Enquanto o mundo está tecnicamente indo para o inferno com aquecimento global, preços dos combustíveis em alta, agitação política e uma pandemia sem fim, nem tudo é desgraça. A indústria de motos está se preparando para o futuro prometido décadas atrás: motos elétricas futuristas ou usando combustíveis sustentáveis.

Atualmente, há 23 motocicletas elétricas à venda nos EUA, incluindo as da Harley-Davidson (1), Zero (9), Husqvarna (1), KTM (1) Tarform (2), bem como fabricantes menores como Damon (2), Cake (4), e Energica (3). Outros ainda estão chegando como Honda, Ducati, BMW, Triumph, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, Arc, Segway e Fuell.

The New Tork Kratos Electric Motorcycle Finally Breaks Cover

Embora seja difícil para uma montadora mudar de rumo quando você está ocupado em fornecer milhões de carros a cada ano, as coisas são muito diferentes para as empresas de motocicletas. As motos são feitas em ordens de magnitude menor e as marcas podem ser mais flexíveis. Devido a essa agilidade, cada vez mais fabricantes de motocicletas já estão lançando elétricas, enquanto outras estão experimentando com a energia do hidrogênio, reimaginando o motor de combustão interna, enquanto algumas outras utilizam materiais e métodos de fabricação mais sustentáveis.

O futuro parece brilhante e verdadeiramente estranho.

As novas-entrantes

"A Honda tem 8 milhões [de motocicletas] vendidas por ano. Estamos indo para cima", afirma o fundador e CEO da Damon Motorcycles, Jay Giraud. Quando eu lhe disse que é uma tarefa complexa, ele respondeu: "Sim, mas eles estão no passado".

"A Damon está entrando já no topo, muito como Tesla fez", diz Giraud, acrescentando: "Precisamos ter tecnologia revolucionária para competir com as motos a gasolina em desempenho, velocidade, apelo e na autonomia que você vai ter em um veículo convencional". E para desenvolver uma tecnologia revolucionária, que é realmente cara no início, você tem que cobrar valores altos, e isso nos obriga a começar pelo topo". 

Damon Hypersport HS and Premier
Damon HyperFighter
Damon Hypersport

Uma das maneiras que a Damon está fazendo isso é através de sua tecnologia de baterias HyperDrive. Enquanto a maioria das empresas almejam uma autonomia elétrica entre 160 km e 240 km para suas baterias, um número semelhante à maioria das motos a gasolina, A Damon quer mais de 320 km.

Nas palavras de Giraud, "Quando fizemos nossa análise de projeto sobre se isso era viável mantendo o peso e o tamanho de uma moto a gasolina, questionamos se 320 km de autonomia era possível. Se a resposta fosse não, não estaríamos fazendo esta empresa". Porque "Ainda é muito difícil carregar um carro elétrico ou uma moto elétrica para pessoas que não têm pontos de recarga em casa".

"A questão é que não há estações de carregamento suficientes. Se você for do ponto A ao B, você precisará voltar para carregar a moto elétrica antes de esticar o passeio. Porque pode haver uma estação de carga rápida em B, mas ela pode não estar disponível. Até que a infra-estrutura de carga seja realmente onipresente, acho que a autonomia necessária para uma motocicleta elétrica tem que ser o dobro uma convencional".

Quanto ao passado, a Harley-Davidson, um dos maiores nomes do setor de duas rodas, está mostrando suas ambições para o segmento de elétricas e oferecendo sua marca LiveWire como alternativa. Mais modelos elétricos estão vindo também de acordo com a marca.

2021 LiveWire ONE - Skyline

"Como parte da Estratégia Hardwire, assumimos o compromisso de que a Harley-Davidson lideraria no setor elétrico", disse o Presidente, Presidente e CEO da empresa Jochen Zeitz, acrescentando: "Reconhecemos o espírito pioneiro e o valor da marca LiveWire para nossa comunidade e tomamos a decisão de transformar a motocicleta LiveWire original em uma marca EV dedicada".

A Harley-Davidson não está sozinha.

A Honda ainda está adotando uma abordagem muito conservadora, com um porta-voz me dizendo em um e-mail que está "pesquisando e desenvolvendo modelos no segmento de elétricas, mas ainda não está claro quando ou quais modelos estarão disponíveis no mercado". Eles acrescentaram, que a Honda "provavelmente produzirá motocicletas com motores menores inicialmente e depois crescerá a partir desse ponto", e que a empresa "sempre se certifica de que os produtos que produzimos atendam a alguns padrões realmente rigorosos em relação à qualidade e confiabilidade".

