Sob o guarda-chuva da Stellantis, a Lancia espera um futuro mais brilhante com mais modelos e uma presença global. A marca italiana dá o primeiro grande passo com o anúncio oficial de um novo plano estratégico de 10 anos, que terá início em 2024 com o lançamento da próxima geração de compacto Ypsilon. Porém, o ponto máximo deste novo plano será em 2028, quando a Lancia venderá apenas veículos puramente elétricos.

O novo Ypsilon será o primeiro modelo da marca com uma nova geração, que será lançado em 2024 com uma linha de motores totalmente eletrificada. O menor veículo que será vendido pela Lancia terá aproximadamente 4,0 metros de comprimento e continuará a ser posicionado no segmento B da Europa, conhecido também como hatches compactos. Uma versão 100% elétrica também está nos planos da montadora. 

O único modelo da Lancia vendido hoje é o Ypsilon
O único modelo da Lancia vendido hoje é o Ypsilon

Dois anos depois, a marca revelará seu novo carro-chefe, um crossover (um SUV) de 4,6 metros de comprimento que pode ser chamado de Aurelia. A empresa diz que entrará no maior segmento da Europa, o que nos faz acreditar que será parecido com o novo Citroën C5 X e próximo ao Opel Insignia, que se transformará em um SUV grande.

Então, em 2028, o Delta retornará finalmente renovado como um "carro musculoso e esculpido com linhas geométricas", o que provavelmente significa que ele manterá a forma hatchback do carro original. Este novo modelo terá 4,4 m de comprimento e será projetado para "atrair os entusiastas do automóvel em toda a Europa". Com esses três novos carros, a Lancia espera cobrir 50% do mercado continente europeu.

Galeria: Os próximos 10 anos da Lancia

O plano de 10 anos inclui ainda o lançamento apenas de veículos 100% elétricos a partir de 2026, o que significa que o SUV Aurelia e o hatch Delta serão, muito provavelmente, carros de emissões zero. Já a partir de 2028, a Lancia começará a vender somente modelos puramente elétricos, o que nos leva a crer que até os motores a gasolina eletrificados serão aposentados.

Os responsáveis por esta nova estratégia serão cinco novos executivos do alto escalão da emopresa, com um novo gestor de marca para a França, Alemanha, Espanha, Bélgica,  Luxemburgo e Holanda. Até o final dessa década, a Lancia almeja ter aproximadamente 100 concessionárias em 60 grandes cidades em toda a Europa. 

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com