Com 7 lugares, Hyundai Grand Creta teria espaço no mercado brasileiro?
Variante criada na Índia começa a ser vendida na África do Sul com motores 2.0 a gasolina e 1.5 turbodiesel
SUVs compactos continuam a crescer em popularidade ao redor do mundo, então as fabricantes sempre procuram uma forma de aproveitar esta demanda. Uma forma é ter uma opção de 7 lugares, como a Hyundai fez com o Creta. Antes lançado na Ásia como Alcazar, o carro começa a ser vendido na África do Sul como Grand Creta. Há rumores de que poderia vir ao Brasil em algum momento, mas não há nada confirmado até agora.
O Hyundai Grand Creta, como diz o nome, é o Creta levemente mais esticado. Desenvolvido na Índia como um modelo global, teve a plataforma K2 alterada, aumentando o entre-eixos de 2,61 metros para 2,71 m, enquanto o comprimento total foi de 4,27 m para 4,50 m. Assim, a marca pôde colocar mais dois bancos atrás da segunda fileira. O porta-malas tem capacidade para 180 litros com a terceira fileira no lugar, mas pode chegar 1.670 litros com todos os bancos rebatidos.
Galeria: Hyundai Grand Creta
No mercado sul-africano, o Grand Creta terá o 2.0 aspirado de quatro cilindros, com 159 cv e 19,5 kgfm de torque. A outra opção será o 1.5 turbodiesel, que entrega 115 cv e 25,5 kgfm. As versões mais baratas terão uma transmissão manual de 6 marchas, enquanto as mais caras adotam um câmbio automático de 6 posições com conversor de torque.
Terá uma linha bem reduzida, com apenas duas configurações: Executive e Elite, cada uma podendo receber tanto o motor a gasolina quanto diesel. A Hyundai diz que a versão Exclusive já vem com carregador sem fio para smartphones, central multimídia com tela de 8 polegadas, câmera de ré e conectividade via Android Auto e Apple CarPlay. Do lado de fora estão os faróis de LED e as rodas de liga leve de 17 polegadas.
Na versão Elite, o Grand Creta ganha rodas de 18 polegadas, partida por botão, teto-solar panorâmico, sensores de estacionamento, bandejas para a segunda fileira de assentos e mais. Ainda recebe um painel de instrumentos com uma tela de 10,2 polegadas no centro e banco do motorista com ajuste elétrico.
O SUV tem uma suspensão McPherson na frente e eixo de torção no eixo traseiro nas duas configurações. A versão topo de linha recebe um seletor de modo de condução com cinco opções: Neve, Lama, Areia, Eco, Sport e Normal.
É o segundo mercado global onde o Hyundai Grand Creta começa a ser vendido, junto com o México, mostrando que realmente não ficará restrito à Ásia. Até o momento, não há nenhuma indicação de que será vendido no Brasil, embora muitos rumores já tenham falado sobre sua disponibilidade por aqui. Enquanto isso não acontece, a Hyundai prepara duas novidades para o Brasil: a reestilização do HB20 e a versão esportivada N-Line para o Creta.
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
Governo de SP prova que não está nem aí para carros elétricos
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
Toyota Urban Cruiser é revelado na Europa; veja o que ele traz
Hyundai: sem carros em promoção de Black Friday, marca foca no pós-venda