A nova geração do Hyundai Creta acaba de ser submetida aos testes de segurança do Global NCAP e os resultados parecem não ter sido dos mais animadores. De acordo com relatório divulgado pela entidade, o SUV alcançou pontuação de apenas 3 estrelas do total de 5 possíveis nas provas de impacto frontal, com colisão simulada a 64 km/h. Além disso, obteve somente 8 pontos de um total de 17 que poderiam ser alcançados.
A carroceria foi classificada como "instável", assim como o apoio para os pés do motorista. Apesar disso, a proteção para a cabeça do motorista foi verificada como "adequada" e para o passageiro foi "boa". Tanto o motorista quanto o carona também registraram proteção "boa" para o pescoço, enquanto a proteção no peito foi classificada como "marginal" para o motorista e "boa" para o copiloto.
O relatório também revelou que a proteção para os joelhos do motorista e do passageiro da frente foi classificada apenas como "marginal", sendo observado o risco de contato com "estruturas perigosas" atrás do painel.
Para crianças, o Creta também registrou classificação de apenas 3 estrelas, com 28,29 pontos de um total de 49. Pesou contra o fato de a versão testada, a mais básica da linha, não oferecer fixação do tipo ISOFIX para cadeiras infantis. Dessa forma, os assentos tiveram que ser presos com cintos de segurança, o que durante o impacto gerou movimentos excessivos na cabeça do manequim. Não à toa, a proteção torácica foi registrada como "fraca".
Os resultados, como dito, refletem o fato de a versão testada ser básica e desprovida de diversos equipamentos de segurança - oferecidos em sua maioria apenas nas variantes mais caras. Além da ausência do ISOFIX, também faltam cintos de três pontos para todos os passageiros, controle eletrônico de estabilidade, freios a disco nas quatro rodas e airbags laterais ou de cortina (há apenas os básicos frontais).
O Creta avaliado, vale lembrar, é produzido e vendido na Índia. No Brasil, o Creta fabricado localmente em Piracicaba (SP) ainda não foi submetido a testes de segurança do tipo, no caso promovidos pelo Latin NCAP. Diferente do asiático, o modelo nacional já oferece desde a configuração de entrada todos os itens que faltam no equivalente oriental.
Fonte: Global NCAP
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