Após uma série de teasers e informações preliminares divulgadas, as primeiras unidades da nova geração da Triumph Tiger 1200 2022 começam a chegar no mercado brasileiro. A moto já estava em pré-venda desde o meio de março, quando foram reveladas as 3 versões que serão comercializadas no Brasil.
A novidade agora é que a marca divulgou os valores. No entanto, vale ressaltar que os preços anunciados para a Tiger 1200 de nova geração são válidos apenas para as 250 primeiras unidades. Assim, a versão Rally Pro Touring está saindo por R$ 113.480, a GT Explorer Touring custa R$ 120.480 e, por último, cobram-se R$ 127.480 pela Rally Explorer Touring.
A família Triumph Tiger 1200 2022 agora é movida pelo mesmo motor de três cilindros em linha 1.160 cm³ encontrado na nova Speed Triple. Na aventureira da Triumph, ele entrega 150 cv de potência a 9.000 rpm, e 13,25 kgfm de torque a 7.000 rpm. Outra novidade é o virabrequim tipo "crossplane", que a marca diz possibilitar melhores respostas em baixas rotações. Além disso, a empresa afirma que a moto está 25 kg mais leve.
Parte da economia de peso veio da adoção de tanques de combustível de alumínio em toda a linha. Os modelos Tiger 1200 Rally Pro têm um tanque de 20 litros, enquanto as Tiger 1200 GT Explorer e Rally Explorer recebem um tanque de combustível de 30 litros. Também há diferenças de ciclística. O ângulo de trail é de 24,1º nas GT e de 23,7º nas Rally. O trail, respectivamente, é de 120 mm e 112 mm.
A suspensão Showa semi-ativa vem de fábrica em toda as versões, com as variantes GT tendo 200 mm de curso e as variantes Rally já com 220 mm. Os freios dianteiros são um par de discos flutuantes de 320 mm da Brembo, mesma fornecedora do traseiro que tem disco único de de 282 mm. ABS é de série nas duas rodas.
A Triumph Tiger 1200 2022 recebe na versão GT um conjunto de rodas de liga leve com 19 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira. Ambos usam pneus Metzeler Tourance. Já as Rally Pro e Rally Explorer trazem rodas raiadas de 21 polegadas na frente e de 18 polegadas na traseira. Ambas usam pneus Metzeler Karoo Street sem câmara.
A Triumph já equipou a Tiger 1200 2022 com monitor de ponto cego, que está disponível nas versões GT Explorer e Rally Explorer. Este pacote inclui tanto o monitor quanto a assistência para mudança de faixa com uso de radares. Controle de tração atuante em curvas, modos de condução, farol de LED e um painel de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas e conectividade Bluetooth vêm de fábrica em todas as configurações da aventureira. As versões Rally ainda recebem manoplas aquecidas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Honda PCX foi a moto que menos desvalorizou em 2023; veja a lista
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Triumph revive a Daytona com motor 660 da Trident
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Triumph antecipa nova esportiva, que pode ser a Daytona 660