O Mercedes-AMG One está bem perto de virar realidade. Apresentado pela primeira vez com o conceito Project One em setembro de 2017, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha), o hipercarro da marca foi adiado diversas vezes por problemas no desenvolvimento. Parece que foi superado, pois a Mercedes-AMG afirma que irá apresentar o esportivo com motor da Fórmula 1 no dia 1º de junho.

Entre o Salão de Frankfurt e agora, vimos o Mercedes-AMG One em testes diversas vezes, indicando que a versão final será bem próxima do conceito, mas com algumas mudanças aerodinâmicas. E parece que será uma baita máquina. O CEO da Mercedes-Benz disse recentemente que a diretoria "deveria estar bêbada" quando aprovou o projeto de um carro desses. Em outubro passado, a marca confirmou que o esportivo eletrificado iniciaria a produção em meados deste ano, e parece que o One virá após outro carro inspirado pela Fórmula 1, o Aston Martin Valkyrie.

 

Apenas 275 unidades serão produzidas para o sucessor espiritual do CLK GTR, mas todas já foram vendidas por cerca de US$ 2,7 milhões (R$ 12.835.530). Terá o motor 1.6 turbo da Fórmula 1, com algumas adaptações e trabalhando com nada menos que quatro propulsores elétricos, garantindo que a potência passe dos 1.000 cv. Será o carro de rua mais potente que a Mercedes-Benz já produziu e o V6 mais "girador" já feito, pois pode chegar a 11.000 rpm. Um ds grandes problemas durante o desenvolvimento foi conseguir reduzir o giro baixo do motor de 5.000 rpm para 1.200 rpm, para que pudesse atender às normas na Europa.

Esta fera de tração integral deve acelerar de 0 a 200 km/h em menos de seis segundos e ter uma velocidade máxima acima de 350 km/h, como a Mercedes-AMG projetava para o Project One. O protótipo ainda tinha uma autonomia elétrica de 25 km, porém ainda não sabemos se isso continuará na versão final. E, como você deve ter ouvido por aí, o motor a combustão com seu turbo elétrico terá que se reconstruído depois de apenas 50.000 km.

 

Alguns podem lembrar da declaração ousada feita por Tobias Moers, ex-chefe da AMG, em 2018. Naquele momento, o executivo afirmou que o carro conseguiria superar o tempo de volta do Porsche 919 Hybrid Evo em Nürburgring. O esportivo da Porsche completou uma volta em 5 minutos e 19,55 segundos, então o carro da Mercedes-AMG terá que ser excepcional para bater este recorde.

Mesmo que não seja mais rápido, ao menos conseguirá o recorde para um carro de rua de produção normal. Todo mundo espera que o AMG One (e o Valkyrie) consigam superar os 6:43.30 registrados pelo Porsche 911 GT2 RS com o kit Manthey Performance.

Galeria: Mercedes-AMG One - Novos flagras

Envie seu flagra! flagra@motor1.com