Apresentada em 2020 para o mercado global, a Nissan Frontier finalmente atualiza o seu design no Brasil. A picape média faz sua estreia na América Latina, adotando uma nova identidade visual, melhorias na sua estrutura e mais equipamentos, para manter o ritmo de crescimento e buscar os líderes do segmento. Será vendida em seis versões, com preços entre R$ 230.197 e R$ 314.590, chegando às lojas no final de abril.
Para renovar a Nissan Frontier, os designers da marca olharam bastante para a Titan, picape grande que nunca chegou ao país. O estilo é bem próximo, usando uma grade semelhante com uma borda bem grossa e o novo logo da marca no meio. Os faróis são próprios, com o mesmo formato do modelo anterior, porém recebendo um conjunto full-LED nas versões mais caras, usando quatro pequenos projetores quadrados, enquanto a iluminação diurna utiliza duas linhas na parte superior e inferior.
O para-choque também foi alterado para usar luzes de neblina menores e com um acabamento na vertical, enquanto a passagem de ar ficou mais fina após a adição de um skidplate. Do outro lado, a caçamba tem o mesmo design básico, mudando as lanternas ao receber um novo desenho e com com um “C” em LED, além do para-choque usar uma parte pintada na cor do veículo. A tampa recebeu um novo sistema de redução de esforço, ficando 60% mais leve.
A cabine já mudou menos. A alteração mais óbvia é a adoção do volante igual ao do Kicks, aposentando aquele volante mais grosso que era usado em modelos mais antigos da Nissan, como Versa e March. O ar-condicionado tem novos controles, mas continuar a ser digital e de duas zonas nas versões mais caras. A multimídia é a mesma que já equipava a picape, com 8” polegadas e conexão Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos continua a usar um velocímetro e conta-giros analógico, mas a tela central agora é de 7” (ao invés de 5”).
Como é apenas uma reestilização, a Nissan optou mexeu pouco na motorização. Seguirá com o 2.3 turbodiesel, nas versões um ou dois turbos. A primeira foi modificada, agora com 163 cv e 43,3 kgfm, enquanto a biturbo segue gerando 190 cv e 45,9 kgfm (biturbo), com o torque entregue a 1.500 rpm. Ambos trazem um tanque de ARLA 32 para reduzir as emissões de poluentes.
A versão mais básica equipa apenas a versão de entrada e é a única com transmissão manual de 6 marchas. As demais configurações usam o motor biturbo e o câmbio automático de 7 posições. Em todos os casos, a tração é 4x4. Tem um seletor de modo de condução com as opções Standard, Sport, Off-road e Tow. O off-road aumenta a tração em situações mais difíceis e usa as câmeras 360° para ajudar na visibilidade, enquanto o tow é para reboque.
O motor pode não ter mudado, mas não significa que a picape não recebeu novidades mecânicas, pelo contrário. Agora traz freios a disco na traseira, abandonando os tambores usados anteriormente. Manteve a suspensão independente dianteira, enquanto a traseira usa um sistema de molas helicoidais, uma construção que era inédita no segmento.
A Nissan ainda aproveitou a chance para mexer na parte estrutural. A Mercedes-Benz, ex-parceira da marca japonesa, havia feito alguns reforços para a Classe X (baseada na Frontier e que já saiu de linha). A nova Frontier herdou estas mudanças, como Motor1.com Argentina adiantou em 2020, adotando uma barra transversal suplementar e um reforço no chassi. Traz um isolamento acústico aperfeiçoado, adotando vidros dianteiros e para-brisa laminados. Ainda virá com seis airbags de série, além dos controles de estabilidade e tração.
Além da nova tela de 7” para o painel de instrumentos a central multimídia atualizada, a lista de equipamentos fica mais recheada com frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego e outros. Manteve as câmeras 360°, algo único no segmento.
A linha ficou mais completa. Além das versões S, SE, Attack e XE que já eram oferecidas, a picape agora tem duas opções no topo de linha. A Platinum ocupa o espaço que era da LE, mantendo o visual padrão da picape média e adicionando teto solar, enquanto a Pro-4X, pelo mesmo preço, aposta em um pacote visual mais aventureiro.
Frontier S (R$ 230.197): Tem ar-condicionado com saída para o banco traseiro, controle de cruzeiro, rodas de 17" de aço, 6 airbags, controle de estabilidade e tração, rádio com bluetooth, direção hidráulica, volante com ajuste de altura, controle automático de descida, vidros elétricos e volante multifuncional. É a única versão com o motor 2.3 monoturbo de 163 cv e transmissão manual de 6 marchas.
Frontier SE (R$ 258.590): Os itens da Frontier S, mais a transmissão automática e rodas de 17" de liga leve. O motor é substituído pelo 2.3 biturbo diesel de 190 cv.
Frontier Attack (R$ 263.648): Adiciona o painel TFT de 7", a central multimídia de 8" com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, 4 alto-falantes (dois dianteiros e 2 tweeters), retrovisores com ajuste elétrico, santantônio, estribo e barra de teto.
Frontier XE (R$ 278.942): Ganha sensor de chuva, ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial, bancos de couro, luzes de LED, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de 18".
Frontier Platinum (R$ 314.590): Adiciona o Nissan Safety Shield com frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, sensor de potno cego, alerta de permanência em faixa com assistente, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado, teto solar, monitoramento de pressão dos pneus e retrovisor interno eletrocrômico.
Frontier Pro-4X (R$ 314.590): Alternativa à Frontier Platinum, recebe bloqueio de diferecencial, pneus all-terrain para as rodas de liga leve de 17", o Nissan Safety Shield e um visual exclusivo.
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