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Nissan Kicks 2022 perde potência e fica mais econômico com novas normas PL7

Motor 1.6 passa por mudanças para se enquadrar em novas normas, mas promete gastar menos

Nissan Kicks Advance CVT 2022

As novas normas de emissões e consumo do Proconve L7 obrigaram montadoras a rever seus motores para se enquadrarem nessas regras desde a virada do ano. Algumas unidades produzidas em 2021 ainda puderam ser faturadas em 2022, mas não produzidas novas sem se enquadrar. A Nissan colocou em seu site o Kicks com o 1.6 recalibrado. 

Não está claro se é um ano/modelo 2023 ou apenas o 2022 com o 1.6 recalibrado, mas é o primeiro com este motor a receber as mudanças - o Versa, importado do México, ainda não mostra os novos números na ficha técnica. O 1.6 tinha 114 cv e 15,5 kgfm com etanol ou gasolina, agora tem 113 cv e 15,3 kgfm com etanol e 110 cv e 15,2 kgfm com etanol. Pelo menos a menor potência melhorou o consumo do SUV. Isso vale para o câmbio manual de 5 marchas e o automático CVT.

Nissan Kicks Advance CVT 2022

Segundo a etiquetagem do Inmetro, o Nissan Kicks melhora o consumo. Com o câmbio manual, o SUV vai de 7,8 km/litro e 9,0 km/litro (cidade e estrada) com etanol para 7,84 km/litro e 9,57 km/litro, respectivamente. Com gasolina, vai de 11,1 km/litro e 13,0 km/litro aos 11,4 km/litro e 13,92 km/litro. Com o CVT, os números vão de 7,7 km/litro e 9,4 km/litro (etanol) para 7,83 km/litro e 9,06 km/litro (etanol) e 11,4 km/litro e 13,7 km/litro para 11,61 km/litro e 13,32 km/litro (gasolina). Veja a tabela:

  Kicks 1.6 pré-PL7 Kicks 1.6 PL7
Etanol cidade 7,8 km/litro (MT); 7,7 km/litro (CVT) 7,84 km/litro (MT); 7,83 km/litro (CVT)
Etanol estrada 9,0 km/litro (MT); 9,4 km/litro (CVT) 9,57 km/litro (MT); 9,06 km/litro (CVT)
Gasolina cidade 11,1 km/litro (MT); 11,4 km/litro (CVT) 11,4 km/litro (MT); 11,61 km/litro (CVT)
Gasolina estrada 13,0 km/litro (MT); 13,7 km/litro (CVT) 13,92 km/litro (MT); 13,22 km/litro (CVT)

 

A menor potência com gasolina acabou penalizando o consumo principalmente rodoviário, já que é maior o esforço do motor para levar o peso do SUV. Isso foi para cumprir as emissões: com o combustível, o 1.6 manual foi de 112 g/km de CO2 para 108,11 g/km, enquanto o CVT foi de 109 g/km para 108,7 g/km. 

Ao menos a Nissan manteve o Kicks com câmbio manual em seu catálogo. Modelos como o Chevrolet Tracker e VW T-Cross perderam esta opção de transmissão tanto pelas normas quanto pela baixa participação de mercado destas versões. 

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