranking anterior, a Toyota (84.850) garantiu presença no pódio com o maior avanço no top 10 (+19%), situação oposta à da Renault (74.544, -13%). 10ª, a Audi (55.719) foi novamente a premium preferida.
POS. | MARCA | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | FIAT | 223.567 | 15,3% | 211.345 | 15,3% | 5,8% | 1º |
2º | VOLKSWAGEN | 126.092 | 8,6% | 128.169 | 9,3% | -1,6% | 2º |
3º | TOYOTA | 84.850 | 5,8% | 71.174 | 5,2% | 19,2% | 6º |
4º | PEUGEOT | 84.263 | 5,8% | 81.637 | 5,9% | 3,2% | 5º |
5º | FORD | 80.989 | 5,6% | 89.573 | 6,5% | -9,6% | 3º |
6º | RENAULT | 74.544 | 5,1% | 85.899 | 6,2% | -13,2% | 4º |
7º | CITROËN | 64.865 | 4,4% | 64.374 | 4,7% | 0,8% | 7º |
8º | JEEP | 63.629 | 4,4% | 59.602 | 4,3% | 6,8% | 8º |
9º | DACIA | 61.696 | 4,2% | 53.411 | 3,9% | 15,5% | 10º |
10º | AUDI | 55.719 | 3,8% | 49.837 | 3,6% | 11,8% | 11º |
11º | OPEL | 53.660 | 3,7% | 53.883 | 3,9% | -0,4% | 9º |
12º | BMW | 51.276 | 3,5% | 46.022 | 3,3% | 11,4% | 12º |
13º | MERCEDES-BENZ | 47.325 | 3,2% | 45.927 | 3,3% | 3,0% | 13º |
14º | HYUNDAI | 45.001 | 3,1% | 33.389 | 2,4% | 34,8% | 17º |
15º | KIA | 43.891 | 3,0% | 35.458 | 2,6% | 23,8% | 15º |
16º | LANCIA | 43.679 | 3,0% | 43.024 | 3,1% | 1,5% | 14º |
17º | SUZUKI | 39.317 | 2,7% | 33.459 | 2,4% | 17,5% | 16º |
18º | NISSAN | 27.211 | 1,9% | 28.356 | 2,1% | -4,0% | 18º |
19º | SKODA | 24.965 | 1,7% | 24.661 | 1,8% | 1,2% | 19º |
20º | SEAT | 21.264 | 1,5% | 22.140 | 1,6% | -4,0% | 20º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL | 1.457.952 | 100,0% | 1.381.756 | 100,0% | 5,5% | ... |
Com mais do que o dobro dos registros do 2º colocado, o Fiat Panda (112.298) chegou ao 10º ano consecutivo no topo. O Fiat 500 (44.819), reforçado pelos mais de 90% de vendas de versões híbridas e elétricas, subiu da 5ª para a 2ª posição, seu novo recorde, e superou o Lancia Ypsilon (44.819), que vinha se mantendo na vice-liderança desde 2019.
O Jeep Renegade, com 35.334 unidades, assegurou o 4º lugar geral e a liderança entre os SUVs / crossovers pela 1ª vez. A marca ainda emplacou o Compass (28.570) na 9ª colocação. Após dois anos como o melhor estrangeiro, o Renault Clio (25.737) caiu do 4º para o 14º lugar e cedeu a posição de honra para o Toyota Yaris (32.634), 5º. Com a maior queda da lista (-27%), o VW Golf (15.076) ficou fora do top 20.
POS. | MODELO | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | FIAT PANDA | 112.298 | 7,7% | 110.465 | 8,0% | 1,7% | 1º |
2º | FIAT 500 | 44.819 | 3,1% | 31.409 | 2,3% | 42,7% | 5º |
3º | LANCIA YPSILON | 43.735 | 3,0% | 43.033 | 3,1% | 1,6% | 2º |
4º | JEEP RENEGADE | 35.334 | 2,4% | 31.088 | 2,2% | 13,7% | 6º |
5º | TOYOTA YARIS | 32.634 | 2,2% | 29.608 | 2,1% | 10,2% | 7º |
6º | FIAT 500X | 31.982 | 2,2% | 31.831 | 2,3% | 0,5% | 3º |
7º | CITROËN C3 | 31.003 | 2,1% | 29.168 | 2,1% | 6,3% | 9º |
8º | DACIA SANDERO | 29.094 | 2,0% | 28.101 | 2,0% | 3,5% | 10º |
9º | JEEP COMPASS | 28.570 | 2,0% | 26.872 | 1,9% | 6,3% | 11º |
10º | FORD PUMA | 28.556 | 2,0% | 24.135 | 1,7% | 18,3% | 14º |
11º | VW T-ROC | 28.341 | 1,9% | 24.805 | 1,8% | 14,3% | 12º |
12º | RENAULT CAPTUR | 28.225 | 1,9% | 29.299 | 2,1% | -3,7% | 8º |
13º | DACIA DUSTER | 27.077 | 1,9% | 24.114 | 1,7% | 12,3% | 15º |
14º | RENAULT CLIO | 25.737 | 1,8% | 31.653 | 2,3% | -18,7% | 4º |
15º | PEUGEOT 2008 | 25.505 | 1,7% | 19.315 | 1,4% | 32,0% | 21º |
16º | OPEL CORSA | 25.024 | 1,7% | 24.534 | 1,8% | 2,0% | 13º |
17º | VW T-CROSS | 24.009 | 1,6% | 23.121 | 1,7% | 3,8% | 17º |
18º | PEUGEOT 208 | 23.581 | 1,6% | 23.423 | 1,7% | 0,7% | 16º |
19º | PEUGEOT 3008 | 20.878 | 1,4% | 18.280 | 1,3% | 14,2% | 23º |
20º | VW POLO | 20.748 | 1,4% | 22.608 | 1,6% | -8,2% | 18º |
21º | FIAT 500L | 18.296 | 1,3% | 18.975 | 1,4% | -3,6% | 22º |
22º | FIAT TIPO | 16.568 | 1,1% | 16.586 | 1,2% | -0,1% | 26º |
23º | VW TIGUAN | 16.063 | 1,1% | 16.910 | 1,2% | -5,0% | 25º |
24º | VW GOLF | 15.076 | 1,0% | 20.569 | 1,5% | -26,7% | 20º |
25º | HYUNDAI TUCSON* | 14.789 | 1,0% | - | - | - | - |
26º | SUZUKY IGNIS | 14.679 | 1,0% | 11.361 | 0,8% | 29,2% | 33º |
27º | SUZUKY SWIFT | 14.078 | 1,0% | 10.124 | 0,7% | 39,1% | 40º |
28º | CITROËN C3 AIRCROSS | 14.063 | 1,0% | 13.243 | 1,0% | 6,2% | 31º |
29º | TOYOTA AYGO | 13.714 | 0,9% | 14.387 | 1,0% | -4,7% | 28º |
30º | FORD KUGA | 13.654 | 0,9% | 10.152 | 0,7% | 34,5% | 39º |
Observação: Sem registro do total de vendas do Hyundai Tucson (*) em 2020.
Fontes: UNRAE / Best Selling Cars Blog