Apesar de parecer brincadeira de 1º de abril, realmente é verdade que a Goodyear está lançando no mercado brasileiro o primeiro pneu que tem óleo de soja em sua composição. Produzido no Brasil na fábrica da Goodyear em Americana, interior de São Paulo, o novo Wrangler Workhorse AT é um pneu de uso misto voltado para SUVs e picapes.
Segundo a fabricante de pneus, o novo conjunto é produzido com óleo de soja em sua composição, substituindo assim os derivados de petróleo. Além de ser mais sustentável, o pneu Wrangler Workhorse AT também conta com uma melhoria em desempenho comparado ao conjunto antigo que foi substituído, chamado de Wrangler Armortrac. A promessa é que o pneu de soja seja mais eficiente em termos de quilometragem, dirigibilidade em piso molhado e melhor tração em todos os tipos de terrenos.
A empresa também afirma que o óleo de soja usado na fabricação do novo pneu garante que ele tenha melhor desempenho em temperaturas diferentes, característica que proporciona melhor aderência na pista. De perfil de uso misto, o conjunto tem desenho com blocos mais largos de pneus off-road, o que segundo a Goodyear se converte em melhor dirigibilidade em terrenos pavimentados e maior durabilidade da banda de rodagem. Os sulcos do pneu têm uma maior cavidade para melhorar o desempenho em asfalto molhado, pois escoam melhor a água.
Nos testes de laboratório e no campo de provas feitos pela própria empresa, o pneu Wrangler Workhorse AT foi melhor que o antigo Wrangler Armortrac em vários parâmetros. O novo composto alcançou um resultado 20% maior em quilometragem e 4,6% de melhoria em consumo de combustível, enquanto que no desempenho em aquaplanagem em curvas o novo pneu foi 22% superior. Durante as frenagens em piso molhado, houve uma melhora de 4%.
“A linha Wrangler Workhorse AT é a primeira produzida para a América Latina com um composto inédito de óleo de soja, trazendo uma melhor performance e mais sustentabilidade aos pneus”, ressalta a gerente sênior de marketing da divisão de pneus de passeio da Goodyear, Debora Da Cruz.
Debora explica ainda que o lançamento desta nova linha de pneu de uso misto para SUVs e picapes contou antecipadamente com uma série de pesquisas realizadas pela companhia. “Buscamos compreender o que os consumidores buscam e, no caso dos pneus para uso misto, concluímos que há uma preferência em torno de um produto que alia alto desempenho em diferentes terrenos a uma aplicação para o dia a dia das pessoas que utilizam os seus veículos para tarefas diversas, como trabalho, lazer, viagens, entre outras”, complementa.
A nova linha de pneus Wrangler Workhorse AT será oferecida em 20 medidas diferentes, que variam de pneus 205/70 com rodas de 15 polegadas a até conjuntos com rodas aro 20” calçadas com pneus 255/50. A relação completa de medidas está disponível no site da fabricante.
A Renault já confirmou que terá um novo SUV produzido no Brasil. Sem revelar muitos detalhes, confirmou apenas que será fabricado no país com a nova plataforma CMF-B e que terá motor 1.0 Turbo. Veja no vídeo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia