A velocidade tem fascinado a humanidade há milênios. As corridas a pé na Grécia antiga e as corridas de bigas em Roma deram origem à corridas competitivas. Mas foi somente quando os primeiros carros surgiram na Europa que a busca da humanidade pela velocidade decolou. Hoje, quase todos os carros podem atingir 160 km/h e a maioria dos carros familiares já supera 190 km/h.
Atualmente, é difícil ver um carro que se autodenomina esportivo que não passe pelo menos de 200 km/h. Mas nossa necessidade por velocidade vai além disso. O que antes era uma busca por quebrar a barreira dos 350 km/h hoje já está em 480 km/h, enquanto as montadoras se esforçam para acrescentar mais potência, aerodinâmica mais inteligente e começar a implementar motores elétricos, tudo em nome de ir mais rápido.
O Motor1.com preparou uma lista classificando os carros mais rápidos do mundo, de acordo com a velocidade máxima. Mas para ter um contexto adicional também incluímos o tempo que cada um leva para atingir 100 km/h a partir da imobilidade.
A Koenigsegg sabe uma coisa (ou seis) sobre ir rápido e o Jesko Absolut é o mais recente exemplo. Mas enquanto a maioria dos outros carros desta lista atingiu suas velocidades máximas de fato, os 531 km/h são puramente teóricos, pois nenhuma unidade atingiu o feito de fato, no mundo real.
Com mais de 1.600 cv e 152,9 kgfm de torque a partir de um V8 de 5.0 litros biturbo e uma aerodinâmica aprimorada, o monstro sueco de US$ 2,8 milhões (mais de R$ 13 milhões) tem as credenciais para altas velocidades.
Velocidade máxima: 531 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: Não informado
Potência: 1.622 cv
Torque: 152,9 kgfm
Preço (em dólares): US$ 2,8 Milhões
As altas velocidades não são domínio exclusivo das marcas europeias. Os americanos da Hennessey Performance Engineering também sabem algo sobre isso. Enquanto o antigo Venom GT chegava a até 428 km/h, a Hennessey afirma que o próximo Venom F5 passará de 499 km/h, graças a um V8 6.6 biturbo duplo que produz 1.842 cv e 164,9 kgfm de torque. Enquanto o preço é inferior ao de alguns de seus rivais europeus, começando em US$ 1,8 milhões (R$ 8,4 milhões), a Hennessey está planejando construir apenas 24 exemplares.
Velocidade máxima: 499 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,4 segundos
Potência: 1.842 cv
Torque: 164,9 kgfm
Preço (em dólares): US$ 1,8 Milhão
O Bugatti Bolide de pista é a criação mais selvagem já já apresentada pelos franceses, o que certamente significa algo. Baseado na plataforma Chiron, o Bolide pega o motor W16 de 8.0 litros quadriturbo usando combustível de 110 octanas de corrida, ajudando a elevar o rendimento para 1.825 cv e 188,7 kgfm de torque em comparação com o Chiron Super Sport 300+.
A velocidade máxima passa de 499 km/h. Para entrar no clube ultra exclusivo de proprietários do Bolide, foi necessário desembolsar US$ 4,7 milhões (R$ 21,9 milhões), mas a Bugatti confirmou que o modelo estava esgotado já no início de 2022.
Velocidade máxima: 499 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,17 segundos
Potência: 1.825 cv
Torque: 188,7 kgfm
Preço (em dólares): US$ 4,7 Milhões
A Bugatti está continuamente encontrando maneiras de retirar cada vez mais desempenho de um motor em particular. Seu W16 8.0 litros com 4 turbos nos chocou no Veyron e no Veyron Super Sport - dois carros que, se ainda estivessem em produção, entrariam nesta lista com facilidade - mas este motor monstruoso está em um nível totalmente diferente no mais novo Chiron Super Sport 300+. Com 1.622 cv e 163,1 kgfm, atinge 100 km/h em 2,3 segundos e, como o nome sugere, pode atingir 483 km/h (300 mi/h).
Velocidade máxima: 483 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,3 segundos
Potência: 1.622 cv
Torque: 163,1 kgfm
Preço (em dólares): US$ 3,9 Milhões
O SSC Tuatara estabeleceu uma média de velocidade de 455,3 km/h no Campo de Provas Johnny Bohmer nas instalações de pouso do ônibus espacial na Flórida (EUA). Isso é um pouco mais lento que sua suposta velocidade máxima de de 508 km/h, mas ainda é rápido. Ele entrega 1.774 cv e 177 kgfm de torque. Ótimos números para um carro que custa "apenas" US$ 1,9 milhão (R$ 8,8 milhões).
Velocidade máxima: 455,3 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,5 segundos
Potência: 1.774 cv
Torque: 177 kgfm
Preço (em dólares): US$ 1,9 Milhão
Se alguma vez questionaram se a eletrificação é o futuro do desempenho, a Rimac (agora em parceria com Bugatti) está em uma missão para responder que "SIM", é o futuro, com o Nevera. O elegante hipercarro croata usa quatro motores elétricos com uma potência total de 1.940 cv e 240,5 lgfm de torque. Enquanto uma velocidade máxima de 415 km/h é impressionante, estamos mais perplexos com o tempo de 1,97 segundo para atingir 100 km/h partindo da imobilidade.
Velocidade máxima: 415 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 1,97 segundo
Potência: 1.940 cv
Torque: 240,5 kgfm
Preço (em dólares): US$ 2,5 Milhões
A Aston Martin nunca se rendeu totalmente ao hipercarro, ao invés disso, contentou-se em construir excelentes e belos GTs. O Valkyrie é uma mudança de hábito, resultado de uma parceria entre a Aston e seu parceiro na Fórmula 1, a Red Bull Racing, para construir um hipercarro com pedigree de campeão mundial.
O Valkyrie possui um conjunto mesclando um V12 aspirado, de origem Cosworth, em conjunto a motores elétricos para produzir 1.176 cv e 91,8 kgfm de torque. Parece uma moto: muita potência pra pouco torque. Mas o pensamento é o mesmo: O motor V12 chega a estonteantes 11.000 rpm.
Velocidade máxima: 402 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,5 segundos
Potência: 1.176 cv
Torque: 91,8 kgfm
Preço (em dólares): US$ 3 Milhões
Mais do que qualquer outra marca nesta lista, a McLaren conhece os hipercarros que quebram recordes. O lendário McLaren F1 manteve o recorde de velocidade por mais de duas décadas, até a chegada do Bugatti Veyron. O novo McLaren Speedtail não vai recuperar o recorde do F1 com uma velocidade máxima de 402 km/h, mas o hipercarro de 1.050 cv e US$ 2 milhões (R$ 9,35 milhões) é, sem dúvida, o carro mais bonito desta lista.
Velocidade máxima: 402 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,9 segundos
Potência: 1.050 cv
Torque: 117,2 kgfm
Preço (em dólares): US$ 2 Milhões
Com espaço para quatro ocupantes e um motor de três cilindros, o Koenigsegg Gemera não parece ser o tipo de veículo que entraria numa lista dos carros mais rápidos do mundo. Mas o Gemera traz ainda 1.723 cv e 356,8 kgfm de torque. A velocidade máxima é "apenas" 400 km/h e o 0 a 100 km/h acontece em 1,9 segundo, tornando esta uma maneira brilhante de assustar três de seus amigos mais próximos.
Esse desempenho insano vem graças a três motores elétricos, que trabalham ao lado do motor de 2.0 litros de três cilindros, com dois turbos. Os preços começam em US$ 500.000 (R$ 2,3 milhões), o que não é tão insano para o melhor desempenho que a Suécia tem a oferecer.
