Novo BMW Série 7 2023 é polêmico por fora e super futurista por dentro
Sétima geração do mais luxuoso dos BMW surpreende com portas automáticas e tela de cinema 8K de 31 polegadas
Depois de aproximadamente 6 anos de mercado sem grandes mudanças, o BMW Série 7 agora tem uma geração inteiramente nova para chamar de sua. O novo modelo acaba de ser apresentado pela marca e surpreende nos mais diversos aspectos, desde o design ousado e disruptivo até a cabine altamente tecnológica e equipada com o que há de mais moderno na indústria.
Por fora, as linhas seguem lançamentos recentes, como o X7 2023, e impactam pela ousadia adotada. Na dianteira, por exemplo, o conjunto óptico passa a ser dividido, com a parte de cima abrigando as luzes diurnas de LED e a de baixo os faróis principais. A grade continua grande e bem destacada, enquanto o para-choque agora tem novos moldes e vincos mais recortados.
Galeria: Novo BMW Série 7 2023
De perfil, chamam atenção as maçanetas embutidas - elemento que tem se tornado padrão em todos os novos modelos da BMW. Por sua vez, a traseira conta com lanternas estreitas e divididas entre os cantos da carroceria e a tampa do porta-malas. Destaque ainda para a tampa do porta-malas com vincos bem retilíneos e definidos. Na versão 100% elétrica, batizada de i7, há ainda detalhes em azul espalhados pela carroceria.
No interior, a Série 7 2023 adota a mais recente versão do Live Cockpit Plus da BMW, incluindo o software iDrive 8. O destaque ficará por conta da gigantesca tela horizontal que abriga conjuntamente os elementos do quadro de instrumentos (12,3 polegadas) e as funções do sistema de entretenimento (14,9").
Na segunda fileira, chama atenção a tela de cinema 8K de 31,3 polegadas (oferecida como opcional) posicionada entre os dois assentos dianteiros, dando aos passageiros traseiros acesso à Amazon Fire TV integrada e outros serviços online. Cada passageiro traseiro pode controlar a tela tocando nela ou através de dois tablets de 5,5 polegadas montados nos painéis da porta.
Ainda como opcional, o sistema de som Bowers & Wilkins Diamond substitui os 18 alto-falantes padrão do carro por 36 alto-falantes de altíssima qualidade. Quatro desses alto-falantes estão integrados ao forro e todos os 36 oferecem uma função de áudio 4D completa que usa vibrações magneticamente controladas para melhores graves.
No quesito assistência, o Driving Assistant Professional engloba ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e Lane Keeping Assistant, capazes de manter o carro na estrada sem interferência do motorista. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.
Outra novidade é a compatibilidade com conexão 5G, uma tecnologia que permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge e chamada de Emergência Inteligente.
Sob o capô, são oferecidas duas opções de motorização, ambas com hibridização de 48 volts. A versão 740i tem motor 3.0 turbo de 6 cilindros em linha com 380 cv de potência e 52,9 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 96 km/h em 5 segundos. Já no modelo 760i xDrive, o propulsor 4.4 V8 biturbo desenvolve 540 cv e 76,4 kgfm de força. A aceleração neste caso é feita em 4,2 s. Nos dois casos, a transmissão é automática de 8 marchas.
Já as versões elétricas, i7 xDrive60 e i7 M70 xDrive, entregam 551 cv e 669 cv, respetivamente. A autonomia pode ser de até 625 km. Mais detalhes sobre o BMW i7 estão disponíveis aqui.
Ouça o podcast do Motor1.com:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW Série 7: A beleza e a história das gerações anteriores do sedã de luxo
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BMW defende design polêmico do Série 7: "clientes querem se destacar"
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BMW dará adeus aos motores V12 com série especial do Série 7
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo BMW Série 7 2022: projeção antecipa próxima geração com design polêmico