[ATUALIZAÇÃO: Em mais uma nota enviada pela Toyota, a fabricante informa que a fábrica de Indaiatuba terá mais uma paralisação entre os dias 14 e 18 de março, também por falta de insumos.]

Além de a pandemia já ter imposto um grade desafio logístico à indústria automotiva, com falta de chips, insumos e outros componentes, o cenário de guerra envolvendo Ucrânia e Rússia também não está ajudando em nada. Agora, a Toyota também anunciou que está sendo afetada aqui no Brasil.

A empresa confirmou em nota que suas linhas de montagem de Indaiatuba e Sorocaba, ambas no estado de São Paulo, estão com a produção suspensa entre os dias 9 e 11 de março. A planta de Indaiatuba é responsável pelo Corolla, enquanto Sorocaba produz Corolla Cross, Yaris (hatch e sedã) e o Etios, este apenas para exportação.

Toyota Corolla e Corolla Cross 2023

Segundo a fabricante, "apesar dos esforços realizados ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, a Toyota do Brasil informa que as plantas de Indaiatuba e Sorocaba estão com produção suspensa nos dias 09, 10 e 11 de março".

A companhia reitera que vem buscando soluções que minimizem os impactos ao consumidor e que mantém diálogo constante e aberto com seus fornecedores, além de aplicar em suas unidades o TPS – Toyota Production System – como forma de minimizar o grande impacto que essa situação atípica vem causando em sua operação e em toda a sua cadeia de fornecedores

Novo Toyota Yaris 2023

Entre os produtos da Toyota que estão sendo afetados pela paralisação, o Yaris deve ser o que sofrerá mais. O modelo recebeu uma atualização para as configurações hatch e sedã agora no mês de janeiro, com as primeiras unidades da dupla chegando às concessionárias da marca recentemente. Com as linhas de montagem suspensas, mesmo que por apenas 3 dias, as entregas devem atrasar um pouco.

Enquanto isso, as vendas de Corolla e Corolla Cross aparentemente seguem bem para a Toyota. O sedã acumulou 2.729 emplacamentos, fazendo dele o 12º carro mais vendido do Brasil em fevereiro. Já o SUV está mostrando um comportamento ainda melhor: com 3.732 unidades comercializadas no mês passado, foi o 10º carro mais vendido do país.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com