A Land Rover acaba de lançar uma versão exclusiva do Defender para o mercado brasileiro, que será batizada de Defender Onçafari. A edição especial de apenas 25 unidades celebra a parceria da montadora britânica com o projeto Onçafari, que tem a missão de proteger as onças-pintadas do Pantanal e promove a conservação do meio ambiente.

Voltando ao Defender Onçafari, ele traz visual exclusivo e novos opcionais de fábrica e acessórios em relação as demais versões do utilitário, embora a edição limitada seja baseada na configuração 110 HSE P300. A carroceria do utilitário vem sempre pintada na cor marrom combinada ao teto preto, trazendo ainda detalhes camuflados, cujo desenho é formado por silhuetas de onças-pintadas sobrepostas em tons de cinza e preto. Esse acabamento aparece no capô, laterais, interior do porta-malas, tapetes e no estepe.

Land Rover Defender 110 Onçafari 2022_visão frontal lateral(1)
Land Rover Defender 110 Onçafari 2022_visão traseira foco badge (6)
Land Rover Defender 110 Onçafari 2022_foco estepe(10)

O utilitário britânico “pantaneiro” também recebe outros detalhes exclusivos como o emblema com o logo de 10 anos do projeto Onçafari (a Land Rover é parceria desde 2019). Bacana ainda que cada unidade do Defender Onçafari recebeu o nome de uma onça-pintada monitorada pelo o instituto no badge traseiro, à exemplo dessa unidade das fotos com o nome “Esperança”.

Quem arrematar o modelo ainda leva para casa uma cartela de adesivos com desenhos sutis de animais típicos do Pantanal e seus nomes científicos, que podem ser aplicados no veículo como o proprietário desejar, deixando assim cada unidade mais exclusiva com adesivos no melhor estilo “easter egg”.

Land Rover Defender 110 Onçafari 2022_off road frontal e lateral (24)

Entre os equipamentos, a marca destaca os adicionais e pacote incluídos no utilitário como trilhos do teto na cor preta, tomadas domésticas e diferencial eletrônico ativo, rodas aro 20 cinzas, pacote exterior preto que deixa o acabamento dos emblemas, e outros detalhes escurecidos, estribos laterais fixos, escada de teto móvel, protetor dianteiro e para-barros clássicos dianteiros e traseiros, capa do estepe, proteção do arco da roda, snorkel, rack de teto e suporte para acessórios externos.

Land Rover Defender 110 Onçafari 2022_visão superior foco capô (3)
Land Rover Defender 110 Onçafari 2022_visão traseira (4)

A lista de itens de série inclui ainda sistema All Terrain Progress Control (ATPC) e Terrain Response configurável, controle de cruzeiro adaptativo e monitor de colisão traseira, sistema head-up display com projeção de informações no para-brisa e pulseira exclusiva Land Rover que dispensa uso da chave do veículo. Na cabine, o Defender Onçafari ganhou uma configuração especial, composta por bancos na cor Lunar, teto com revestimento Light Oyster Morzin e acabamento Rough-cut Walnut em alguns detalhes, cujo material lembra madeira.

Land Rover Defender 110 Onçafari 2022_edição limitada e veículo usado no projeto (18)

Como dissemos lá no início, o Defender Onçafari é uma edição exclusiva e limitada para o Brasil com apenas 25 unidades, com cada uma delas já em pré-venda neste mês e saindo por R$ 679.950. De acordo com a Land Rover, parte da renda arrecadada com a venda da edição limitada será destinada para ajudar na realização de iniciativas de conservação do Onçafari.

“O lançamento da edição limitada Defender Onçafari é a manifestação de um capítulo muito importante para a Land Rover no Brasil: a identificação da marca com o projeto Onçafari e os impactos socioambientais extremamente positivos gerados por suas iniciativas. Nelas, as unidades do Defender em uso no Pantanal desempenham um papel fundamental, sendo a peça-chave na conservação de onças e animais do cerrado em terrenos onde só o Defender consegue chegar". 

"Com esse lançamento usamos design único e modelo icônico como peças principais para apresentar o projeto e a nossa parceria para ainda mais clientes. Mais do que isso, queremos envolvê-los e realmente cativá-los a partir da proposta do Defender Onçafari para que saibam mais sobre o que estamos apoiando hoje como Land Rover”, diz Paulo Manzano, diretor de marketing da Jaguar Land Rover.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com