Ducati V21L MotoE - Parked
Energica Plans Following MotoE Exit

A Ducati também está brincando com os motores elétricos, assumindo o controle das motos da Energica no campeonato da MotoE e dizendo que sua primeira motocicleta elétrica de produção será lançada entre 2025 e 2030, o que ainda é um longo caminho a ser percorrido. 

Embora você possa acreditar que a questão do powertrain foi decidida, especialmente com a autonomia que Damon está prometendo com as baterias HyperDrive, bem como como a forma como a indústria automotiva tem se movido em direção aos elétricos puros, a tecnologia do motorização e de combustíveis ainda estão em desenvolvimento.

Hidrogênio, cara!

Nos últimos meses, Kawasaki, Yamaha, Subaru, Mazda e Toyota se uniram para formar uma parceria estratégica para investir na pesquisa do uso de hidrogênio como fonte de energia que possa ser comercializada. De acordo com um comunicado de imprensa da Toyota, o grupo foi projetado "para unir e prosseguir com três iniciativas", incluindo "explorar o uso de motores a hidrogênio em veículos de duas rodas e outros veículos". O envolvimento da Kawasaki e da Yamaha inclui fazer com que um motor Kawasaki H2 funcione a hidrogênio. 

Para se familiarizar com o funcionamento dos motores a hidrogênio, que geram eletricidade, eles utilizam uma reação química chamada de eletrólise. Unindo o hidrogênio em estado líquido no tanque do veículo ao oxigênio da atmosfera, cria-se água e corrente elétrica.

Mais importante, porém, é que um motor a hidrogênio promete uma experiência de condução muito semelhante à de um motor a gasolina, mas sem a emissão dos gases de efeito estufa responsáveis em grande parte pelo aquecimento global.

Quanto ao estado do empreendimento conjunto, o porta-voz da Yamaha, Naoto Horie, me disse: "[Yamaha e Kawasaki] acabam de iniciar o estudo. Ainda não há nenhum plano [para mostrar um conceito movido a hidrogênio em breve]", então podemos estar esperando um pouco para ver os frutos desse trabalho. Quando perguntado sobre veículos elétricos a bateria, ele respondeu dizendo que a empresa já tinha desenvolvido a tecnologia antes, com as scooters elétricas E01 e E02, mas enquanto a empresa "eliminou alguns desafios técnicos, ainda temos problemas com a autonomia devido à bateria".

Yamaha E01 Concept - Main
The Yamaha E01 Electric Scooter Has Been Spied Testing

Outra fala interessante de Naota foi sua resposta à questão de se os veículos a bateria e a célula de combustível poderiam ou não compartilhar o mesmo espaço nas concessionárias futuramente: "Ainda não sei. Não achamos que seja um problema fácil porque as leis diferem de país para país".

A Kawasaki também respondeu às minhas perguntas, transmitindo informações igualmente mínimas dado que o projeto está em estágio inicial, afirmando: "Esta será a primeira vez que estas duas empresas administrarão pesquisas conjuntas, entretanto, os fabricantes japoneses de motocicletas têm um histórico de cooperação no passado em outras áreas. A pesquisa conjunta está apenas nos estágios iniciais, mas as duas empresas estão entusiasmadas em cooperar neste desenvolvimento futuro de iniciativas a hidrogênio".

A Kawasaki e a Yamaha não estão sozinhas. A Suzuki brincou com a tecnologia de motocicletas movidas a hidrogênio no passado, estreando uma scooter movida a hidrogênio que fez alguns testes no mundo real em 2017. A Segway também está entrando no mundo do hidrogênio com uma motocicleta movida a célula de combustível chamada "Apex H2".

Segway Apex H2 Concept
Segway-Ninebot Apex
Segway X260 & X160

A primeira Segway Apex foi lançada em uma feira de tecnologia em 2020 e era uma motocicleta elétrica a bateria com uma velocidade máxima teórica de 200 km/h e uma aceleração de 0-100 km/h em 2,9 segundos, mas poucos detalhes surgiram foram revelados na ocasião.

A Apex 2 não é muito diferente, além do design da célula de combustível, pois as especificações da motocicleta revelam apenas 80 cv de potência, uma velocidade máxima de 145 km/h, um 0-100 em menos de quatro segundos e um preço base de cerca de 11.000 dólares (R$ 58 mil).

O que é impressionante é como você vai abastecer a Apex H2, pois ela terá tanques de hidrogênio intercambiáveis. A Segway está adotando uma abordagem interessante para colocar a produção em funcionamento, também, com uma campanha de financiamento para atrair os primeiros 99 compradores. 

Combustíveis alternativos

E para aqueles que sentirão falta do som de um legítimo motor V4, o hidrogênio não é o único combustível alternativo no horizonte. Porsche e Ducati, bem como Fórmula 1, têm pesquisado e refinado combustíveis renováveis. As empresas têm planos de colocar estas alternativas em prática, iniciar testes ou já estão testando em locais limitados.

