A Land Rover acaba de anunciar no Brasil a chegada às lojas da linha 2023 do Defender com importantes novidades. Entre as principais, destaque para a oferta do motor D300 MHEV turbodiesel, capaz de entregar 300 cv de potência e 66,3 kgfm de torque. O propulsor chega para substituir o 2.0 turbo a gasolina de iguais 300 cv oferecido até então e, de quebra, vem acompanhado de duas novas versões: a X Dynamic HSE e a topo de linha X.
O novo conjunto é do tipo híbrido-leve e combina o motor 3.0 Ingenium de 6 cilindros em linha com um alternador capaz de funcionar como motor elétrico. De acordo com a marca, o alternador usa a rotação do motor para gerar corrente elétrica ao mesmo tempo em que recupera energia quando o carro desacelera, carregando uma bateria de 48-volts. Ao operar como motor elétrico, utiliza essa energia da bateria para dar partida no motor pelo start/stop e fornecer toda assistência de torque necessária.
A potência máxima de 300 cv é alcançada aos 4.000 rpm, enquanto o torque de 66,3 kgfm está disponível já a partir dos 1.500 rpm. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e velocidade máxima de 191 km/h, além de consumo de 12,82 km/l em ciclo NEDC (padrão europeu). O câmbio é sempre automático de 8 marchas e trabalha em conjunto com o sistema de tração Terrain Response 2, configurável e capaz de se adequar às diferentes condições de terreno.
A capacidade de transposição em trechos alagados do Defender 2023 é de até 900 mm, sustentada pelo novo Wade Programme do sistema Terrain Response 2. A Land Rover confirma ainda carga útil máxima de 900 kg, teto estático de até 300 kg e capacidade de reboque de 3.500 kg. A nova motorização está disponível tanto para a carroceria 90, de apenas duas portas, quanto para a 110, de quatro portas e 7 lugares.
Na gama de versões, destaque para a chegada de duas novas opções. A primeira, batizada de X Dynamic HSE, oferece teto contrastante em preto, detalhes nos para-choques e nas laterais em preto brilhante, soleiras com assinatura X-Dynamic, badge exclusive X-Dynamic, assinatura Defender na cor cinza escuro e jogo de rodas aro 20 diamantadas com detalhes em Dark Grey. Por sua vez, a variante X (a mais equipada da linha Defender) acrescenta capô contrastante em preto, pinças de freio na cor vermelho e lanternas escurecidas.
No interior, a versão X adota couro premium e acabamentos na cor marrom Vintage Tan ou preto. No modelo X Dynamic HSE e HSE, estão disponíveis cinco tipos de revestimentos: Preto, Marrom Vintage Tan, Cinza Oyster, Bege Acorn e Marrom Khaki. Ainda na cabine, uma nova tela de 11,4 polegadas sensível ao toque controla os aplicativos e exibe informações do veículo aos ocupantes.
Entre os equipamentos, destaque para recursos de assistência como o Blind Spot Assist, que monitora pontos cegos em uma área adjacente ao veículo, o Rear Traffic Monitor, que auxilia o motorista em manobras de ré, e o Clear Exit Monitor, que avisa sobre outro veículo ou objeto em movimento se aproximando por trás quando a porta foi destravada por dentro. Outra novidade é controle de cruzeiro adaptativo, que passa a ser de série em todas as versões.
Ainda no campo tecnológico, é de série o recurso InControl Telematics, que faz interface entre a tela de entretenimento do veículo e o celular do usuário, oferecendo novos recursos de segurança e assistência ao motorista (como acionar o 190 em caso de emergência). Completam o pacote high-tech funções como o capô transparente, o novo sistema de conectividade PIVI PRO, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e sistema de som com 11 alto-falantes Meridian de 400W de potência e subwoofer integrado.
VERSÃO | PREÇO |
Defender 90 D300 HSE | R$ 708.950 |
Defender 110 D300 HSE | R$ 725.950 |
Defender 110 D300 X-Dynamic HSE | R$ 743.950 |
Defender 110 D300 X | R$ 800.950 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
O lendário Land Rover Defender V8 está de volta
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Land Rover Defender Octa tem motor de BMW e é o mais potente já produzido
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Land Rover Defender 130 Outbound estreia no Brasil ao preço de R$ 848.726
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Land Rover Defender P400e: híbrido plug-in chega ao Brasil e faz 30 km/l