"The Economic of Desire" é como a Mercedes nomeou sua atualização de estratégia anunciada nesta semana. Algumas grandes mudanças estão nos planos, pois a fabricante se concentrará em fazer carros maiores e mais caros no lugar de "carros de entrada". O número de veículos compactos reduzirá de sete para apenas quatro na recém-anunciada classe "Luxo de Entrada", tanto que a Mercedes reservará menos de 25% do total de seus investimentos. 

Um dos novos modelos de entrada da marca teve um teaser revelado pelo designer-chefe Gorden Wagener durante uma apresentação, a qual mostramos aqui para vocês. O executivo evitou de entrar em detalhes especifícos, dizendo apenas que o misterioso carro será "o mais sofisticado, tecnologicamente avançado e com tudo digital dentro. Posso prometer que é um verdadeiro carro de luxo nesse segmento". 

Mercedes Classe A Sedan x Honda Civic Touring
Classe A Sedan
Mercedes-AMG CLA 35
CLA 35

Porém, o que exatamente estamos vendo neste teaser? À primeira vista, parece ser um elegante sedã, o que nos leva a acreditar que deverá ser a próxima geração do CLA. Com a Mercedes afirmando que vai reduzir a oferta de carros compactos, a montadora pode acabar transformando o Classe A Sedan e o CLA em um único modelo. Poderíamos continuar especulando que o CLA Shooting Brake também não tem um futuro brilhante, mas nada é oficial neste momento.

É esperado que o modelo em questão rode na plataforma MMA já anunciada, programada para estrear em 2024. A arquitetura será elétrica primeiro, mas não exclusivamente elétrica. Em outras palavras, os engenheiros da Mercedes estão desenvolvendo oa plataforma principalmente para veículos elétricos e depois farão concessões para ser usada por carros a combustão. É exatamente o oposto do que ocorre com os modelos EQA, EQB e EQC, três veículos elétricos que possuem base de carros a combustão.

As lições aprendidas com o carro conceito Vision EQXX serão bem utilizadas nestes novos modelos compactos, portanto, o anseio por uma boa autonomia deve finalmente se tornar coisa do passado, mesmo em veículos menores. Em uma entrevista ao Motor1.com no início deste ano, o Diretor de Tecnologia da Mercedes-Benz, Markus Schäfer, nos alertou que os elétricos ainda serão mais caros que os carros a combustão, pois a paridade de custos não será alcançada num futuro próximo.


VEJA NO CANAL DO INSIDEEVS.COM BRASIL

Já dirigimos o futurista BMW iX no Brasil. O SUV 100% elétrico, que custa até R$ 800 mil por aqui, é o modelo movido a bateria com a maior autonomia do país. Além do visual, a modernidade também está no seu interior nas tecnologias que usa. Confira o vídeo completo:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com