Estes propulsores, movidos por recursos renováveis, assim como aqueles feitos através de tecnologias de captura de carbono, reagem na câmara de combustão exatamente como o combustível convencional, mas produzem muito menos gases de efeito estufa tanto no processo de refino quanto no de queima e não requerem uso de petróleo.

Falei com a Porsche sobre seu programa e a empresa informou que já está testando os biocombustíveis sintéticos produzidos a partir de resíduos alimentares na série 911 GT3 Cup. Ela ainda testará combustíveis obtidos a partir da captura de carbono, que são feitos através da captura de CO2 atmosférico e sua combinação com hidrogênio por meio de um método de eletrólise de água que gera metanol. É através da Porsche que existe uma conexão Ducati - ambas dentro do Grupo VW.

"Estamos também analisando cuidadosamente outras soluções para emissões zero ou mínimas, como combustível sintético", declarou o CEO da Ducati, Claudio Domenicali. "Outras marcas do nosso grupo, como a Porsche, estão seguindo por este caminho e é algo que analisando como uma solução de médio prazo".

Ser mais ecologicamente correto não se limita a novas fontes de combustível e baterias. Falando com a CAKE, o fabricante sueca de motocicletas elétricas, a marca não está apenas indo com tudo para as motos movidas por baterias, repensando também todo o processo produtivo envolvido.

Saindo do papel

Recentemente, a CAKE fez uma parceria com a Vattenfall, uma empresa de energia européia que promete "permitir uma vida livre de combustíveis fósseis já em nossa geração", para fabricar a primeira "motocicleta elétrica livre de materiais fósseis". Falei com o CEO da CAKE, Stefan Ytterborn, sobre o projeto, bem como sobre o compromisso de sua empresa com as motocicletas verdes.

Vattenfall and CAKE Fossil-Free Electric Motorcycle

"A Vattenfall é uma das grandes empresas de energia da Europa", disse-me Ytterborn, "e com sua ambição de ser livre de materiais fósseis antes da próxima geração, que eu acho que eles definem como 23 anos ou algo assim. Nessa jornada, viemos para conversar com eles em geral sobre diferentes oportunidades e assim por diante e concluímos que talvez haja uma chance de cooperação".

Enquanto os dois estão procurando por meios para que cada um possa ser livre de combustíveis fósseis, o que Ytterborn me disse foi mais modesto: "E temos uma perspectiva muito humilde sobre isso, porque mesmo que diga que podemos ter a primeira motocicleta sem uso de materiais fósseis do mundo, sabemos que nunca chegaremos a 100%. Portanto, nossa ambição é, até 2025, ter um veículo comercializado que potencialmente atinja 78%, ou 87%, ou 93% de uso de materiais não-fósseis".

O que separa a CAKE dos outros, no entanto, é como a empresa compartilhará suas soluções em diversas frentes. "Nessa jornada, também haverá muita pesquisa em geral, mas haverá coisas que não poderemos realmente implementar até o momento em que lançarmos a moto", disse-me Ytterborn, acrescentando: "[E nós] compartilharemos com o resto do mundo o que encontrarmos, mas também onde não fomos capazes de encontrar respostas". 

Crank Up The Productivity With CAKE's Work Series
Cake Osa Award Feature
The CAKE Kalk Is Being Used By Rangers Against Poaching In Africa

Quando lhe perguntei se fariam ou não algo como a Tesla, que tem cláusulas e mais cláusulas para o uso de suas patentes, Ytterborn negou e disse: "Vamos fazer soluções com código aberto". A CAKE também está fazendo experiências com hidrogênio, com Ytterbon me dizendo: "Também estamos fazendo experiências agora com hidrogênio, não dizendo que iremos por esse caminho, mas apenas para que possamos entender até onde podemos levar isso, ou se isso será uma alternativa às baterias de lítio".

Tarform, um pequeno atelier de motocicletas baseado no Brooklyn (EUA), está indo um passo adiante. A empresa pretende construir motocicletas, como a elétrica Luna, com componentes feitos de "fibras de linho, alumínio reciclado e couro biodegradável". A Tarform afirma em seu website: "Nossa missão é construir veículos sustentáveis sem concessões".

Conclusão

O que tudo isso significa é que enquanto os governos do mundo podem estar apenas começando a disparar os primeiros tiros contra o motor de combustão interna - e proibindo-os em muitos locais - as motocicletas que amamos, a expressão de liberdade em duas rodas, a oportunidade de sair para o mundo e explorar o asfalto, estarão seguras por décadas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com