Justiça autoriza posto de combustível de SC a não ter frentistas

Apesar da lei proibir o autosserviço, juiz permite que posto opere sem frentistas por ver incompatibilidade com outras legislações

Reabastecimento de carro no posto de gasolina Reabastecimento de carro no posto de gasolina

Há tempos que surgem propostas de lei para permitir que postos de combustíveis funcionem sem frentistas e permitam o autoatendimento, em uma forma semelhante aos Estados Unidos e muitos países da Europa. Porém, a Lei nº 9.956, aprovada em janeiro de 2000, proíbe esta prática. Ainda assim, uma empresa de Jaraguá do Sul (SC) conseguiu o direito para que seus postos operam sem frentistas no estado catarinense após uma decisão da Justiça Federal.

De acordo com o juiz Joseano Maciel Cordeiro, da 1ª Vara Federal de Jaraguá do Sul, a Lei nº 9.956/2000 que proíbe o autosserviço em postos de combustível e obriga que tenham frentistas para fazer o abastecimento é incompatível com outras leis. Cordeiro cita a Lei nº 13.874/2019 (Lei da Liberdade Econômica), que impede o estado de ser contrário “aos processos de inovação da sociedade”; e a Lei nº 10.973/2004 (Lei de Inovação Tecnológica).

Outro argumento defendido pelo magistrado é que as normas técnicas do Ministério das Minas e Energia não determinam que abastecer o carro é algo de “alto risco”, que necessitaria de um treinamento adequado e, portanto, uma restrição. Sem isso, o juiz diz que proibir o autosserviço poderia ser caracterizado como abuso de poder regulatório.

A justificativa da empresa para entrar com este pedido na justiça teria sido a dificuldade para contratar funcionários na região, por falta de interessados. Outro argumento é que os carros elétricos já funcionam com autoatendimento em todos os postos de recarga. Apesar de ter recebido a autorização, o Cordeiro determinou que a empresa “deve sujeitar-se à eventual regulamentação sobre o autosserviço nos postos de combustíveis que vier a ser estabelecida pelos órgãos competentes, independente do resultado final deste processo.”

A decisão não é final, pois cabe recurso ao Tribunal Reginal Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS). Certamente encontrará resistência. Após o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) ter apresentado uma emenda propondo o fim dos frentistas, a Federação Nacional dos Frentistas argumentou contra dizendo que isto acabaria com cerca de 500 mil empregos em todo o país.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM


A Renault já confirmou que terá um novo SUV produzido no Brasil. Sem revelar muitos detalhes, confirmou apenas que será fabricado no país com a nova plataforma CMF-B e que terá motor 1.0 Turbo.

Será um concorrente direto do Fiat Pulse, principalmente pelo porte e motorização. Dentro da linha Renault, deve ocupar o lugar do Stepway em porte e faixa de preço. Protótipos foram flagrados em testes há poucos dias e, agora, detalhes do design são adiantados em projeções divulgadas pelo site Kolesa. O modelo será baseado na carroceria do Sandero Stepway de nova geração, porém com dianteira e traseira completamente reformuladas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com