Vendas de carros novos caem 23,8% em março no 9º mês consecutivo de queda
Guerra na Ucrânia e avanço da Covid-19 na China afetam disponibilidade de compoentes e atrapalha produção brasileira
Os números de emplacamentos divulgados hoje (05/04) pela Fenabrave apontaram mais um desempenho negativo para o mercado de veículos novos. Em março, foram registrados 134.904 automóveis e comerciais leves, 23,82% a menos do que há um ano. Este foi o 9º mês seguido com retração nos números. Na comparação com fevereiro (123.035), no entanto, houve uma evolução de quase 10%.
No 1º trimestre, as 374.533 unidades emplacadas representaram uma queda de 24,76% frente a 2021 – em números absolutos, aproximadamente 123 mil veículos a menos nas ruas. De acordo com José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave, o desempenho no período está relacionado com uma série de fatores.
“A variante Ômicron afetou a produção de diversos componentes industriais e a venda de veículos, no início do ano. Em seguida, houve o conflito entre Rússia e Ucrânia, que deixou muitos consumidores preocupados, especialmente, com os preços dos combustíveis”, afirmou o executivo. Ainda segundo Andreta Jr., a redução do IPI pode ajudar a aquecer as vendas em abril e melhorar o desempenho esperado para o quadrimestre.
Apesar do cenário complicado até o momento, a Fenabrave decidiu não revisar as projeções do setor para 2022, mantendo a expectativa de 2,06 milhões de unidades comercializadas até dezembro. “Os efeitos da pandemia no 1º. Bimestre deste ano, somado aos impactos do conflito no Leste Europeu, nos leva a um cenário ainda incerto, o que nos impede de realizar revisões mais precisas, neste momento”, explica Andreta Jr.
Toyota entra no pódio
Entre as dez primeiras colocadas entre as montadoras, apenas duas registraram crescimento nos últimos doze meses: a Toyota (16.995, +34%), 3ª, e a Caoa Chery (3.171, +29%), 10ª. Este avançado da Toyota é o mais interessante, pois fez com que a marca japonesa ultrapassasse a Hyundai no acumulado, embora por uma diferença pequena de 133 unidades.
No topo da tabela pelo 15º mês seguido, a Fiat (28.981) assegurou quase dez mil unidades de vantagem sobre a Chevrolet (19.208) – no trimestre, a diferença já é de quase 30 mil, mesmo que a fabricante norte-americana tenha ganhado ritmo com as vendas de Onix, Onix Plus e Tracker.
Atrás da Hyundai (14.226), a Volkswagen (12.758) repetiu a 5ª posição de fevereiro graças a uma retração de quase 61% e agora também é 5ª no ano. A alemã se apoiou no desempenho de T-Cross e Nivus, visto que a fábrica em São Bernardo do Campo (SP) operava em apenas um turno e a linha Gol e Voyage perdeu as opções automáticas. Com avanço de mais de 60%, a Peugeot (3.100) ficou bem perto do top 10. Destaque para a Kia (417), que aumentou em quase 120% suas vendas de 2021.
POS. |
MARCA |
TOTAL 2022 |
MAR 22 (A) |
% MAR 22 |
FEV 22 (B) |
% FEV 22 |
MAR 21 (C) |
% VARIAÇÃO (A / B) |
% VARIAÇÃO (A / C) |
1º |
FIAT |
79.074 |
28.981 |
21,48% |
26.414 |
21,47% |
38.043 |
9,72% |
-23,82% |
2º |
CHEVROLET |
50.192 |
19.208 |
14,24% |
17.432 |
14,17% |
23.239 |
10,19% |
-17,35% |
3º |
TOYOTA |
40.492 |
16.995 |
12,60% |
13.290 |
10,80% |
12.681 |
27,88% |
34,02% |
4º |
HYUNDAI |
40.359 |
14.226 |
10,55% |
13.377 |
10,87% |
16.981 |
6,35% |
-16,22% |
5º |
VW |
37.622 |
12.758 |
9,46% |
11.499 |
9,35% |
32.643 |
10,95% |
-60,92% |
6º |
JEEP |
30.293 |
10.351 |
7,67% |
8.355 |
6,79% |
11.401 |
23,89% |
-9,21% |
7º |
RENAULT |
26.637 |
8.381 |
6,21% |
9.151 |
7,44% |
12.238 |
-8,41% |
-31,52% |
8º |
HONDA |
13.515 |
4.692 |
3,48% |
4.018 |
3,27% |
7.113 |
16,77% |
-34,04% |
9º |
NISSAN |
10.375 |
4.036 |
2,99% |
2.784 |
2,26% |
5.560 |
44,97% |
-27,41% |
10º |
CAOA CHERY |
9.605 |
3.171 |
2,35% |
3.241 |
2,63% |
2.453 |
-2,16% |
29,27% |
11º |
PEUGEOT |
9.852 |
3.100 |
2,30% |
2.593 |
2,11% |
1.912 |
19,55% |
62,13% |
12º |
MITSUBISHI |
4.411 |
1.731 |
1,28% |
1.422 |
1,16% |
1.701 |
21,73% |
1,76% |
13º |
FORD |
3.792 |
1.298 |
0,96% |
989 |
0,80% |
4.304 |
31,24% |
-69,84% |
14º |
BMW |
2.765 |
1.234 |
0,91% |
834 |
0,68% |
1.142 |
47,96% |
8,06% |
15º |
CITROËN |
5.493 |
1.177 |
0,87% |
1.776 |
1,44% |
1.427 |
-33,73% |
-17,52% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
1.509 |
577 |
0,43% |
402 |
0,33% |
701 |
43,53% |
-17,69% |
17º |
KIA |
1.080 |
417 |
0,31% |
337 |
0,27% |
191 |
23,74% |
118,32% |
18º |
PORSCHE |
699 |
380 |
0,28% |
185 |
0,15% |
385 |
105,41% |
-1,30% |
19º |
LAND ROVER |
1.037 |
337 |
0,25% |
357 |
0,29% |
582 |
-5,60% |
-42,10% |
20º |
VOLVO |
1.096 |
295 |
0,22% |
351 |
0,29% |
727 |
-15,95% |
-59,42% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
374.533 |
134.904 |
100,00% |
123.035 |
100,00% |
177.080 |
9,65% |
-23,82% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?