Corridas de alta velocidade não são uma tarefa fácil, e nem é preciso entrar em detalhes do quanto é necessário ter sangue frio ao volante para enfrentar altas velocidades. Entretanto, para o novo Lamborghini Urus, este desafio foi tirado de letra. E gelo.

Em um evento organizado pela empresa LAV-racing, o modelo estabeleceu um recorde de velocidade no gelo, marcando 298 km/h ao correr sobre as águas congeladas. Esta é a primeira vez que a empresa italiana participa do Days of Speed ​​- um festival anual dedicado a bater recordes de velocidade no gelo. O evento aconteceu no Lago Baikal, na Rússia, considerado o maior e mais profundo lago de água doce do mundo.

Galeria: Lamborghini Urus bate recorde de velocidade no gelo

Claramente, o Urus registrou uma velocidade maior nas corridas de prática, marcando 302 km/h. Também bateu um recorde de velocidade média, percorrendo 1 km de distância a uma velocidade média de 114 km/h. Tais façanhas aconteceram apesar das óbvias condições precárias e do fato de já haver um aquecimento significativo do gelo durante a corrida.

Atrás do volante do Urus estava o detentor do recorde russo de 18 dias da Days of Speed, Andrey Leontyev. A FIA e a RAF (Federação Russa de Automóveis) supervisionaram a alegada corrida recorde e divulgarão os dados oficiais em abril.

Vale lembrar que a maior velocidade já registrada em corridas no gelo foi pelo Audi RS6, que bateu 335,7 km/h durante o evento realizado no golfo de Bótnia, na Finlândia. Se este recorde é considerado oficial, ou se é estabelecido exclusivamente para SUVs, não sabemos dizer.

Com isso, há uma ideia de que os recordes de velocidade máxima são "em grande parte uma perda de tempo", segundo a opinião da Callaway Cars - uma empresa que já deteve o recorde de ter o carro de produção mais rápido, o chamado Callaway SledgeHammer. 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com