O sucesso alcançado pelo recém-criado mercado de picapes intermediárias parece despertar cada vez mais a atenção de grandes montadoras. Prova disso é que depois de Fiat (Toro), Renault (Duster Oroch), Ford (Maverick) e Hyundai (Santa Cruz), a Toyota começa a ser apontada como a mais nova interessada no segmento. Detalhes ainda são limitados, mas rumores apontam para a ideia de uma caminhonete derivada do SUV RAV4.

Do ponto de vista estratégico-comercial, seria um erro para uma marca como a Toyota ficar fora dessa nova onda. A Ford, por exemplo, não tem dado conta de atender aos pedidos pela Maverick diante da alta procura na América do Norte. Além disso, vem colhendo bons frutos no Brasil, onde vendeu o primeiro lote de 300 unidades da picape em apenas 24 horas. O mesmo vale para a Fiat, que mensalmente emplaca altos volumes da Toro.

Galeria: Toyota RAV4 2022

A Toyota, vale ressaltar, dispõe de todos os recursos, tecnologia e experiência para fazer uma picape competitiva e capaz de rivalizar diretamente com as concorrentes. A marca conta com boa reputação no segmento de utilitários esportivos no mundo todo e certamente não teria dificuldades em emplacar comercialmente uma nova picape, especialmente em um segmento crescente e com preço abaixo das caminhonetes médias e grandes. O novo modelo seria posicionado abaixo da Hilux e da Tacoma.

Especulações indicam que a inédita poderia derivar do RAV4, no mesmo esquema adotado pela Maverick, que toma como base a plataforma do Bronco Sport e do Escape (rivais diretos do SUV japonês). No entanto, seria apenas na próxima geração do RAV4, a ser lançada dentro de dois anos. A vantagem é que a nova encarnação do crossover será ainda mais eletrificada e permitirá que a inédita picape conte com versões híbridas e até elétrica.

Toyota Tundra 2022
Nova Tundra 2022 é inspiração para próximas picapes da marca

A Toyota por enquanto não confirma o projeto, mas, como dito, seria um tremendo erro de estratégia não investir no segmento. Além das marcas já representadas na categoria, outras grandes fabricantes preparam picapes monobloco derivadas de SUVs. A Chevrolet em breve terá a Montana derivada do Tracker, enquanto a Chery prepara inédita caminhonete baseada no Tiggo. Nissan e Kia também ensaiam entrada neste mercado, mas com modelos 100% elétricos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com