Velocidade máxima: 400 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 1,9 segundo
Potência: 1.723 cv
Torque: 356,8 kgfm
Preço (em dólares): US$ 500 mil
O longevo Pagani Huayra BC Roadster é um carro incomum nesta lista. A potência não é excessiva, mas o supercarro V12 de pode acelerar até 380 km/h. Com um preço de US$ 3,4 milhões (R$ 15,8 milhões), entrega 830 cv graças ao Pacchetto (Pacote em italiano) Tempesta, que foi introduzido em 2021, mas a Pagani não indicou como isso melhora o tempo de zero a 100 ou a velocidade máxima.
Velocidade máxima: 380 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,8 segundos (estimado)
Potência: 830 cv
Torque: 112 kgfm
Preço (em dólares): US$ 3,4 Milhões
Lamborghini é sinônimo de motores V12, mas isso não é para sempre. O novo Aventador LP780-4 Ultimae representa o último prego no caixão para o desempenho somente a gasolina do icônico V12 na montadora italiana. O futuro agora será eletrificado. E que baita prego é este. A potência chega a 780 cv, enquanto o torque é de 73,4 kgfm. Estes são números modestos em relação a alguns dos veículos desta lista, mas atingindo 100 km/h em 2,8 segundos e uma velocidade máxima de 354 km/h, a celebração final da linha Aventador e do V12 movido a gasolina é uma despedida digna.
Velocidade máxima: 354 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,8 segundos
Potência: 780 cv
Torque: 73,4 kgfm
Preço (em dólares): US$ 498.528
Se você estiver dando o nome do fundador de sua empresa a um carro, é melhor que seja um esforço bastante épico. Felizmente para a Automobili Pininfarina, o Battista certamente se qualifica. Batizado em homenagem ao Battista Pininfarina, o fundador da casa de design italiana, este monstro 100% elétrico tem 1.926 cv de potência e 240,7 kgfm de torque através de uma configuração de quatro motores semelhante ao Rimac Nevera. Os dois carros compartilham a plataforma e são construídos nas mesmas instalações croatas.
A velocidade máxima do Battista é menor que a do Nevera: 350 km/h, mas é ligeiramente mais rápido na aceleração. Considerando a economia de 500.000 dólares ao se comprar o Pininfarina e não o Rimac, parece um sacrifício justo.
Velocidade máxima: 350 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 1,8 segundo
Potência: 1926 cv
Torque: 240,7 kgfm
Preço (em dólares): US$ 2 Milhões
O que acontece se colocarmos o mesmo motor de um carro de Fórmula 1 em um modelo que pode andar nas ruas? É a proposta do Mercedes-AMG One, que ficou cinco anos em desenvolvimento após a estreia do protótipo. E entrega exatamente o que prometeu. Seu 1.6 V6 turbo, combinado a outros quatro motores elétricos, entrega 1.063 cv de potência.
Foi projetado para chegar a 352 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos. Serão necessários 7 segundos para chegar a 200 km/h e 15,6 s para alcanaçr os 300 km/h. Não é tanto, comparado a alguns dos carros desta lista, mas há pouca dúvida de que o Mercedes-AMG de US$ 2,7 milhões ainda é um dos carros mais rápidos do planeta.
Velocidade máxima: 350 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,9 segundos
Potência: 1.063 cv
Torque: Não informado
Preço (em dólares): US$ 2,7 Milhões
O mais recente Ford GT é mais mais revolucionário do que seu predecessor, tanto em termos de seu design quanto de seu motor. O V6 3.5 turbinado produz 670 cv e 76 kgfm, sendo o Ford mais rápido de todos os tempos ao atingir 347 km/h. O preço de US$ 500.000 (R$ 2,3 milhões) é adequado para um carro com tanta potência e velocidade, mesmo que pareça bem alto para algo feito pela Ford.
Velocidade máxima: 347 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 3 segundos
Potência: 670 cv
Torque: 76 kgfm
Preço (em dólares): US$ 500 mil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford GT Mk II é versão limitada a 45 unidades com motor de 700 cv
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford GT tem 655 cv e alcança 347 km/h de velocidade máxima
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Primeiro Ford GT 2017 sai da linha de montagem no Canadá
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia