Considerado um dos modelos mais estilosos do portfólio da BMW, o icônico Z4 já tem data marcada para deixar o mercado. De acordo com informações do site espanhol Motor.es, o modelo terá produção encerrada em 2025 e, ao que tudo indica, não ganhará sucessor. O fim de linha está diretamente relacionado com o volume de vendas, que segundo fontes estaria aquém das expectativas da marca.

A atual geração do Z4 foi lançada em 2018 como fruto de parceria firmada entre a BMW e a Toyota. A japonesa estava interessada em reviver o emblemático Supra e se juntou com a fabricante alemã para tocar conjuntamente o projeto, dividindo custos e desenvolvimento. A partir da mesma base, cada modelo seguiu caminho próprio no design. O acordo também estabeleceu que a BMW não lançaria versões cupê e a Toyota não faria um Supra conversível.

Galeria: BMW Z4 M40i 2019

Hoje, o Z4 tem produção concentrada em Graz, na Áustria, sob responsabilidade da fabricante terceirizada Magna Steyr. É considerado um modelo de nicho, com mercado restrito e um dos poucos representantes da categoria ainda vivo. Tem como principal concorrente o Porsche 718 Boxster. Sob o capô, adota motores 2.0 turbo com 258 cv e 3.0 de 6 cilindros com 340 cv.

Terá produção encerrada ao fim do ciclo de vida, em 2025, e não contará com sucessor. Uma saída seria transformá-lo em um esportivo 100% elétrico, mas a ideia de antemão já foi descartada pela BMW.

Antes de morrer, porém, o Z4 passará por atualizações. Ao que tudo indica, o modelo receberá para a linha 2023 retoques no visual e novidades no pacote tecnológico. Dessa forma, poderá se despedir do mercado minimamente atualizado. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com