Ainda sofrendo com a falta de semicondutores e outros componentes, a Volkswagen decidiu parar novamente a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A decisão faz com que os dois turnos de produção sejam paralisados enquanto cerca de 2,5 mil funcionários ficarão em casa entre os dias 9 e 28 de maio. O complexo é responsável pela montagem de Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.

Em nota, a Volkswagen confirma a paralisação: “A Volkswagen do Brasil informa que a fábrica de São Bernardo do Campo/SP (Anchieta), a partir de 9/5/22, terá 20 dias de férias coletivas para os dois turnos, em razão da falta de semicondutores.” A fabricante não diz quantos funcionários receberam as férias coletivas, mas o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirma que são 2,5 mil trabalhadores dos 4,5 mil que trabalham nas linhas de produção. No total, a fábrica Anchieta tem aproximadamente 8,2 mil funcionários.

“A falta de política industrial e a falta de desenvolvimento do país tem causado a desestruturação da cadeia produtiva. Sendo que, hoje, faltam insumos básicos que eram produzidos no Brasil e que não são mais justamente por falta desta discussão da maior localização no País”, disse o coordenador-geral da representação na VW, José Roberto “Bigodinho” Nogueira da Silva, ao site Automotive Business.

Esta é a segunda vez que a Volkswagen paralisa a produção de São Bernardo do Campo, após fazer uma suspensão por uma semana antes do feriado de Tiradentes, também pela falta de semicondutores. Este problema também levou ao lay-off de 580 trabalhadores de São José dos Pinhais (PR), reduzindo a produção do T-Cross para apenas um turno.

Com esta dificuldade para conseguir chips para seus carros, além da redução da linha de Gol e Voyage, a Volkswagen tem despencado no ranking de vendas. Em abril, a marca foi a 6ª mais emplacada e está na 5ª posição no acumulado do ano. Nos quatro primeiros meses de 2022, a VW emplacou 47.120 unidades, 58,5% menos do que as 113.643 unidades registradas em 2021, o que representa uma queda de 66.523 veículos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com