Este é o novo Range Rover Sport 2023. O SUV da marca de luxo está entrando em sua terceira geração trazendo novo estilo por dentro e por fora, além de adoção de novas tecnologias que incluem até opções inéditas de conjuntos motrizes híbridos. O conhecido V8 continua, mas agora é biturbo. Veja fotos e detalhes do modelo.
O novo Range Rover Sport 2023 se inspira no Range Rover normal por seu design, apresentando puxadores de porta embutidos e estilo suave, mas é aí que as semelhanças param. A Land Rover veste o Range Rover Sport com elementos dianteiros e traseiros exclusivos. As luzes diurnas são as mais finas que a Land Rover já instalou em um de seus veículos. Além disso, o grande SUV tem um coeficiente de arrasto de somente 0,29.
A plataforma MLA-Flex da Land Rover é a base do Sport e também é a mesma encontrada no Range Rover 2022. Isso significa que o Sport oferece muitas das mesmas características de chassi, sistema de esterçamento de até 7,3 graus para as rodas traseiras. A suspensão pneumática da Land Rover é de série em toda a linha Sport.
A Land Rover oferece o novo Range Rover Sport 2023 com opções de motores 3.0 turbo-híbridos com 6 cilindros em linha. Ele pode produzir 359 cavalos de potência (264 kilowatts) e 50,9 kgfm de torque na versão P360 SE, que é a de entrada e tem preços partindo de US$ 84.350 (R$ 434.284). Uma acima, a P400 SE Dynamic, o mesmo propulsor entrega 400 cv (294 kW) e 56 kgfm.
Modelo | Motor | Potência | Torque | Preço com frete |
P360 SE | Mild-Hybrid Turbo 3.0L I6 | 359 cv (264 KW) | 50,9 kgfm | US$ 84.350 |
P400 SE Dynamic | Mild-Hybrid Turbo 3.0L I6 | 400 cv (294 KW) | 56 kgfm | US$ 91.350 |
P440e Autobiography | Plug-In Híbrido Turbo 3.0L I6 | 440 cv (323 KW) | 85,5 kgfm | US$ 105.550 |
P530 First Edition | Twin-Turbo 4.4L V8 | 530 cv (390 KW) | 76,4 kgfm | US$ 122.850 |
Última configuração a adotar o 6 em linha, a P440e Autobiography, tem um conjunto híbrido plugável (PHEV). Neste caso, entrega 440 cv (323 kW) e 85,5 kgfm de torque. A Land Rover diz que configuração oferecerá cerca de 77 km de autonomia elétrica graças a seu motor alimentado por baterias de 31,8 kWh. O PHEV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.
Aqueles que desejam o máximo de potência terão que escolher a versão P530 First Edition. Ele traz um V8 que agora tem 4.4 litros e é sobrealimentado por 2 turbos. Ele entrega 530 cv e 76,4 kgfm de torque. Nesse caso, a aceleração até 100 km/h pode ser feita 4,3 s com o uso do Dynamic Launch (modo de arrancada). Todos os propulsores utilizarão uma transmissão automática de 8 velocidades e tração nas quatro rodas. Uma variante puramente elétrica chegará em 2024 ao lado de um Range Rover também totalmente elétrico.
Entrar no Range Rover Sport 2023 deve ser familiar. Ele adota o layout de cabine do Range Rover 2022, mas existem algumas soluções distintas entre os dois. A tela da multimídia do Sport - curva, flutuante e de alta resolução - fica em um ângulo, logo acima do console central. A tela de 13,1 polegadas hospeda o software Pivi Pro da Land Rover.
À frente do motorista está uma tela de 13,7 polegadas para os instrumentos. Apple Car Play e Android Auto, ambos sem fio, vêm de série e há até mesmo um carregamento sem fio de 15W. A nova arquitetura eletrônica da Land Rover permite à empresa atualizar os 63 módulos eletrônicos através de atualizações pela internet. De fábrica, o Sport tem um sistema de som Meridian, sendo um upgrade com 29 alto-falantes oferecido como opcional.
O Land Rover Range Rover Sport 2023 First Edition é uma configuração especial que a Land Rover oferecerá somente durante o primeiro ano de produção do modelo. Ela chega com o "Stormer Handling Pack", que inclui o sistema "Pro" de controle dinâmico da carroceria, esterçamento das rodas traseiras e o diferencial eletrônico ativo. A Land Rover produzirá o Range Rover Sport 2023 em linha de montagem de Solihull, no Reino Unido. A novidade já pode ser encomendada, mas ainda não foi dada uma data para o início da comercialização oficial.
Fonte: Land Rover
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Range Rover não venderá carros com rodas maiores que 23 polegadas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Range Rover Sport SV 2024 tem motor de BMW e vendas só para clientes VIP
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Avaliação: Range Rover Sport híbrido é luxuoso para quem quer dirigir
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Range Rover Sport PHEV 2024 chega ao Brasil a partir de R$ 985 mil