A Toyota anunciou recentemente que foi obrigada a suspender a produção de diversos veículos no Japão por problemas logísticos e de distribuição de componentes. De acordo com a marca, terremotos registrados nas últimas semanas na região Tohoku atingiram diretamente fornecedores e acabaram comprometendo a cadeia de abastecimento de peças. Com isso, as atividades em diversas linhas de montagem tiveram de ser paralisadas.

Ao todo, a suspensão afeta cerca de 18 linhas de montagem em 11 diferentes fábricas. Os veículos atingidos são GR Yaris (galeria abaixo), Mirai, Yaris Cross, RAV4, RAV4 HEV e todos os veículos da marca Lexus (divisão de luxo do grupo Toyota).

"Enquanto priorizamos a segurança das pessoas e a recuperação da região, continuaremos a trabalhar com nossos fornecedores relevantes para fortalecer nossas medidas contra a escassez de peças e fazer todos os esforços para entregar veículos aos nossos clientes o mais rápido possível", disse a Toyota em comunicado.

Outra grande montadora também anunciou problemas de produção: a Volvo. Em nota, a fabricante nórdica revelou que enfrenta "situação de produção pior" diante da escassez de chips ocasionada pela pandemia. Segundo estimativas internas, as interrupções nas linhas de montagem devem durar até o final do primeiro semestre. No caso específico da Volvo, vale ressaltar, as pausas na produção se devem à falta de um tipo específico de semicondutor.

2018 Volvo XC40 production
XC40 em produção na fábrica de Ghent, Bélgica

A marca explica que até chegou a observar melhoria gradual no fornecimento de semicondutores e na produção mês após mês, mas que um desvio temporário dessa tendência obrigou a empresa a realizar pausas no ritmo de montagem. A empresa também disse que o problema não está ligada à situação atual na Ucrânia.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com