Primeiro contato Peugeot Partner Rapid 2023: os detalhes do Fiorino francês

Tradicional no segmento dos veículos comerciais, a Peugeot aproveitou a Stellantis para lançar a sua versão do Fiorino

O Fiat Fiorino é o quinto veículo comercial leve mais emplacado do Brasil no acumulado do ano até abril, segundo a Fenabrave. Isso posto, fica fácil entender porque a Peugeot quer ter sua fatia neste mercado com o novo Partner Rapid 2023, sua versão para o Fiorino lançado recentemente e que vem para se somar à ampla gama de modelos comerciais da marca francesa, composto hoje por Expert, E-Expert e Boxer.

Caso você esteja estranhando um Fiorino com o logotipo da Peugeot, explico: a marca francesa desde 2021 opera sob o guarda-chuva da Stellantis, grupo formado pela aliança entre as antigas Fiat Chyrsler Automobiles e PSA Peugeot-Citroën. Com isso, Fiat e Peugeot passaram a ser do mesmo grupo e agora podem dividir modelos, o famoso “rebadge” entre marcas que é mais comum do que você imagina. Num passado recente, existiram ao mesmo tempo o Dodge Journey e o Fiat Freemont. Ou seja, apesar da igualdade entre modelos, cada um segue sua estratégia – e isso não será diferente com o novo Peugeot Partner Rapid.

A Peugeot vai aproveitar da sua tradição no segmento de comerciais leves, tendo agora uma opção mais em conta, visando atender principalmente pequenas empresas, empreendedores e até mesmo grandes frotas que necessitam de veículos menores para uso urbano.

É uma fatia importante do mercado, principalmente se considerarmos o aumento do comércio eletrônico (e-commerce), que cresceu consideravelmente por conta da pandemia, o que consequentemente aumentou a demanda por veículos comerciais voltados à entrega. E no caso do Partner Rapid, o modelo é útil principalmente no uso urbano, seja para passar por ruas apertadas ou por não ficar sujeito ao rodízio de veículos maiores, como caminhões na capital paulista.

À primeira vista, fica fácil de ver as leves mudanças para o Fiat Fiorino, com destaque para a grade frontal exclusivo com inserções em quadrados e o logotipo da Peugeot centralizado. O para-choque dianteiro é idêntico ao do modelo da Fiat, com exceção dos faróis de neblina que aqui adicionam uma lâmpada que faz o papel de luz diurna (não de LED, halógena mesmo).

Na lateral, é novidade apenas o borrachão com a inscrição “Rapid” próximo da caixa de roda traseira, além das calotas exclusivas que cobrem as rodas de ferro de 14 polegadas calçadas com pneus 170/70. Atrás, adiciona o nome Partner e o logotipo da Peugeot sobre um plástico preto, enquanto no Fiorino a inscrição “FIAT” aparece na própria chapa da tampa traseira.

Quando vamos para a cabine, a maior novidade é a bolsa do airbag no volante, que recebe o leão da Peugeot na parte central. Além disso, a marca até destaca uma nova padronagem dos bancos, que na verdade é exatamente a mesma do modelo da Fiat – o que não é ruim. Bacana é que por dentro existem diversos nichos de porta-objetos com capacidade total de 18,5 litros, incluindo os nichos acima do porta-luvas, à frente da alavanca de câmbio, nas portas, o nicho para guardar o celular e um outro no começo da porta que cabe até uma máquina de cartão de crédito, bastante útil para os motoristas de entregas.

Lá no baú, a Peugeot garante que o novo Partner Rapid tem capacidade de carga de até 650 kg, enquanto o volume máximo é de generosos 3,3 m3 – o que inclui até um espaço sobre o teto do furgão que é aproveitado - e cujo peso máximo permitido é de 10 kg. Versatilidade foi a palavra chave usada pela Peugeot para destacar o furgão, que pode receber diversas aplicações, podendo ser desde um veículo de entrega de supermercado, passando por carro de pet-shop ou até mesmo uma ambulância.

Originalmente conta ainda com portas que se abrem em 180º, iluminação na área de carga e 4 ganchos para amarração, fora o tapete protetor no piso. A área de acesso ao compartimento de carga tem 1,36 metro de altura por 1,32 m de largura, enquanto o comprimento máximo da área de carga é de até 1,64 m.

Debaixo do capô está presente o conhecido motor 1.4 Fire que rende seus 84/86 cv e 11,8/12,2 kgfm de torque (gasolina e etanol, na ordem) e trabalha sempre com um câmbio manual de 5 marchas. Em nosso breve contato com o Peugeot Partner Rapid, podemos ver que o propulsor movimenta com facilidade seus até 1.131 kg de peso sem carga. As trocas de marchas são curtas para facilitar as arrancadas quando o modelo estiver carregado, mas garantem também uma certa agilidade ao furgão.

A Peugeot venderá duas versões, Business por R$ 101.390 e Business Pack por R$ 106.090. Veja os itens de série de cada versão:

A Peugeot disponibiliza ao Partner Rapid o Total Care Pro, programa de pós-vendas e manutenção que conta com vantagens como entrega do carro no mesmo dia em revisões periódicas agendadas (caso não aconteça, o cliente não paga), preço fixo de revisão, guincho gratuito 24 horas por 8 anos e controle de qualidade nas concessionárias. A marca destaca também os pacotes de manutenção, que podem ser comprados e tem preços que variam de R$ 1.642 a R$ 4.778, incluindo até itens de desgaste em alguns.

PACOTE Pack 1 Pack 2  Pack 3 Pack 4
Número de revisões programadas 3 Revisões  5 Revisões  3 Revisões + itens de desgaste: pastilha de freio (1 kit); palheta de para-brisa (1 peça) e alinhamento e balanceamento 5 Revisões + itens de desgaste: pastilha de freio (1 kit); palheta de para-brisa (1 peça); alinhamento e balanceamento e oxi sanitzação
TOTAL R$ 1.642 R$ 2.832 R$ 2.625 R$ 4.778

A Peugeot oferece ainda condições especiais de compra pelo Banco PSA, como as 12 primeiras parcelas de R$ 299, sem entrada, ou o plano balão, com 20% de entrada e saldo final (em até 48+1 parcelas ou até 30% de balão final), que pode incluir dentro do próprio financiamento o pacote de manutenção. A garantia total é de 1 ano, sem limite de quilometragem. 

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