Os sistemas de comunicação de capacetes por meio de Bluetooth se tornaram onipresentes nos últimos anos. As fabricantes de tais produtos estão sempre encontrando maneiras de melhorar as características, a conectividade e as opções para os usuários. Entretanto, o mercado de comunicadores Bluetooth não tem um padrão industrial para ajudar a impulsionar a tecnologia.

Para ajudar a indústria a formar diretrizes reguladas, empresas como Cardo Systems, Midland, Uclear e Sygn House têm apoiado a chamada "Solução de Comunicação Universal" ou UCS na sigla em inglês. A proposta exige a padronização das dimensões do alto-falante da unidade de comunicação e a compatibilidade das tomadas.

CES 2016: BMW apresenta capacete com head-up display para motos

Os apoiadores esperam que os critérios ajudem os fabricantes de capacetes a criar forros interiores para acomodar todos os sistemas de alto-falantes usados pelos intercomunicadores. O padrão também poderia reduzir o tempo de pesquisa e desenvolvimento para os fabricantes de sistemas de comunicação e expandir as opções para os consumidores.

No momento, os fabricantes de unidades de comunicação estabelecem suas próprias especificações e parcerias de marca para aumentar a concorrência. Uma colaboração entre Shoei e Sena para o capacete GT Air II é um exemplo perfeito da prática, mas a regulamentação da UCS poderia reduzir a possibilidade de um fabricante dominar um mercado específico. A Honda também oferece um capacete já com comunicador próprio para a CB 1000R. Isso obviamente aumentaria a concorrência entre as marcas, mas também aumentaria os modelos disponíveis para todos os clientes.

Devido às práticas não regulamentadas do setor, a maioria dos usuários encontra problemas de conectividade e compatibilidade entre as diferentes marcas. Se você já tentou repetidamente emparelhar as unidades Cardo e Sena, você está bem ciente do problema. Naturalmente, nivelar o campo de atuação com dimensões específicas facilitará a instalação para os clientes e ampliará a concorrência entre as empresas de comunicação, mas a UCS também deve estabelecer um padrão para software e conectividade entre múltiplas plataformas.

Esta não é a única vez que vimos um esforço para uma maior consistência no setor de tecnologia. A União Européia anunciou que exigirá que todos os smartphones usem conectores USB-C para carregamento. Essa notícia abalou a gigante tecnológica Apple, pois a marca se baseia em software e hardware exclusivos de seu ecossistema. Semelhante ao mundo dos smartphones, os fabricantes de comunicação Bluetooth podem precisar adotar um conjunto de regras se a indústria promulgar o plano UCS.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com