Responsável por 17% dos 136.341 veículos registrados no Brasil em abril, o segmento de picapes registrou forte queda na comparação com o mesmo período de 2021. Com 23.256 unidades, somados os modelos das duas categorias, a retração chegou a 29,5%. Já em relação a março, mesmo contando com menos dias úteis, houve uma leve evolução (+5,6%).
Entre as picapes menores, a Fiat Strada respondeu por quase 100% de todos os registros, mesmo perdendo mais de 1/3 dos compradores do ano passado. Mas há dois motivos claros para o desempenho do veículo nº 1 no país no mês passado: a aposentadoria da Chevrolet Montana (2) e os problemas de produção da Volkswagen Saveiro CD (42), que teve seu pior desempenho desde janeiro de 2002, último mês com números ainda divulgados pela Fenabrave.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
ABR/22 |
MAR/22 |
ABR/21 |
% ABR 22 |
% MAR 22 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT STRADA |
29669 |
7983 |
7567 |
12581 |
99,44% |
98,68% |
5,50% |
-36,55% |
2º |
VW SAVEIRO |
1570 |
42 |
98 |
2253 |
0,52% |
1,28% |
-57,14% |
-98,14% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
8 |
2 |
2 |
480 |
0,02% |
0,03% |
0,00% |
-99,58% |
4º |
EFFA K01 |
6 |
1 |
1 |
0 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
- |
31253 |
8028 |
7668 |
15314 |
100,00% |
100,00% |
4,69% |
-47,58% |
Na categoria de picapes médias, a líder Toro (5.107) foi a única entre as três primeiras com retração nas vendas (-23,5%). Mesmo assim, a Fiat assegurou mais de mil unidades de vantagem sobre a Toyota Hilux (4.069). Com mais do que o dobro dos registros de uma Ford Ranger (1.111) que perdeu mais de 44% de seus compradores, a Chevrolet S10 (2.736) completou o pódio em alta de quase 38%.
Quarta em março, a Mitsubishi L200 Triton (1.055) fechou o top 5 bem próxima da Ford. Da sexta em diante, nenhuma delas sequer chegou às 400 unidades – melhor delas, a Nissan Frontier emplacou apenas 338 unidades. Com versão reestilizada já nas concessionárias, a Renault Oroch ficou abaixo dos 300 emplacamentos (297). Em melhor momento desde o lançamento, a Ford Maverick (265) ficou à frente da Volkswagen Amarok (101).
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
ABR/22 |
MAR/22 |
ABR/21 |
% ABR 22 |
% MAR 22 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT TORO |
16097 |
5107 |
4442 |
6676 |
33,54% |
30,96% |
14,97% |
-23,50% |
2º |
TOYOTA HILUX |
13557 |
4069 |
3971 |
3373 |
26,72% |
27,67% |
2,47% |
20,63% |
3º |
CHEVROLET S10 |
8297 |
2736 |
2563 |
1985 |
17,97% |
17,86% |
6,75% |
37,83% |
4º |
FORD RANGER |
4121 |
1111 |
1001 |
2007 |
7,30% |
6,98% |
10,99% |
-44,64% |
5º |
MITSUBISHI L200 |
3769 |
1055 |
1094 |
1045 |
6,93% |
7,62% |
-3,56% |
0,96% |
6º |
NISSAN FRONTIER |
2487 |
338 |
618 |
618 |
2,22% |
4,31% |
-45,31% |
-45,31% |
7º |
RENAULT OROCH |
2518 |
297 |
219 |
967 |
1,95% |
1,53% |
35,62% |
-69,29% |
8º |
FORD MAVERICK |
335 |
265 |
33 |
0 |
1,74% |
0,23% |
703,03% |
- |
9º |
VW AMAROK |
1812 |
101 |
243 |
864 |
0,66% |
1,69% |
-58,44% |
-88,31% |
10º |
RAM 2500 |
441 |
84 |
59 |
40 |
0,55% |
0,41% |
42,37% |
110,00% |
11º |
EFFA V21 |
152 |
35 |
59 |
27 |
0,23% |
0,41% |
-40,68% |
29,63% |
12º |
EFFA V22 |
63 |
21 |
17 |
18 |
0,14% |
0,12% |
23,53% |
16,67% |
13º |
RAM 1500 |
38 |
4 |
28 |
39 |
0,03% |
0,20% |
-85,71% |
-89,74% |
14º |
FORD F150 / F250 |
6 |
2 |
2 |
0 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
- |
15º |
RAM 3500 |
4 |
2 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
16º |
TOYOTA TACOMA |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
53698 |
15228 |
14349 |
17659 |
100,00% |
100,00% |
6,13% |
-13,77% |
Fonte: Fenabrave
A Nova Nissan Frontier 2023 chegou! Fomos até a Argentina para conhecer e mostrar para vocês os detalhes da picape. Com nova identidade visual, melhorias na sua estrutura e mais equipamentos, para fazer frente às líderes do segmento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte