Em tantos rumores sobre a reestilização do Toyota Corolla, a fabricante dá o primeiro indício sobre a apresentação do carro renovado. A marca acaba de anunciar um investimento de R$ 50 milhões para a fábrica de Indaiatuba (SP), destinados para a “renovação do ciclo de vida do Corolla sedã”, como diz a empresa no comunicado enviado à imprensa. O facelift é esperado para o 2º semestre no mercado global, enquanto o lançamento nacional deve acontecer apenas em 2023.

A Toyota afirma que o projeto de renovação da fábrica de Indaiatuba começará neste ano e que o aporte será usado para atualizar o complexo com novas tecnologias para a linha de montagem. Tirando isso, a fabricante não dá mais qualquer detalhe sobre quando deveremos ver o carro pelas ruas brasileiras.

Toyota Corolla Sedan - versão americana
Toyota Corolla Sedan tem visual diferente nos Estados Unidos

Há algumas semanas, ouvimos os primeiros rumores sobre a reestilização de meia-vida do Corolla, com a mídia japonesa falando que estaria nas lojas por lá em outubro. De acordo com o site Creative Trends, as concessionárias nipônicas até estariam fazendo as últimas encomendas do modelo atual, para que a fábrica em Aichi monte as unidades. Após esta data, o complexo passará por sua renovação para fazer o Corolla com novo design.

Toyota Corolla Sedan - versão europeia
Toyota Corolla Sedan: Versão "global" vendida no Brasil e Europa

Como o carro ainda não apareceu em testes, tudo o que ouvimos a respeito são especulações. O Creative Trends comenta sobre novos faróis, lanternas e grade, apesar de não explicar se terão um formato modificado ou se somente para a parte interna. A cabine deve adotar novos materiais e espera-se que tenha um novo painel de instrumentos, inclusive com chances de receber a tela de 12,3” do SUV Harrier. Não é difícil imaginar que receba mais itens de segurança para o pacote Safety Sense, visto que sua principal rival fará o mesmo com o Honda Civic.

Toyota Corolla Sedan - versão americana
Toyota Corolla Sedan americano tem visual mais esportivo

Na parte mecânica, as informações que circulam pelo Japão dizem que o 1.8 deixaria de ser usado nas versões de entrada, para receber o 1.5 de três cilindros do Yaris europeu. A variante híbrida continuaria a usar o 1.8 atual e, dependendo do mercado, pode ter o 2.0 de quatro cilindros e injeção direta (como temos no Brasil) ou o 1.2 turbo usado na Europa.

Toyota Corolla Sedan - modelo europeu
Toyota Corolla Hatch Sport
Toyota Corolla Sedan - modelo europeu

Com a apresentação global acontecendo no 2º semestre, o Toyota Corolla renovado levará mais um bom tempo para chegar ao Brasil. Já esperávamos por uma estreia apenas em 2023, para que o sedã possa completar quatro anos de mercado (foi lançado aqui em 2019). Até lá, a fabricante deve apostar no inédito GR Corolla, versão esportiva baseada no hatch e que será revelada hoje.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com